Eternos: Quem são os Celestiais e os Deviantes?

Capa da Publicação

Eternos: Quem são os Celestiais e os Deviantes?

Por Melissa de Viveiros

O lançamento do trailer final de Os Eternos trouxe muitas novidades e levantou bastante especulação entre os fãs do MCU. Em muitas discussões sobre o filme, os Celestiais e os Deviantes ganharam foco, principalmente devido à sua história nos quadrinhos e o que isso pode significar para a história do longa. Apesar de os primeiros já terem sido mencionados nos filmes da Marvel, a história não se aprofundou em explicá-los até o momento. Já os Deviantes só estão sendo introduzidos agora, e aqueles que acompanham os filmes podem ter ficado com dúvidas quanto quem são estes seres.

Essa trindade de criaturas poderosas frequentemente interage nos quadrinhos, com as origens de alguns deles sendo bastante conectadas. Aqui, vamos falar um pouco sobre eles e explicar quem são os Celestiais e os Deviantes!

Quem são os Celestiais na Marvel?

O visual de Arishem, um dos Celestiais, em Eternos.

Nos quadrinhos, os Celestiais foram apresentados em Eternos #1, de 1976. Eles são seres cósmicos de grande poder, que influenciaram a história da espécie humana em certos momentos. Principalmente quando o assunto é evolução, essas criaturas costumam afetar o desenvolvimento dos humanos por motivos misteriosos, além de serem os responsáveis pela criação dos Eternos e dos Deviantes.

Em sua origem, essas criaturas foram feitas pelo Primeiro Firmamento, uma manifestação abstrata do primeiro universo a existir. Perfeito mas solitário, ele criou os Celestiais, que a princípio seriam seus servos. Enquanto parte deles, os chamados Aspirantes, adoravam ao ser  que os criou, outros, chamados de “rebeldes multicoloridos”, foram contra esse preceito, desejando criar coisas que evoluíssem, permitindo que o universo crescesse, mudasse e morresse. Isso levou a uma guerra entre os dois grupos, resultando em grandes perdas para ambos. Eventualmente, os Celestiais que conhecemos venceram, forçando seus inimigos a fugirem e dando origem a múltiplos novos universos, criando o primeiro multiverso.

Em diversos pontos, é sugerido que estes seres cósmicos também tem parte na criação dos humanos. Nos quadrinhos, algumas histórias inclusive trazem parte dos Celestiais de volta à Terra para avaliar o estado de seus experimentos, causando conflito por meio de sua interferência no planeta. Isso leva muitos personagens a se voltarem contra eles, incluindo os próprios Eternos.

O visual do Celestial Nezarr no filme.

No MCU, eles são apresentados como uma raça de entidades que possuem habilidades excepcionais de manipular energia e matéria. Embora não seja estabelecido quando eles surgiram, é confirmado que os Celestiais são seres extremamente antigos, presentes no universo muito antes de comunidades intergalácticas ou mesmo raças com muitos anos de história, como os Asgardianos. Suas motivações e pensamentos mal podem ser percebidos ou entendidos pelos humanos, tamanha sua diferença e porte das criaturas.

Os exemplos mais conhecidos de Celestiais no universo Marvel vieram nos filmes dos Guardiões da Galáxia. O primeiro deles é mais um lugar que uma criatura: Luganenhum foi construída na cabeça decepada de um Celestial, dando uma noção das dimensões dessas criaturas. Como personagem, o mais notável é Ego, o Planeta Vivo, que na versão do MCU também descreve a si como um Celestial quando explica sua identidade para Peter Quill, seu filho.

A revelação de que Ego era um Celestial confirmou que, apesar de a crença geral ser de que estas criaturas cósmicas estão extintas, pelo menos algumas delas ainda permanecem. Ainda assim, vale notar que o pai do Senhor das Estrelas é bastante único em comparação aos outros, inclusive contando com uma biologia que parece única a ele, principalmente em relação ao modo como seus poderes se manifestam, mas até mesmo em relação à sua fraqueza.

Em geral, os outros representantes da espécie parecem ter formas semelhantes às dos humanos, porém em escala muito maior. Além disso, seus poderes extraordinários e constituição física os tornam muito fortes, sendo capazes inclusive de segurar e utilizar as Jóias do Infinito.

Quem são os Deviantes?

Um Deviante que Ikaris enfrenta no trailer.

Assim como os Celestiais, os Deviantes foram apresentados em Eternos #1, HQ de 1976. Alguns personagens que posteriormente foram apresentados como parte desse grupo surgiram antes, ainda em 1940, sendo apresentados em Red Raven Comics #1. Nessa HQ, porém, eles não são identificados como uma raça, motivo pelo qual sua participação em Eternos é geralmente considerada a primeira.

Como já mencionado, essas criaturas foram feitas pelos Celestiais, que utilizaram testes e mutações para criá-los. Seus experimentos resultaram nos Homo descendus, espécie constituída pelos chamados Deviantes, que possui um DNA desestabilizado. Isso leva ao surgimento de mutações diversas que se manifestam tanto fisicamente quanto por meio de poderes, o que faz com que mesmo entre eles cada criatura seja bastante única.

A grande variedade entre os seres desta raça, porém, não os tornou mais tolerantes. Tanto os indivíduos que eram considerados muito estranhos quanto aqueles que eram próximos demais aos humanos eram excluídos da sociedade dessa raça, que não tende a valorizar laços e proximidade. Alguns dos mais mutados são creditados ainda como a origem de certos mitos humanos, como ogros e monstros, demonstrando também certa agressividade em relação a outras raças.

Os Eternos tem uma origem semelhante, sendo seres criados por testes e mutações feitas pelos Celestiais, que nesse caso resultaram nos Homo immortalis. Apesar de os Deviantes surgirem primeiro, os Eternos eram mais avançados, sendo considerados “perfeitos” por sua aparência e capacidades físicas e mentais. Nos quadrinhos, eles servem aos Celestiais, tendo como sua tarefa proteger a Terra dos Deviantes, que se multiplicam e avançam muito mais rápido que os humanos. Isso coloca os dois grupos em conflito, e eles se consideram inimigos há muitos anos, algo adotado também na versão do MCU, como o trailer do filme que os apresentará indicou.

O que foi mostrado deles até o momento indica que sua história possivelmente será semelhante, embora a aparência dos Deviantes pareça ser bem diferente em live-action. Entre aqueles vistos no trailer, muitos de fato se parecem monstros e outras criaturas, e mesmo o mais humanoide que foi mostrado até agora, Kro, é bem diferente de seu visual original.

O visual de Kro no live-action.

Nas HQs, ainda que seja claramente não-humano, o personagem conta com características humanoides, se assemelhando a uma imagem estereotípica de demônios por causa de seus chifres e da cor de sua pele. Em sua aparição no trailer, fica claro que esse visual foi deixado de lado, já que ele passou a ter um visual que remete mais à ficção científica e criaturas alienígenas.

É possível que, no caso dele, a história também seja um tanto diferente, já que nas HQs ele não é necessariamente um vilão, mas vem sendo divulgado como um dos antagonistas do filme. Sua cena com Thena, integrante dos Eternos que será vivida por Angelina Jolie, parece demonstrar que eles ainda contarão com alguma conexão, embora não pareça se tratar do romance secreto que eles vivem no material original.

Qual será o papel dos Celestiais e dos Deviantes em Os Eternos?

Os Eternos no live-action da Marvel.

De acordo com o que foi revelado até o momento no material promocional do filme, é possível que a trama mostre o retorno dos Celestiais para julgar sua criação. Como já falado, isso acontece nos quadrinhos, onde sua influência e desejo de dar fim à sua criação não são bem recebidos, fazendo que os Eternos se voltem contra eles. É possível que o despertar de que fala a personagem de Salma Hayek, Ajak, se refira a uma ocorrência do tipo, embora nada tenha sido confirmado até o momento.

Além disso, o conflito entre Eternos e Deviantes certamente terá espaço no filme. O tom um tanto ameaçador de Kro ao dizer para Thena que os Eternos não podem salvar todos os humanos também parece sugerir que ele e seu povo terão alguma influência em colocar os humanos em risco — ou pelo menos em atrapalhar seus inimigos de agirem para protegê-los. A sinopse oficial também indica que os Deviantes serão os grandes antagonistas da trama, dizendo:

“Eternos estrela uma excitante nova equipe de super-heróis no Universo Cinematográfico Marvel, com alienígenas antigos que viveram em segredo na Terra por milhares de anos. Seguindo os eventos de Vingadores: Ultimato, uma tragédia inesperada os força a saírem das sombras e se unirem contra os inimigos mais antigos da humanidade, os Deviantes.”

O longa que apresentará Celestiais e Deviantes melhor tem direção de Chloe Zhao, trazendo em seu elenco grandes nomes, como Gemma Chan, Richard Madden, Kumail Nanjiani, Lia McHugh, Brian Tyree Henry, Lauren Ridloff, Barry Keoghan, Don Lee, Gil Birmingham, Harish Patel, Kit Harington e as já citadas Salma Hayek e Angelina Jolie.

Eternos tem estreia prevista para 5 de novembro deste ano, nos cinemas.

Não deixe de conferir: