Reino Quântico: Tudo sobre a dimensão do universo Marvel

Reino Quântico: Tudo sobre a dimensão do universo Marvel

Por Gus Fiaux

Reino Quântico se tornou uma peça essencial do Universo Cinematográfico da Marvel, tanto que agora é o foco central do novo filme da franquia, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. Escondida por entre os átomos do mundo observável, essa dimensão esconde maravilhas e perigos.

Muitos ainda não sabem bem o que exatamente é o Reino Quântico, como se chega a ele e qual será sua função agora que a Marvel Studios está entrando em sua Saga do Multiverso. Porém, aqui vamos explicar um pouco sobre esse reino fantástico e subatômico!

O Reino Quântico existe nas HQs?

Respondendo de forma simples e direta: não.

Reino Quântico é uma criação exclusiva do Universo Cinematográfico da Marvel, tendo sua primeira aparição em 2015, em Homem-Formiga. No entanto, isso que não significa que não exista uma clara inspiração vinda das HQs: o Microverso.

Em essência, o Microverso e o Reino Quântico funcionam da mesma forma: são universos “minúsculos” encaixados dentro do universo conhecido, e só podem ser acessados quando uma pessoa é encolhida a um nível subatômico (ou então por meio de magia e de viagem interdimensional).

O motivo que fez o nome ser descartado do MCU está relacionado ao surgimento dos Micronautas, personagens dos quadrinhos que foram baseados em uma linha de brinquedos da Hasbro, chamada Mego Micronauts. Como a Marvel Comics não detém mais os direitos dos Micronautas, já que a equipe passou para a IDW Publishing, eles também não podem usar o termo “Microverso” nos cinemas.

Um lugar fora do tempo e do espaço

Em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, descobrimos que o Reino Quântico é uma dimensão que fica fora do tempo e do espaço. Basicamente, é um “entre-realidades”, que existe à parte dos vários universos da Marvel Comics.

Isso faz com que o local tenha uma ampla abundância de vórtices temporais, que foi exatamente o método usado pelos Vingadores para voltar no tempo e conquistar as Joias do Infinito antes de Thanos, conforme mostrado em Vingadores: Ultimato.

Apesar disso, o Reino Quântico acaba servindo como uma prisão para inúmeros seres, seja aqueles que caem ali sem intenção, como é o caso de Janet Van Dyne e do próprio Scott Lang ao final de Homem-Formiga e a Vespa, ou então de Kang, o Conquistador, que é exilado no Reino Quântico a mando de suas próprias variantes.

Meios de acesso

Até o presente momento, o meio de acesso mais comum ao Reino Quântico são as Partículas Pym, tecnologia desenvolvida por Hank Pym que permite o encolhimento (ou engrandecimento) de objetos e pessoas. Quando se usa muito das Partículas, o usuário acaba ficando menor que átomos e, portanto, entra no Reino Quântico.

Mas esse não é o único meio de acessar esse “entre-realidades”. Em Doutor Estranho, de 2016, acredita-se que o Reino Quântico aparece quando a Anciã manda a consciência de Stephen Strange em uma viagem alucinada pelo Multiverso, embora isso não tenha sido confirmado explicitamente.

Além disso, ainda não sabemos como o Conselho dos Kangs conseguiu exilar Kang, o Conquistador no Reino Quântico, e se isso tem ou não a ver com as Partículas Pym ou se é apenas uma consequência dos seus trabalhos e pesquisas com viagem no tempo.

Aparições

Como dito anteriormente, o Reino Quântico apareceu pela primeira vez em 2015, com Homem-Formiga. No filme, vemos toda a história de origem de Janet Van Dyne, e como ela acabou sendo presa no Reino Quântico ao tentar impedir uma bomba nuclear de atingir um local muito populoso.

Além disso, o reino retornou novamente em Homem-Formiga e a Vespa, de 2018, onde vemos Hank Pym se enviando para essa dimensão para resgatar sua esposa. Posteriormente, Scott Lang fica preso lá e, ao sair, convida os Vingadores a usarem o Reino Quântico para voltar no tempo, como vimos em Vingadores: Ultimato.

Agora, o Reino Quântico retorna em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, e mais de 80% da trama do longa se passa nessa realidade, onde os heróis acabam se vendo presos e precisam lidar com a ameaça imposta pelo tirano Kang.

Por fim, vale ressaltar que existem teorias de que o Reino Quântico aparece também em Doutor Estranho, de 2016, na cena em que a Anciã leva Stephen Strange em uma viagem por várias realidades, mundos e universos.

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania está em cartaz nos cinemas.

Abaixo, veja também: