Tanjiro Kamado: Tudo sobre o protagonista de Demon Slayer Kimetsu No Yaiba

Capa da Publicação

Tanjiro Kamado: Tudo sobre o protagonista de Demon Slayer Kimetsu No Yaiba

Por Flávia Pedro

Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba é um grande sucesso no universo dos animes. Sua história, ao mesmo tempo que nos comove, é repleta de ação, lutas e demônios, o que tem agradado muito o público que consome esse tipo de entretenimento.

Um dos grandes responsáveis por tamanho sucesso com certeza é o protagonista Tanjiro. Ele é um jovem que do dia pra noite tem sua vida mudada completamente e se vê inserido num mundo que mal sabia que existia.

Entre tantos acontecimentos, estamos aqui para lhe contar tudo o que você precisa saber sobre Tanjiro Kamado, protagonista que vem conquistando muitos fãs ao longo do anime.

Quem é Tanjiro Kamado em Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba?

Tanjiro era membro de uma família tradicional e muito simples que vivia nas montanhas. Os Kamado tinham como sustento a venda de carvão na cidade mais próxima e viviam felizes, sua mãe e 5 irmãos e irmãs menores.

Tanjiro e sua família enquanto ainda viviam nas montanhas

É durante uma de suas viagens para vender carvão que o jovem tem sua vida mudada para sempre. Ao retornar para sua casa após dormir uma noite fora, ele encontra sua família dizimada. Uma de suas irmãs, Nezuko, sobrevive mas é transformada em um Oni. O responsável pelo massacre é o demônio e antagonista da série, conhecido como Muzan.

Na tentativa desesperada de socorrê-la, o garoto acaba sendo atacado por Nezuko, mas consegue conter sua irmã. Ela, diferente dos demais demônios, não se alimenta de humanos. Ao decorrer da história, Tanjiro passa a carregar Nezuko em uma caixa em suas costas, pois a garota não pode mais se expor à luz do sol.

A história de origem e jornada

A jornada de Tanjiro tem como fio principal 2 objetivos: transformar sua irmã novamente em humana e se vingar do demônio que destruiu sua família. É com esses objetivos que o jovem inicia seu caminho e em pouco tempo encontra seu primeiro treinador: Urokodaki.

Tanjiro e Nezuko no período em que moraram com Urokodaki

Urokodaki é um homem mascarado que demonstra grande habilidade com manuseio de espadas e um dom incrível para ensinar e orientar Tanjiro. Depois de um treinamento de 2 anos, o garoto já está preparado e adquire o domínio sobre a Respiração da Água.

Após o treinamento, o jovem Kamado participa de um processo seletivo para se juntar a uma organização que caça onis conhecida como Demon Slayer Corps. É esse título de caçador que permite que Tanjiro possua sua espada e consiga a oportunidade de se aproximar de uma solução para reverter a transformação de sua irmã.

Com sua aprovação e saída para novas missões, ele encontra dois personagens que futuramente vem a ser seus amigos e companheiros de jornada: Zenitsu e Inosuke. Com a companhia dos dois amigos, ele se depara com monstros e demônios extremamente fortes e perigosos.

Zenitsu, Tanjiro e Inosuke

Tanjiro descobre a existência de 12 demônios muito poderosos, chamado 6 Luas Inferiores e 6 Luas Superiores. Em uma escala de poder as Luas Inferiores, obviamente, são mais fracas que as Luas Superiores e essas por sua vez são mais fracas que Muzan.

Em compensação, Tanjiro conhece também os Hashiras: 9 caçadores de demônios de elite, extremamente habilidosos. É com a ajuda deles que nosso protagonista vai enfrentar os demônios mais poderosos até alcançar o vilão.

A personalidade

Protagonista Tanjiro Kamado

Tanjiro é descrito como possuindo olhos muitos gentis e uma personalidade compassiva. É um jovem determinado que não desiste do que almeja alcançar, com um bom exemplo disso sendo sua busca pela cura de Nezuko.

Mesmo sendo muito forte, ele não se importa ou se vê mais fraco ao pedir ajuda quando necessita. Protetor com seus amigos e família, apesar de sua gentileza notável, o garoto possui um limite para a tolerância quando se trata de covardias.

Talvez sua qualidade mais notável seja a capacidade de ter empatia com qualquer pessoa, inclusive demônios. Apesar de esse ser um traço nobre de sua personalidade, isso faz com que Tanjiro hesite antes de desferir seu golpe final em seus oponentes.

Mas com o passar dos anos de trabalho e com a aquisição de experiência, ele se torna mais calculista e rígido em suas decisões relacionadas à seus inimigos. Sua determinação em defender os mais fracos o faz enfrentar seus inimigos com respeito e dignidade, mas sem fraquejar.

Ele é inflexível quando se trata de fazer justiça e combater o mal, seja qual for o meio necessário para erradicar as ameaças.

Os poderes e habilidades de Tanjiro Kamado

De modo geral, desde o início Tanjiro demonstra ser um lutador prodígio, possuindo uma aptidão natural para o combate. Ele já nos é apresentado com características fora do normal, como sentidos extraordinários, olfato aguçado e uma grande força de vontade e intelecto para confrontos.

Isso já fica claro logo no primeiro episódio, quando Tanjiro enfrenta Giyu Tomioka, um dos mais poderosos Hashiras da Demon Slayer. Isso sem o rapaz nunca ter treinado habilidade alguma em combate.

Cena em que Inosuke e Tanjiro se enfrentam com uma cabeçada

Tanjiro possui também habilidades específicas como:

  • Precisão aprimorada: mesmo antes de treinar o jovem demonstrou possuir uma precisão e pontaria impecáveis.
  • Força aprimorada: após seu treinamento na montanha com Urokodaki, Tanjiro desenvolve uma força sobre-humana em seus braços e pernas, facilitando seus saltos e seus golpes com ou sem espada.
  • Olfato aprimorado: mesmo antes de se tornar um caçador de demônios, Tanjiro era conhecido na vila onde vendia carvão como o garoto que possuía um olfato extremamente poderoso. Graças a sua habilidade ele se mostra capaz de captar desde cheiros mais sutis à rastrear localizações com precisão.
  • Crânio duro: o garoto possui um crânio que chegou a ser comparado com uma rocha. Em algumas situações vemos o jovem usando a cabeçada para atordoar ou nocautear seus oponentes.
  • Velocidade e reflexos: Tanjiro possui ambos incomparáveis. Se mostra capaz de reagir a ações de demônios que se movimentam extremamente rápido se comparados à humanos. Tem sua velocidade e reflexos ainda mais aprimorados após treinar na Mansão Butterfly e dominar a Respiração de Concentração Total.

Cena em que Tanjiro utiliza a Respiração do Sol para vencer a Lua Inferior 5

Em sua batalha com a Lua Inferior 5, Tanjiro desperta uma respiração diferente de todas que existem. Ao se lembrar de uma dança que seu pai fazia, o garoto une seus movimentos com suas técnicas de respiração e dá origem à poderosa Respiração do Sol. Essa respiração ainda é um mistério no anime, mas levanta grandes questionamentos sobre quem era seu pai e qual sua ligação com o universo dos Caçadores de Demônios.

A katana de Tanjiro Kamado

A história se passa no Japão antigo, onde os guardiões e guerreiros manejavam como armas suas espadas. Nesse universo essas espadas não eram comuns, mas sim forjadas a partir da Pedra do Sol, dando a habilidade de destruir demônios malignos que se alimentavam de seres humanos.

Katana de Tanjiro no início da história

Como um caçador de demônios, Tanjiro carrega uma katana Nichirin de tamanho e formato padrão. Porém, diferente do comum, sua lâmina possui a cor preta. O punho de sua katana também é preto em um formato redondo com algumas hastes que ligam ao centro onde se firma à lâmina.

Há uma mudança para a lâmina vermelha com a Arte do Demônio de Sangue de sua irmã Nezuko, ou ao ativar sua Marca de Caçador de Demônios, que pode desencadear essa mudança nas lâminas de alguns guerreiros.

A lâmina vermelha tem a capacidade de gerar um dano ainda maior em onis, além de retardar seu processo de cura, fazendo com que os golpes desferidos a partir dela sejam ainda mais fatais.

O punho de sua espada é originalmente preto, mas após alguns acontecimentos, seu punho é alterado e passa a ser o que Kyojuro Rengoku utilizava: em formato de uma chama com centro laranja e bordas avermelhadas.

Katana de Tanjiro após eventos envolvendo Rengoku

O que você acha do personagem de Tanjiro? Conhecia sua história? Conhece algum fato que não foi citado? Deixe sua opinião nos comentários!

Confira também:

 

Imagem de perfil
sobre o autor Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro