Kimetsu No Yaiba: Tudo sobre a Nezuko de Demon Slayer

Capa da Publicação

Kimetsu No Yaiba: Tudo sobre a Nezuko de Demon Slayer

Por Márcio Jangarélli

Atenção: Alerta de Spoilers!

Pode-se dizer que o maior erro de Muzan Kibutsuji, o Rei Demônio, em todos os seus muitos anos espalhando terror pelo Japão, foi tentar transformar Nezuko Kamado em um de seus monstros. É o incidente com a família do Tanjiro que faz as engrenagens da história de Demon Slayer girarem, mas é a mutação da Nezuko que coloca o protagonista no encalço do vilão.

No entanto, a Nezuko é muito mais que uma vítima nessa jornada. Lutando contra seus instintos de Demônio, mesmo nas situações mais improváveis, ela auxilia, da maneira que pode, os Caçadores na cruzada contra o Muzan. E carrega também a chave para entender as maquinações do Rei Demônio.

Com a segunda temporada de Kimetsu no Yaiba no horizonte e o filme da saga, “Trem Infinito”, chegando em breve no Brasil, é importante entendermos mais sobre essa personagem tão importante para o mundo de Demon Slayer. Assim, preparei um guia sobre a trajetória da filha mais velha dos Kamado.

Contém SPOILERS sobre o anime, mangá e filme de Demon Slayer – relacionados à Nezuko e o Muzan.

Quem é Nezuko?

Nezuko, já transformada, em sua caixa de transporte.

Nezuko Kamado é irmã do Tanjiro e a segunda filha de Tanjuro e Kie Kamado. No início da história, ela está com 12 anos, pouco mais nova que o protagonista. Além do irmão mais velho, ela possui mais quatro caçulas: Takeo, Hanako, Shigeru e Rokuta. Ela vivia com a família em uma casa humilde nas montanhas e ajudava sua mãe com as crianças. 

Depois que o patriarca Kamado faleceu, Tanjiro tomou para si o encargo de cuidar da família com suprimentos e dinheiro, enquanto Nezuko auxiliava a mãe na casa. Em uma noite em que o rapaz fica fora por conta do trabalho, Kie, Nezuko e as crianças são atacadas por um Demônio, que mata quase toda a família. Apenas a moça sobrevive, mas transformada em Oni.

É por conta dela que o Tanjiro parte em busca dos Demônios, tentando encontrar uma cura para a transformação da irmã. Isso não seria possível, porém, sem a mutação peculiar da moça, que lhe garantiu algum controle e consciência como Oni, mesmo sem comer carne humana. Com poucos relapsos, ela permanece quase que a jornada toda sem se descontrolar – algo que nenhum Caçador achava possível até então.

Durante a história, é revelado que a Nezuko foi transformada por um demônio especial: o próprio Muzan, Rei Demônio, ou um de seus servos mais próximos. Isso porque ela entrou para os testes do vilão, que há anos incontáveis busca em seus lacaios algo especial, a única coisa que ele não havia conquistado.

Para se juntar ao Tanjiro, Nezuko usa um de seus poderes de Oni para viajar dentro de uma caixa especial, que a protege da luz do Sol. E assim como Demônios de alta patente, ela possui habilidades únicas, que ajudam seu irmão em momentos críticos.

Qual a relação da Nezuko com o Muzan?

Nezuko, recém-transformada, no início do anime.

É dito em Demon Slayer que, mesmo depois de tanto tempo, o Rei Demônio ainda busca desesperadamente por algo quando cria seus lacaios. Ainda que seja um ser praticamente imortal e de poderes monstruosos, Muzan anseia por conquistar o dia, a luz do Sol.

Demônios possuem poucas fraquezas – e é isso que os torna tão devastadores. Os mais fortes conseguiram até, depois de evoluírem muito, superar algumas delas; as lâminas nichirin, por exemplo, não são totalmente eficazes contra alguns dos Oni mais poderosos. No entanto, eles nunca conseguiram vencer a luz do Sol, nem mesmo o Muzan.

Dessa forma, o Rei Demônio busca em suas criações um Oni que nasça resistente à luz solar. Esse é o seu maior anseio, desde eras atrás. Quando esse lacaio nascesse, Muzan o absorveria e, enfim, poderia sair das sombras e estender seu domínio como bem entendesse.

Por isso a Nezuko é especial. Ela já se mostrava diferente desde o início, capaz de resistir aos próprios instintos, ao Muzan, sobreviver sem devorar humanos e ainda assim desenvolver suas habilidades demoníacas. O vilão já estava de olho nela, mas tudo muda quando, no arco da Vila dos Ferreiros, a Nezuko desenvolve resistência ao Sol.

Enfim, o demônio pelo qual Muzan buscava nasceu. Ele só precisa buscá-la nas muralhas do inimigo.

Quais são os poderes da Nezuko?

Nezuko usando suas habilidades de sangue.

Até o fim do mangá, a Nezuko se mostrou como um dos Demônios com a maior variedade de habilidades únicas

De início, ela possui força e velocidade aprimoradas e auto regeneração, comum para qualquer Demônio. Em seguida, Nezuko demonstra um poder de manipulação de forma, quando consegue controlar o tamanho que seu corpo assume, mudando rapidamente de uma adolescente formada para uma criancinha. É assim que ela consegue entrar na caixa especial que o Tanjiro carrega.

A primeira grande habilidade especial da Nezuko, porém, é sua regeneração de poder. Diferente da maioria dos Oni, a moça não precisa se alimentar de carne ou sangue humano para sobreviver. E ela vai mais longe ainda, quando sua energia também aumenta e se desenvolve mesmo sem o “combustível” ou treinamento.

No quesito de técnicas de sangue, a que a Nezuko descobre é bem literal. Ela pode manipular seu sangue demoníaco, o fazendo entrar em combustão. As chamas liberadas por essa habilidade são inofensivas para humanos, mas poderosas contra Demônios. Também, esse sangue parece ter alguma propriedade anti-demônio, quando foi usado para quebrar técnicas de inimigos.

Para não esquecermos que ela é um Demônio, a Nezuko possui uma transformação completa em Oni. Nessa forma, ela fica maior, ganha poder de ataque e velocidade e entra em um modo mais violento. Um chifre e marcas pelo corpo finalizam o visual.

Por fim, o que a torna mais especial que qualquer outro Demônio para o Muzan é sua capacidade aprimorada de regeneração – que fez a Nezuko desenvolver a resistência ao Sol.

Qual é o destino da Nezuko em Demon Slayer?

Nezuko usa a manipulação de forma durante batalhas, para confundir e desviar do inimigo

SPOILERS sobre o fim de Demon Slayer a partir de agora, então siga por sua própria conta e risco.

Se você está curioso se ela continua como Demônio ou não, a resposta é que, no fim da história, Nezuko é curada da maldição do Muzan. Isso acontece em um momento crítico, quando o próprio Tanjiro está sendo possuído pelo Rei Demônio. Assim, ela confronta o irmão e o faz voltar a si, eliminando o Muzan de vez.

Por fim, no epílogo de Kimetsu no Yaiba, é revelado que ela e o Zenitsu acabaram se casando. Mas isso acontece fora das “câmeras” do mangá.

Quando veremos a Nezuko novamente?

Não vai demorar! O primeiro filme de Demon Slayer, “Trem Infinito”, chega ao Brasil em Maio. O longa é uma sequência direta da primeira temporada do anime, adaptando o arco de mesmo nome do mangá onde conhecemos melhor o Kyojuro, o Hashira das Chamas.

Além disso, a segunda temporada do anime de Kimetsu no Yaiba foi confirmada e deve ser lançada ainda em 2021. A história irá adaptar o arco do Distrito da Luz Vermelha, onde a Nezuko tem algumas participações chave, e deve estrear no segundo semestre do ano.

Animado para mais Demon Slayer? Não esqueça de comentar!

Veja agora nossa lista sobre o anime: