Kyojuro Rengoku: Tudo sobre o Hashira das Chamas de Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba

Capa da Publicação

Kyojuro Rengoku: Tudo sobre o Hashira das Chamas de Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba

Por Junno Sena

Mesmo sendo um dos Hashiras com participação mais curta em Demon Slayer: Kimtesu no Yaiba, Kyojuro conquistou o coração dos fãs com sua personalidade expansiva e técnica avançada. Talvez a maior pergunta ao redor deste personagem seja: Tem como não amar Kyojuro Rengoku?

Ao final do Arco do Trem Infinito, o coração dos caçadores e dos fãs de anime foi despedaçado com a perda desse cativante herói. Porém, Kyojuro ainda tem muitas histórias para contar. Seja no seu passado ou na memória de familiares e amigos, o Hashira das Chamas ainda parece influenciar toda a trama da obra de Koyoharu Gotōge.

Shinjuro Rengoku, o pai das chamas

O pai de Kyojuro escrevendo uma carta para Tanjiro

Como seus dois filhos, Shinjuro Rengoku possui o cabelo loiro com mechas vermelhas. É impossível não notar a semelhança entre os personagens, mas as proximidades se limitam a isso, pois ambos têm personalidades bastante opostas. 

Um homem de temperamento difícil e violento, Shinjuro treinou seu filho na base da força. Após a morte da esposa, Rika, o homem passou a beber de maneira desmedida, se aposentando do cargo de Hashira das Chamas.

Porém, talvez o que mais conecte os dois personagens não seja o amor deles por Rika ou a cor do cabelo proveniente de seu ancestral que comeu muito tempura, mas uma vida que foi salva por ambos. Ao longo do Arco do Trem Infinito, descobrimos que uma das mulheres salvas por Kyojuro foi, no passado, resgatada por Shinjuro. 

Quais são as habilidade de Kyojuro Rengoku?

Kyojuro e a sua Respiração das Chamas

E, para salvar os inocentes, eles utilizaram as mesmas técnicas. Afinal, a Respiração das Chamas foi passada de geração em geração na família Rengoku. Com esta habilidade, o Hashira foi capaz de derrotar um demônio superior, Hairo, sozinho, além de ter enfrentado Akaza.

Com uma katana em punho, Kyojuro é capaz de controlar cinco formas da Respiração das Chamas, além de uma nona forma chamada “Rengoku”. Esta última é capaz de queimar tudo a sua frente. Para demonstrar a magnitude e poder desta variação, no anime e mangá, o fogo toma forma de um dragão japonês.

A personalidade de Kyojuro Rengoku

Kyojuro comendo no Arco do Trem Infinito

“A vida é uma série de decisões. Você nunca tem opções ilimitadas ou um tempo eterno para poder pensar, mas o que você escolhe nesse momento é o que define quem você é”, diz Kyojuro Rengoku em seu One-Shot especial. lançado antes da estreia do filme de Demon Slayer,

Por trás do sorriso otimista, Kyojuro carrega uma personalidade excêntrica para alguns. Sempre movido pelos seus códigos e moral, o Hashira das Chamas construiu seus paradigmas com diversos dos ensinamentos dados por sua mãe quando criança.

Sempre disposto a colocar a família em primeiro lugar, Kyojuro é respeitoso com o pai, apesar das diferenças que colocaram os dois em lugares opostos. Isso é demonstrado em seu leito de morte, quando suas últimas palavras para seu pai e irmão são sobre “cuidar do corpo” e “seguir seus sonhos, não importa o que aconteça”.

Porém, mesmo com sua personalidade alegre e animada, Kyojuro também possui uma inteligência tática e lógica admirável. No Arco do Trem Infinito, o Hashira muda de postura instantaneamente quando percebe que já está na armadilha de Emnu

E, quando vê Nezuko pela primeira vez, seu primeiro intuito é eliminar a primeira ameaça. Mas, tanto o amor de Tanjiro pela irmã quanto a capacidade dela em se sacrificar por um humano fizeram com que ele ficasse a favor da garota.

Senjuro Rengoku, a chama mais nova

Senjuro, irmão mais novo de Kyojuro

A relação de Tanjiro e Nezudo se assemelha bastante com a do Hashira das Chamas e seu irmão mais novo. Se esperava que Senjuro se tornasse o sucessor de Kyojuro, principalmente dado ao fato do Hashira nunca ter conseguido manter o Tsuguko. Porém, o garoto nunca mostrou aptidão com espadas e, assim, foi preciso que ele deixasse o sonho de se tornar um caçador de lado.

Mas, essa dificuldade não afastou os dois. Com a morte de Rika e o comportamento do pai, Kyojuro se tornou uma figura paterna e materna para Senjuro, sempre o apoiando e lembrando o irmão que não importava se ele se tornaria um caçador ou não, o mais importante era ser feliz e seguir seus sonhos.

Qual é o significado do nome Kyojuro Rengoku?

Kyojuro no mangá de Demon Slayer

Assim como os demais nomes dos personagens de Demon Slayer possuem um significado e ligação especial com o personagem, o nome “Kyojuro Sengoku” diz muito sobre o Hashira das Chamas. Seu sobrenome, por exemplo, significa purgatório, o que se conecta facilmente com o papel que desempenha como caçador de demônios.

Já o primeiro nome possui os kanji referente a “pêssego”, “longevidade” e “filho”. “Longevidade” parece uma ironia dada a história de Kyojuro, mas, na verdade, é apenas mais um indício de que, mesmo após sua morte, o Hashira das Chamas continuou no pensamento de todos a sua volta. Fossem dos familiares, de Tanjiro e seus companheiros, do resto do Esquadrão ou dos Hashiras. Ou até mesmo dos fãs…

Aproveite e leia também: