Capa da Publicação

Nezuko: Tudo sobre a personagem de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba

Por Flávia Pedro

Nezuko Kamado é uma das principais personagens de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba. Quando a conhecemos, ela é apenas uma humana vivendo com sua mãe e irmãos, mas já no primeiro episódio sua vida muda completamente… A irmã mais nova de Tanjiro agora é um oni cheia de mistérios sobre seu próprio poder e sobrevivência. Saiba tudo sobre a garotinha mais fofa de Demon Slayer!

Nezuko é a integrante do grupo principal de caçadores que menos aparece até agora, seja em cenas comuns ou em batalhas. Raros são os momentos em que a vemos lutando, mas sempre são lutas icônicas onde percebemos o quão forte e brutal ela pode ser. Além disso, Nezuko também é diferente dos outros demônios, principalmente em relação a sua fome e alimentação.

Os onis são demônios caçados à séculos por serem monstros que devoram humanos para se manterem vivos e fortes. Diferente dos outros, a garota não come carne humana e também não depende dela para se manter com energia, Nezuko precisa apenas dormir para que recupere suas forças.

Mas esse e outros detalhes sobre a garota são um grande mistério para o público que assiste apenas ao anime, por isso vamos contar tudo sobre Nezuko Kamado, para que você fique por dentro de tudo relacionado a ela.

Passado

Nezuko em sua forma humana no dia do ataque à sua família

Assim como Tanjiro Kamado, Nezuko vivia no alto das montanhas com sua mãe e irmãos mais novos, sendo a segunda irmã mais velha dentre todos. Seu berço familiar era repleto de afeto, amor e carinho, seja por parte de sua mãe ou sua relação com seus irmãos. Em cenas apresentadas ao longo da animação, vemos o amor entre mãe e filha.

Uma ligação tão forte que quando perde o controle de seu lado demoníaco, lembrar de músicas que sua mãe cantava para ela ainda criança a acalma e a faz chorar de saudade. Falando em saudade, mesmo que não seja nada escancarado, ela e Tanjiro convivem com esse sentimento de forma melancólica desde o incidente causado por Muzan.

Ainda não sabemos exatamente o que aconteceu na casa dos Kamado durante o ataque (o anime não mostrou nada além da família massacrada), mas durante uma noite em que Tanjiro vai até a cidade e dorme fora de casa, toda sua família é morta por ninguém menos que Muzan, o Rei dos Demônios. A única sobrevivente do massacre é Nezuko, que foi transformada em uma oni.

Ao chegar em casa e se deparar com aquele cenário horrível, Tanjiro faz de tudo para salvar sua irmã, até perceber que ela se tornou um monstro. Após encontrar Tomioka – o Hashira da Água – na floresta, ambos percebem que Nezuko é diferente dos demais onis e é a partir daí que a história de aventuras e batalhas começa: os irmãos Kamado juntos entram para Demon Slayer Corps e como uma dupla derrotam os demônios que encontram em seu caminho.

Personalidade

Nezuko Kamado em sua versão mini

Nezuko é uma garota muito doce, gentil, adorável, calma e costuma falar pouco (mesmo antes de se tornar uma oni e ter que andar com aquele bambu na boca). Ela sempre expressa um olhar gentil para seus familiares, principalmente Tanjiro já que agora os dois são a única família um do outro. Ela também aparenta ser bem gentil com os amigos de Tanjiro, Inosuke e Zenitsu.

Ela pensa muito nos outros antes de pensar em si mesma, como uma boa heroína de anime, mas por ironia do destino acabou sendo transformada em um demônio. Mas mantendo seu desejo de proteger as pessoas, ela controla seu desejo por sangue e carne humana e passa a utilizar sua força demoníaca para proteger os seres humanos inocentes.

Falando em proteger, Nezuko não admite que ninguém, repito: ninguém, trate seu irmão com descaso ou o machuque! Quando presencia cenas como essa geralmente são os momentos em que a garota perdeu o controle e deixa seu lado mau falar mais alto. Um bom exemplo disso foi em sua luta contra Daki, onde a criança despertou mais de seu poder obscuro após ver que a Lua Superior estava machucando seu irmãozinho.

Mesmo sendo uma oni, Nezuko é bastante calma e menos maliciosa que outros demônios, passando uma aura bem inocente e fofa quando aparece fora dos momentos de ação. Inclusive, quando não precisa lutar, a garota se encolhe em sua menor versão para caber dentro da caixa que seu irmão carrega nas costas o tempo inteiro.

Nezuko é justa, determinada e ao mesmo tempo carismática, fofa e gentil!

Habilidades

As habilidades de Nezuko são um ponto bem interessante a ser conversado, afinal a garota é completamente diferente dos outros demônios que vemos na franquia!

Habilidades gerais

Cena em que mostra o poder de regeneração de Nezuko

Ela não é um dos membros das 12 Luas de Muzan, mas é tão poderosa e até mais poderosa do que alguns integrantes de elite do Rei Demônio. Dentre suas características, a de alterar seu tamanho indo de uma criancinha fofa a uma mulher ameaçadora é uma das que mais se destaca, principalmente devido a quantidade de sangue que recebeu diretamente de Muzan.

Outra que chama a atenção é o fato de que Nezuko não precisa comer humanos para sobreviver, o que até agora é um mistério para a série animada (e vamos manter assim para que o leitor que não acompanha o mangá não tenha um spoiler aqui do nada) e mesmo sem consumir o sangue humano, ela demonstra grande capacidade de regeneração, agilidade, força física e sua Arte Demoníaca de Sangue que é muito poderosa!

Diferenças entre ela e outros onis

Nezuko Kamado em sua estética normal em Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba

Nezuko carrega uma fisiologia única e completamente diferente dos outros demônios, como recuperar suas forças dormindo (mesmo que tenha que dormir por longos períodos de tempo) e a capacidade de resistir a luz solar.

Seu crescimento também é extraordinariamente diferente dos demais demônios, como vemos na animação a personagem ganhando força em meio a batalhas à medida em que sua raiva aumenta. Além de que toda essa força vem de forma natural devido ao sangue de Muzan, já que a garota não treina e não se alimenta do “cardápio tradicional demoníaco”.

Sua superação em combate também é notável, como aconteceu em suas lutas contra Susamaru e Daki. Nezuko até pode começar perdendo ou em desvantagem, perdendo partes de seu corpo e forçando uma regeneração… Mas à medida em que a luta avança, a garota mostra como é capaz de superar até mesmo um Lua Superior em pouco tempo de combate, o que não vemos acontecendo com outros demônios.

Arte Demoníaca de Sangue

Kekkijutsu de Nezuko

Nezuko tem um imenso controle de seu sangue, principalmente na hora de direcionar sua cura ou letalidade. A primeira vista, Nezuko o utiliza em forma de chamas cor de rosa que podem curar seres humanos de ferimentos e venenos, até mesmo os tirando da morte. Mas as mesmas chamas que salvam também causam ferimentos graves aos demônios.

Isso é um fato raro, já que geralmente habilidades demoníacas não ferem outros onis. Mas suas chamas rosas queimam tanto seus adversários que a regeneração é atrasada e causa uma dor imensa a quem é atingido por essas chamas.

Nezuko monstrona

Forma Desperta de Nezuko onde ela perdeu o controle e quase atacou uma humana

Essa versão da Nezuko na verdade se chama Forma Desperta, onde a garota entra em um estado frenético de combate e a primeira transformação perde completamente o controle, se tornando um ser demoníaco imparável e pela primeira vez, quase machucando pessoas.

Nessa forma ela assume uma versão adulta de si mesma, com tatuagens espalhadas pelo corpo, veias saltadas (principalmente de seu rosto) e um chifre saindo de sua testa. Mas as mudanças físicas não são as únicas a serem ressaltadas aqui! Todas as habilidades citadas acima aumentam drasticamente quando Nezuko entra nesse estado, principalmente sua regeneração e força bruta.

Em sua luta contra Daki, a garota foi capaz de arrancar metade da cabeça da adversária com um único chute e em seguida se regenerar de um corte em seu pescoço (que seria fatal) em questão de segundos. Apesar da falta de controle quando assumiu essa versão, suas próximas transformações podem nos mostrar mais do autocontrole da garota e provar que ela é capaz de manter o controle até nessa forma.

Considerações finais

Nezuko é uma personagem muito interessante que precisa ser melhor explorada na animação assim como foi bem desenvolvida no mangá, esperamos que o Estúdio Ufotable consiga apresentar mais da personagem para nós ao longo das próximas temporadas. Além disso, ela também tem falas muito interessantes nos poucos momentos em que foi vista falando, queria destacar uma delas:

“Pare de se desculpar, Tanjiro. Por que você está sempre pedindo desculpas? É porque éramos pobres? Você se sentiu indigno por usar um quimono esfarrapado? Culpa? É assim que as coisas eram quando o pai morreu. Tentamos o máximo que podíamos, mas não funcionou. Não é culpa de ninguém. As coisas não acontecem exatamente do jeito que queremos. Somos apenas humanos . Você decide de onde vem sua felicidade. O importante é agora . Vamos olhar para o futuro. Vamos fazer o nosso melhorーjuntos!”

Nezuko Kamado em sua versão humana

Destaco essa fala da personagem (que foi dita na segunda temporada do anime) primeiro porque é algo que muitos fãs com certeza sempre quiseram dizer ao Tanjiro: pare de se desculpar por tudo, nem tudo é culpa sua! E segundo porque nessa cena em questão ela já era uma oni e mesmo assim seu lado humano permaneceu bem vivo nas lembranças de seu irmão.

Não é apenas uma oni diferente que não come humanos, Nezuko tem seu lado humano bem vivo dentro de si e essa frase para acalmar Tanjiro, mostrar que sempre o protegerá estando ao seu lado mostra o quão humana ela ainda é, mesmo que sua fisiologia diga o contrário.

No fim, Nezuko ainda é uma garota doce que passou por momentos horríveis e isso a deixou mais forte (claro, junto com um pouco de sangue demoníaco).

Mas e você, o que acha da personagem? A Nezuko te agrada? Como você a definiria? Divide com a gente nos comentários!

Confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro