Zenitsu Agatsuma: História, poderes, personalidade e mais sobre personagem de Demon Slayer

Capa da Publicação

Zenitsu Agatsuma: História, poderes, personalidade e mais sobre personagem de Demon Slayer

Por Junno Sena

Zenitsu, definitivamente, não é um favorito. Com uma personalidade extravagante para alguns, o personagem de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba é do tipo que divide opiniões. Mas, algo que se destaca nele são suas habilidades como Caçador de Demônios. Capaz de se equiparar com um Hashira, Zenitsu é uma caixinha de surpresas, seja em seu passado, mas também no futuro do anime.

Quem é Zenitsu?

Zenitsu de cabelo escuro

Zenitsu antes de ser atingido pelo raio que transformou o seu cabelo

Um que promete um arco de desenvolvimento marcante. Em um primeiro momento, ele é apresentado como um rapaz chorão e de aparência fraca. Muito disso, de acordo com o mangá, é proveniente de seu passado.

Não tendo sido criado pelos seus pais, Zenitsu passou boa parte de sua vida sozinho, algo que parece ter afetado sua confiança e autoestima. Sem nenhuma orientação apropriada em sua vida, o rapaz acabou se apaixonando por uma jovem e, para conquistá-la, decidiu lhe dar dinheiro.

O romance, que já parecia fadado ao fracasso, acabou quando a mulher fugiu com outro homem, e Zenitsu se afundou em dívidas. Foi então que Jigoru Kuwajima se tornou sua salvação. O antigo Hashira do trovão pagou as dívidas de Zenitsu em troca de torná-lo seu pupilo. Ao lado de outro aprendiz de Jigoru, Kaigaku, ele foi treinado pelo antigo caçador e criou um forte vínculo afetivo com o homem.

Cena do mangá em que Jigoru chora, dizendo que Zenitsu é um orgulho para ele

Jigoru e Zenitsu criaram uma relação próxima após se tornarem mestre e pupila

Porém, a personalidade complicada de Zenitsu via nos treinamentos de seu mestre, uma ameaça a sua vida. Um dia, após subir em uma árvore e se negar a continuar o treinamento, um raio o atingiu, transformando seu cabelo de um tom escuro para loiro.

Ser atingido por um raio não mudou sua visão sobre o treinamento de Jigoru, mas após o incidente, ele conseguiu desenvolver a Sétima Forma da Respiração do Trovão, Honoikazuchi no Kami. Seu intuito era conseguir se equiparar com seu colega e rival, Kaigaku.

Quais são as habilidades de Zenitsu?

imagem do mangá de Koyoharu Gotōge

A Sétima Forma da Respiração do Trovão

O caçador de cabelo loiro acabou por seguir outro caminho. Diferente de Kaigaku, que aprendeu cinco das seis formas da Respiração do Trovão, Zenitsu apenas conseguiu aprender a Primeira Forma. Ser capaz de desenvolver a sétima, que evoca a imagem de um dragão cortando o adversário em um único golpe impossível de ser desviado, é o que diferencia o nível destes dois.

A “outra personalidade” de Zenitsu é outro fator curioso sobre a sua história. No auge de seu medo, ele desmaia, caindo em um sono profundo. Nesse estado, ele consegue desferir de forma eficaz seus ataques. Lampejo do Trovão, a primeira forma da Respiração, é performada com perfeição e sua técnica consegue variar entre seis a oito dobras, sem contar a velocidade divina.

Mas, se o rapaz parece poderoso somente quando dorme, a verdade é que Zenitsu não consegue focar completamente em sua técnica quando está acordado. Soterrado por outros sentidos, nesse “modo de sobrevivência”, se torna capaz de confiar em seus instintos e não duvidar de sua capacidade.

Uma que se destaca pela sua audição. Enquanto Tanjiro tem um olfato apurado, a audição de Zenitsu define as suas lutas. Capaz de ouvir o movimento de humanos, demônios e animais de uma longa distância, ele pode, até mesmo, ouvir pensamentos, caso foque o suficiente.

A personalidade de Zenitsu

Zenitsu em uma batalha da primeira temporada

Sua “outra personalidade” é algo que se destaca no anime

E talvez a falta de foco seja a principal crítica feita a Zenitsu. Sempre expansivo e exagerado, o personagem parece tirar o foco do grupo ou de uma luta para algum drama envolvendo o seu medo de morrer. Porém, não é assim tão simples.

Mesmo com uma auto estima baixa e sempre acreditando que morrerá na próxima missão, Zenitsu tenta superar as expectativas. Sob o dever de proteger os mais fracos, o caçador é companheiro e confiável, uma ferramenta importante contra os Doze Kizuki.

Curiosidades sobre Zenitsu

Zenitsu na primeira temporada do anime

Zenitsu promete evoluir muito no decorrer do anime

Tais características se espelham até em seu nome. De acordo com Koyoharu Gotōge, criadora do mangá, o nome “Zenitsu” significa “bondoso”. Já seu segundo nome, “Agatsuma” pode ter o sentido de “minha esposa”. Porém, em entrevista, a mangaká comentou que, ao pronunciar seu nome, a ênfase deve ser dada ao “su”. Logo, em “ser bom” e não na bondade ou com quem ele é bondoso (via CBR).

Essa é apenas uma referência escondida na construção de personagem feita por Gotōge. O fato de Zenitsu ter recebido um pardal como pássaro mensageiro ao invés de um corvo é uma forma de representar o potencial evolutivo do personagem. Diferente de seus colegas, que já desenvolveram características que o tornam caçadores excepcionais, Zenitsu está aprendendo a ser confiante como Inosuke e corajoso como Tanjiro.

E até mesmo respeitoso com Nezuko. Enquanto no anime, o personagem constantemente invade o espaço pessoal de outros personagens. No mangá, Zenitsu muda esse traço de sua personalidade. O que o tornava problemático e chato, dá espaço para alguém maduro e confiante. Zenitsu pode não ser o favorito, mas pode surpreender os fãs no futuro.

Aproveite e continue lendo: