Giyu Tomioka: Tudo sobre o personagem de Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba

Capa da Publicação

Giyu Tomioka: Tudo sobre o personagem de Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba é um anime que gira em torno de demônios – conhecidos como onis – e caçadores de demônios que fazem parte de uma corporação que dá nome à obra: a Demon Slayer Corps.  Essa corporação é dividida entre caçadores comuns e os famosos Hashiras\Pilares, que são espadachins de elite com treinamento pesado e grandes habilidades de respiração, aptidão física e técnicas de combate.

Ao todo são nove Hashiras e o primeiro que nós conhecemos na animação é Giyu Tomioka, o Hashira da Água. E é sobre ele que falaremos neste artigo. Leia e descubra tudo sobre sua história, personalidade, habilidades e mais.

Resumo

Giyu Tomioka – Hashira da Água

Giyu Tomioka, o Hashira da Água, é o primeiro Pilar a encontrar Nezuko e Tanjiro já no primeiro episódio da primeira temporada. Ele é o personagem responsável por dar uma segunda chance à Nezuko e a ajudar Tanjiro a se tornar um Caçador de Demônios ao indicá-lo para treinar com Sakonji Urokodaki, o mesmo espadachin que o treinou.

Carregando vários traumas, Tomioka acaba sendo uma pessoa reservada e com pouca demonstração de sentimentos para com outras pessoas. Frequentemente ele é visto com uma feição quase inexpressiva, falando pouco e se importando apenas com Shinobu, com quem tem uma relação mais próxima de amizade e Tanjiro, que foi uma pessoa responsável por ajudá-lo em momentos complicados ainda no mangá.

Personalidade

Momento raro no anime em que Tomioka aparece com uma expressão diferente

Tomioka é um jovem alto, sério e fechado que possui um senso de justiça muito grande, além de piedade (já que foi graças a sua piedade que Nezuko permaneceu viva no começo dessa história) e uma certa dificuldade em lidar com outras pessoas em diversos momentos.

Apesar de ter ajudado Nezuko e Tanjiro, ele demonstra zero empatia com outros onis e nunca hesita em matar demônios que apareçam em sua frente. Como Nezuko demonstra ser um demônio diferente, que não fere pessoas, ele se mostra disposto a deixá-la viver, o que dá a entender que seu desprezo é apenas para com demônios que matam pessoas. Uma prova disso é que o Hashira da Água violou o código de caçadores ao impedir Shinobu de matar Nezuko.

Mais tarde no mangá é revelado que Giyu sofre de um complexo de inferioridade devido aos acontecimentos passados que envolvem a seleção para a Demon Slayer.

História

Seu passado

Tomioka perdeu sua família para onis, assim como a maioria dos caçadores. Pouco se sabe sobre esse trágico acontecimento, o que se tem de informação é apenas o que nos é contado no mangá: o ataque aconteceu na véspera do casamento de sua irmã e ele só sobreviveu porque ela o escondeu enquanto o resto de sua família estava sendo morta.

Tomioka como um caçador

Como se não bastasse esse primeiro trauma, no teste de caçadores ele conhece um jovem chamado Sabito, cuja história também é tão trágica quanto a sua. Por conta disso, eles acabam se tornando amigos — e nós já conhecemos este garoto, ele é aquele que ajuda Tanjiro a cortar a pedra durante seu treinamento.

Sabito, amigo de Tomioka que ajuda Tanjiro em seu teste

Giyu conta que durante seu teste com outros candidatos, Sabito derrotou sozinho praticamente todos os onis que encontrou, mas ele acabou sendo atacado por aquele demônio gigante que Tanjiro derrotou durante seu teste. Sabito é lembrado por seu grande senso de justiça e sua vontade de ajudar o próximo, o que resultou no demônio se transformando em uma pessoa pedindo ajuda, usando essa artimanha para atraí-lo e emboscá-lo durante o teste.

Já Tomioka se fere logo no início do teste e acaba ficando desacordado. Quando acordou, o teste já havia terminado e ele é aprovado justamente por ter sobrevivido (mesmo que sem lutar). Tudo isso junto resultou no Pilar da Água desenvolvendo um complexo de inferioridade, fazendo com que ele mesmo duvidasse de sua capacidade enquanto um Hashira.

Sabito e Tomioka

No mangá, momentos antes do ataque contra Muzan, Giyu desiste temporariamente de ser um Hashira por não acreditar ser digno o suficiente, mas com a ajuda de Tanjiro ele acaba superando esse momento difícil. O garoto mostra a Tomioka que sua vida tem sim um grande valor, afinal ele carrega o legado de todos aqueles que perderam suas vidas para lhe proteger.

Habilidades

Ele é um dos Hashiras mais poderosos, na primeira temporada do anime podemos ter uma amostra de seu potencial ao vermos sua luta contra a Lua Inferior no episódio das Aranhas e o derrotando facilmente. Já no mangá, Tomioka também enfrenta Akaza (a mesma Lua Superior 3 que matou Rengoku) e assim como fez com o Pilar das Chamas, Akaza elogia as habilidades de luta de Giyu.

Tomioka derrotando a Lua Inferior

Sobre sua respiração, como o Hashira da Água, Tomioka utiliza obviamente a Respiração da Água dominando com maestria as 10 formas dessa respiração e sendo o Hashira que criou a 11ª forma, que lhe permite entrar em modo de total defesa sendo capaz de bloquear qualquer golpe e ataque.

Luta contra Akaza – A Lua Superior 3

Tomioka após conseguir a Marca do Caçador de Demônios na luta contra Akaza

Giyu é extremamente resistente e veloz, com sua força e agilidade sendo comprovada em sua luta contra a Lua Superior 3. Akaza afirma que já faziam 50 anos que não encontrava alguém com este nível de poder.

Para enfrentar Akaza, Tomioka conta com a ajuda de Tanjiro. Mas vale lembrar que a essa altura da história nenhum Hashira – nem mesmo Gyomei Himejima que é o mais poderoso de todos – consegue enfrentar sozinho uma Lua Superior, então é sim um grande mérito dos dois conseguirem derrotar um inimigo tão poderoso.

É durante essa luta que Giyu desperta sua Marca do Caçador de Demônios, que lhe dá um grande aumento de todas as suas habilidades físicas citadas anteriormente. Sua marca tem a forma de água fluída em sua bochecha esquerda, que condiz com seu estilo de respiração.

Essa é uma luta muito difícil, mas Akaza é derrotado. Assim, Tanjiro e Tomioka saem bastante machucados, mas ambos partem para a luta final contra ninguém menos que Muzan.

Luta contra Muzan

Todos os Hashiras na luta final contra Muzan (imagem do mangá)

Mesmo com a perda de um braço, Tomioka continua lutando ao lado de Tanjiro para tentar derrotar o Rei dos demônios e com certeza desempenhou um papel fundamental para que os Caçadores conseguissem vencer o oni mais poderoso de todos.

É durante esse combate que o Hashira da Água consegue que sua Nichirin ficasse com a lâmina vermelha, após Sanemi colidir com força a sua espada e a de Tomioka para que as duas lâminas ficassem vermelhas temporariamente. Essa lâmina permite que a regeneração rápida dos onis seja impedida e retardada, o que também vale para Muzan, o que torna os ataques dos espadachins muito mais mortais.

Sem a presença e ajuda de Tomioka, provavelmente essa luta não teria um bom final.

Reencarnação

Mokomo, Sabito e Tomioka juntos após reencarnarem

No último capítulo do mangá vemos que Tomioka reencarna ao lado de Sabito e Mokomo eras depois. Ambos aparecem com chaveiros que representam as máscaras de treinamento de gatinho que eles usavam, como uma referência ao passado.

Tomioka é com certeza uma das peças mais importantes para a conclusão dessa história e para o “final feliz” onde o grande vilão é derrotado. Ele é tão relevante que junto de Rengoku, são os únicos que possuem um spin off chamado Giyu Tomioka: Gaiden (parte 1) e Giyu Tomioka: Gaiden (parte 2).

Ainda não vimos mais do personagem na adaptação para o anime, mas os fãs podem esperar por mais dele nas próximas temporadas.  Enquanto isso você pode assistir toda a primeira temporada de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba dublada e legendada na Netflix e acompanhar a segunda temporada na Crunchyroll e Funimation.

Confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro