Shinobu Kocho: Tudo sobre a Hashira dos Insetos de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba

Capa da Publicação

Shinobu Kocho: Tudo sobre a Hashira dos Insetos de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba

Por Junno Sena

Fofa por fora, mas com uma mente perigosa, Shinobu Kocho é uma personagem que ainda não mostrou todo seu potencial no anime de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba. Conhecida como a Hashira dos Insetos, a personagem se destaca por utilizar a inteligência, ao invés da força física, para exterminar seus alvos.

Kanae Kocho, a antiga Hashira das Flores

A irmã mais velha de Shinobu, Kanae

Junto de sua irmã, Kanae Kocho — a antiga Hashira das Flores —, Shinobu se juntou aos Esquadrão de Exterminadores de Demônios após a morte de seus pais. De poucas palavras e aparência delicada, a Hashira esconde um profundo ódio pelos demônios. O desejo por vingança não se estende apenas pela morte de seus pais, mas também a de sua irmã, morta pelas mãos de Doma, um dos Doze Kizuki.

Mas, antes de morrer nos braços da irmã, Kanae tentou convencer Shinobu de deixar o Esquadrão para trás e viver uma vida normal. Porém, Shinobu prometeu que vingaria sua morte. Com o pouco das forças que lhe restavam, a Hashira das Flores descreveu Doma e seus poderes e, assim, se foi.

“Eu sempre estive com raiva. Meus pais foram mortos. Minha irmã mais velha foi morta. Todos os meus Tsuguko, além de Kanao, foram mortos. Se os demônios não tivessem matado a família daquelas garotas, elas estariam vivendo felizes até agora. Isso me deixa muito brava”, diz Shinobu no Capítulo 143 do mangá.

As habilidades de Shinobu Kocho

Shinobu Kocho em uma de suas primeiras aparições no anime

Após a despedida, Shinobu seguiu seu caminho entre os Hashiras. Ao desenvolver a variação da Respiração da Água e da Flor, a Respiração do Inseto, Shinobu conseguiu balancear sua falta de força e basear seu estilo em velocidade para aumentar o poder de impacto.

Com uma espada similar ao ferrão de um inseto, a Hashira se refere às “formas” de cada movimento como “danças” e utiliza venenos para imobilizar e derrotar seus inimigos. Desta forma, veneno e velocidade são critérios marcantes na performance de Shinobu, sendo apontada como a exterminadora mais rápida entre os Hashiras.

Vale lembrar que, no último arco do anime, Tengen Uzui, o Hashira do Som, demonstrou o quão rápido pode ser o ataque de um Caçador de Demônios. Na cena, Uzui está em luta contra Gyutaro e Tanjiro observa, mas o protagonista diz não conseguir acompanhar nenhum de seus movimentos.

Além disso, o conhecimento médico da caçadora a possibilitou fazer aprimoramentos em seu corpo. Shinobu consegue encher seu corpo de veneno ao ponto de torná-lo ineficaz. Sendo assim, ela irá se tornar crucial para a luta final contra Muzan, uma vez que a condição de “demônio” na mitologia de Demon Slayer perpassa a ciência e medicina. 

A personalidade de Shinobu

Shinobu Kocho no mangá de Kimetsu no Yaiba

Porém, as habilidades de Shinobu escondem uma personalidade conturbada. Enquanto a Hashira parece estar prestes a explodir com o ódio que semeia contra os demônios, ela também não acredita ser forte o suficiente para enfrentar os desafios à sua frente.

Mais a frente no anime, veremos mais sobre o assunto quando encontrar o vilão Doma. No arco correspondente a tal encontro, Infinity Caslte Arc (ou Arco do Castelo Infinito), descobrimos que Shinobu sofre de um complexo de inferioridade, devido a sua falta de força comparada aos seus companheiros.

Kanao Tsuyuri, sua irmã mais nova

Kanao Tsuyuri, irmão mais nova de Kanao

E isso acaba se refletindo na sua irmã mais nova ,e adotada Kanao Tsuyuri. Após a morte de Kanae, Shinobu precisou substituir a presença da irmã, que era carinhosa e presente com Tsuyuri. Anteriormente, Shinobu não entendia a vontade de Kanae de criar a garota como sua, mas Shinobu percebeu que era uma forma de seu clã perdurar mesmo depois de sua morte.

Não apenas isso, mas também dar continuidade ao sorriso que Kanae sempre esteve disposto a dar para Shinobu. O desejo de vingança da Hashira dos Insetos se estendeu para a jovem Tsuguko,  se tornando outro componente importante do Arco do Castelo Infinito.

Curiosidades sobre Shinobu

Shinobu na primeira temporada do anime

Com uma vestimenta que se tornam asas, Shinobu personifica a borboleta, sempre procurando evoluir para atingir seus objetivos. Em japonês, o seu nome contém o kanji para “borboleta”, que também pode ser lido como “lembrar” ou “furtivo/suportar”.

Todas essas características transparecem na personalidade e história da personagem. Sua teimosia, o seu desejo por vingança e a memória constante de sua irmã. E muito disso pode ser percebido na forma como Shinobu agiu após ganhar seu primeiro uniforme. A caçadora o odiou tanto que queimou as vestes na frente dos Kakushi, trabalhadores que servem o Esquadrão de Demônios.

Recusando-se a vestir a roupa que possuía uma saia e decote, Shinobu se manteve firme em sua decisão até que lhe darem um uniforme similar ao dos homens do esquadrão. Por enquanto, a determinação da Hashira dos Insetos apenas pode ser vista no Mount Natagumo Arc (Arco do Monte Natagumo).

Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba está disponível na Crunchyroll.

Aproveite e continue lendo: