Demon Slayer: Tudo sobre a Respiração da Água de Kimetsu no Yaiba

Capa da Publicação

Demon Slayer: Tudo sobre a Respiração da Água de Kimetsu no Yaiba

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Se você já assistiu Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba deve estar familiarizado com as Respirações: técnicas de concentração a partir da respiração ligadas a diferentes elementos da natureza. Essas técnicas refletem diretamente no desempenho dos espadachins em batalha e a primeira que nos é apresentada é a Respiração da Água.

Mas você sabe tudo sobre esse estilo? Neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre essa Respiração poderosa!

O que é a Respiração da Água?

Tanjiro durante seu treinamento com Urokodaki.

Essa é a primeira Respiração que vemos no anime, um de vários outros estilos que descobrimos ao longo dos episódios da primeira temporada. Assim como todas as outras, a Respiração da Água é derivada da Respiração do Sol criada por Yoriichi Tsugikuni. Inicialmente ela possuía 10 Formas diferentes, mas um dos espadachins da Demon Slayer Corps desenvolveu uma 11ª Forma muito poderosa.

Ao longo da obra somos apresentados a apenas 6 personagens que conseguem utilizar essa respiração: Urokodaki Sakonji (que ensinou a Respiração da Água para a maioria dos outros caçadores), Giyu Tomioka, Sabito, Makomo, Tanjiro Kamado e Murata (infelizmente sobre ele não há informações relevantes no anime até o momento).

Urokodaki ensinou a todos suas técnicas mais poderosas por ser o ex-Hashira da Água, e o único que não foi treinado por ele é o Murata. Ele antecedeu Tomioka e é por isso que logo no primeiro episódio de Kimetsu no Yaiba o atual Hashira diz para Tanjiro ir à procura de seu mestre nas montanhas.

Quais são os usuários da Respiração da Água?

Urokodaki Sakonji

Urokodaki Sakonji.

Urokodaki é um espadachim experiente e um ex-Hashira da Água, sendo tão poderoso que se tornou o responsável por treinar outros caçadores que receberam destaque na obra. Apesar de ser tão poderoso, ele se mostrou ser bastante gentil e bondoso, se aproximando de Tanjiro e Nezuko, mesmo que a garotinha agora seja um oni.

Ele fica ao lado dos irmãos por um longo período de tempo e treina Tanjiro para que ele fizesse parte da Seleção de Caçadores da Demon Slayer Corps. Ao ver que seu aluno voltou com vida e aprovado na Seleção Final da prova, ele vai às lágrimas com uma mistura de orgulho e a sensação de “dever cumprido”, pois Tanjiro sobreviveu após muitos alunos que ele treinou no passado terem falecido.

Além de um ótimo sensei, também é um homem honesto e realista. Ele é muito respeitado entre os Caçadores, prova disso é que apenas a sua palavra foi o suficiente para que o Mestre do Esquadrão de Caçadores aceitasse que Nezuko permanecesse viva naquele episódio onde os Hashiras julgaram o que seria melhor sobre ela.

Urokodaki deu sua palavra de que se Nezuko se alimentasse de um humano, ele, Tanjiro e Tomioka a matariam no mesmo instante, demonstrando que confia plenamente que a garotinha nunca fará algo tão absurdo.

Giyu Tomioka

Giyu Tomioka.

Tomioka tem uma feição tão inexpressiva e não dá para saber se ele é apenas calmo ou se é uma pessoa tão fria que não tem emoções. Geralmente ele não demonstra seus sentimentos e quando aparece, está quase sempre afastado dos outros Hashiras, preferindo realizar suas missões sozinho.

Mas essa “casca fria” por fora na verdade esconde um garoto que tem extrema dificuldade em se comunicar e interagir com outras pessoas, isso graças a uma fatalidade em seu passado. Um de seus companheiros acabou falecendo durante um dos testes da Demon Slayer e ele não conseguiu ajudar. Desde então, ele não se acha digno de ser um Caçador de Demônios.

Mesmo com seu complexo de inferioridade, Tomioka demonstrou grandes habilidades como Hashira da Água, afinal não só dominou as 10 Formas dessa respiração, como criou sozinho a 11ª Forma chamada Calmaria, que permite que seu usuário se concentre ao ponto de conseguir se defender sem maiores dificuldades.

Sabito

Sabito.

Sabito foi o amigo que Tomioka acabou perdendo anos atrás. Ele era um garoto gentil, mas após sua morte fez aparições para Tanjiro e o treinou como um “mentor extra”, sendo bem rígido durante os treinamentos. Frequentemente fazia algumas correções na postura do menino, tanto para que sua defesa fosse competente quanto para que seus ataques fossem fortes, tudo para que Tanjiro conseguisse se manter seguro e vivo.

É Tanjiro quem consegue derrotar o oni que matou Sabito, o que o deixou muito feliz e finalmente lhe deu o descanso merecido. Sabito também enfrentava demônios para proteger outras pessoas, um exemplo foi no flashback de Tomioka, onde ele relembra uma cena heroica em que Sabito salvou um grupo de pessoas do Demônio das Mãos durante sua Seleção Final, mas para isso ele precisou sacrificar sua vida.

Makomo

Makomo.

Makomo era uma garotinha muito calma e gentil, assim como todos que aprendem essa respiração. Sua expressão doce transparecia o quanto ela tinha essas características em sua personalidade, sempre com um rosto sorridente e bondoso com os que se aproximavam.

Ela era um pouco mais maleável do que Sabito quando estava treinando Tanjiro, sendo bem mais paciente ao ensiná-lo. O único momento em que se sabe de sua irritação é quando ela se depara com o Demônio da Mão e descobre que foi ele o responsável pela morte de inúmeros alunos de Urokodaki, seu mestre. Apesar disso, ala acaba sendo mais uma das vítimas desse demônio.

Embora tenha uma aparência gentil e jeitinho meigo, ela se mostrou muito determinada logo na infância, quando acabou perdendo seus pais e precisou treinar com Urokodaki enquanto superava o trauma da perda. Isso fez de Makomo muito forte, pois como tinha gratidão e admirava Urokodaki, se dedicou em dobro a seus treinos na montanha.

 Tanjiro

Tanjiro Kamado.

Tanjiro, como você provavelmente já sabe, é um garoto muito gentil e protetor. É muito difícil tirá-lo do sério, mas caso ele veja inocentes sendo feridos ou alguma injustiça diante de seus olhos, ele não hesita em atacar com tudo o que tem.

Treinado inicialmente na Respiração da Água com o auxílio de Urokodaki, Sabito e Makomo, Tanjiro logo evolui bastante em seu treinamento e se tornou um ótimo espadachim, tanto que foi aprovado na Seleção Final da Demon Slayer Corps, fazendo com que seu mestre Urokodaki chorasse de orgulho e felicidade por ele ter sobrevivido.

Tanjiro utiliza a Respiração da Água em diversos momentos no anime, mas está começando a substituí-la pela poderosa Respiração do Sol. Apesar disso, ele se mostrou capaz de mesclar ambas as respirações quando seu corpo está debilitado, conseguindo ter a força da Hinokami Kagura, mas com a sutileza de movimentos da Respiração da Água.

Quais são as formas da Respiração da Água?

Tomioka, Hashira da Água, utilizando a 11ª Forma criada por ele.

Primeira Forma (Corte d’ Água Superficial – Ichi no kata: Minamo giri)

A primeira forma é a mais simples de todas, tanto que foi a primeira que vemos Tanjiro usando no anime. Ela consiste em um movimento que seja rápido e direto, utilizando a katana em movimento horizontal para realizar um corte poderoso em sentido lateral. Claro, esse movimento é ideal para cortar a cabeça de um demônio.

Segunda Forma (Roda d’ Água – Ni no kata: Mizu guruma)

A segunda forma é pensada para servir tanto na defensiva quanto na ofensiva. Um pouco mais acrobático, o usuário precisa dar um salto e girar seu corpo ao mesmo tempo que manipula sua espada, para que forme um movimento de 360º. Esse é ideal para um ataque em movimento contra um demônio, principalmente se a abertura dada pelo inimigo for em sentido vertical.

Terceira Forma (Dança dos Movimentos Rápidos Padronizados – San no kata: Ryūryū mai)

A terceira forma consiste em defensiva seguida de um ataque. Para isso o usuário precisa se locomover de maneira rápida enquanto se esquiva dos ataques do demônio. É um estilo que funciona como se fossem os movimentos das ondas no mar, enquanto balança sua espada desviando dos ataques, ataca seu adversário quando se aproxima o suficiente.

Quarta Forma (Maré Impactante – Shi no kata: Uchishio)

A quarta forma trabalha vários ataques seguidos para que de uma só vez seja possível acertar diversos adversários ao redor, ao mesmo tempo. Ela se baseia na fluidez da água e de seus movimentos para conseguir movimentar seu corpo de forma rápida e sem interrupções.

Quinta Forma (Chuva Milagrosa em Dia Seco – Go no kata: Kanten no jiu )

A quinta forma mescla velocidade e sutileza, bem diferente das anteriores, que são movimentos mais firmes. É uma forma bondosa, pois o objetivo dessa técnica em específico é fazer com que o oponente não sinta dor no momento de sua morte, devido a rapidez em que ela acontece. Porém, ela só é possível em casos nos quais o oponente se rende e aceita a morte, caso contrário não é possível utilizá-la.

Sexta Forma (Redemoinho Giratório – Roku no kata: Nejire uzu)

A sexta forma é capaz de formar um redemoinho de água a partir de movimentos do corpo que funciona quase como uma contorção das partes superiores e inferiores. A função dessa é bem mais ampla, permitindo que seu usuário se livre de golpes ao mesmo tempo em que ataca e, devido a intensidade da contorção, tudo que fica próximo ao redemoinho formado pelo movimento é cortado em pedacinhos.

Sétima Forma (Ataque Curvo Perfurador de Ondas – Shichi no kata: Shizuku wa Mondzuki)

A sétima forma é considerada a mais veloz de todas dentre a Respiração da Água. Ela consiste em um único golpe, que precisa ser rápido e certeiro onde o usuário avança em grande velocidade sem desvios e perfura o corpo do oni com sua katana.

Oitava Forma (Jarro de Cachoeira – Hachi no kata: Takitsubo)

A oitava forma é mais específica, pois só pode ser utilizada caso o seu usuário estiver acima de seu oponente no ar. O ataque na verdade consiste em atirar rajadas de água para baixo, atingindo e cortando seu oponente em inúmeros lugares. Porém, ela também já foi utilizada para amortecer quedas de uma grande altura.

Nona Forma (Respingo de Água do Caos – Ku no kata: Suiryū shibuki)

A nona forma funciona melhor se seu usuário estiver lutando em uma superfície que lhe dê estabilidade o suficiente, pois nesse estilo ele realiza movimentos rápidos sem ter a necessidade de fixar os pés no chão. É literalmente como se ele estivesse pisando em água.

Décima Forma (Dragão da Mudança (ou Fluxo Constante) – Jū no kata: Seisei ruten)

A décima forma é uma das mais poderosas entre todas, pois o usuário avança no oni realizando inúmeros ataques rotativos e os intensifica na medida em que os cortes vão sendo feitos. Além disso, a força do usuário também é aumentada a cada novo golpe desferido ao oponente.

Décima Primeira Forma (Calmaria – Jū Ichi no kata: Nagi)

Essa foi a forma desenvolvida por Tomioka, então de todos os usuários, ele é o único que vemos usando-a até o momento. Ela tem como principal foco a defesa do usuário, que fica imóvel em meio a um mar de águas furiosas que do nada se acalma. É justamente nessa “calmaria” que os ataques do oponente desaceleram e assim ele é capaz de desviar sem que eles o acertam.

Não é segredo para ninguém que a Respiração da Água não é apenas uma das mais poderosas do anime, como também uma das mais variadas e complexas apresentadas até aqui. Com seu manuseio correto, ela pode se equiparar não só a onis normais, mas com o próprio Muzan!

Mas e você, o que acha desse estilo de luta? Tem alguma outra respiração que você ache mais forte, legal ou interessante que essa? Deixe sua opinião nos comentários!

Confira também: