Demon Slayer: Por que Muzan transformou Nezuko em um demônio?

Capa da Publicação

Demon Slayer: Por que Muzan transformou Nezuko em um demônio?

Por Junno Sena

Atenção: Alerta de Spoilers!

Transformar um humano em um “demônio” não é algo acidental. Pelo contrário, na trajetória de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, descobrimos que apenas Muzan e Lady Tamayo são capazes de criar demônios. Com um processo nada simples, uma das principais perguntas do anime e mangá é por que o vilão decidiu transformar Nezuko após a chacina da família Kamado.

No decorrer da história de Koyoharu Gotōge, os leitores são levados a crer que o motivo para isso é a possível conexão entre Yoriichi Tsugikuni, o criador da Respiração do Sol que foi utilizada para desenvolver as demais técnicas dos caçadores, com a família de Tanjiro.

A explicação para essa teoria veio após ser revelado que Muzan quase foi morto por Yoriichi. Isso o colocou em um caminho de vingança e precaução, procurando matar qualquer Caçador de Demônios que aparentasse ser capaz de utilizar a Respiração do Sol.

Muzan, vilão de Demon Slayer.

Porém, no desenrolar da história, descobre-se que Yoriichi não tinha relação alguma com os Kamado. Além de ter passado um curto tempo com a família, a única ligação entre eles era a similaridade presente na dança Hinokami Kagura do pai de Tanjiro e a técnica desenvolvida por Yoriichi.

É possível que o tempo passado com Yoriichi tenha colocado Muzan no rastro da família. E, após descobrir sobre a Hinokami Kagura, o vilão pode ter percebido um risco para seu futuro. Mas, seu plano de extermínio não foi tão simples. Além de ter deixado Tanjiro vivo, Nezuko foi transformada. E, o motivo para isso não parece ser tão diferente da transformação dos demais demônios apresentados na série: a curiosidade de Muzan.

Como vai sendo construído no decorrer da trama, o objetivo do vilão é encontrar uma forma de poder andar sob o sol sem ser morto. Por isso, cada transformação empreendida por ele é um teste de sobrevivência, tanto para o indivíduo que é colocado em contato com o “vírus”, quanto para Muzan e a sua sede por poder.

Nezuko em sua forma demoníaca.

Não há indicação que ele soubesse no que Nezuko se tornaria. Pelo contrário, ele não apenas a transformou como a deixou sem auxílio. É provável que o ato do homem fosse apenas mais uma armadilha para não deixar nenhuma possível testemunha da existência da família Kamado viva.

Desta forma, quando encontrassem a chacina promovida por Muzan, junto estaria um demônio faminto e a história, assim, seria enterrada. No fim, Nezuko não passa de mais uma vítima na procura por poder de Muzan. Cada demônio feito por ele é uma experiência, enquanto cada sobrevivente do processo, mas sem a habilidade de andar sob o sol, é mais um fracasso.

Aproveite e continue lendo: