Demon Slayer: Por que o visual de Tanjiro foi censurado na China e Coréia do Sul?

Capa da Publicação

Demon Slayer: Por que o visual de Tanjiro foi censurado na China e Coréia do Sul?

Por Junno Sena

O sucesso de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba cruzou oceanos e caiu na graça do resto do mundo. Porém, a Netflix, que possui os direitos de exibição para alguns países, teve alguns problemas quando tentaram levar a obra para a China e Coréia do Sul. Isso por conta de uma característica importante do design de Tanjiro Kamado que pode trazer lembranças de um momento sombrio da história do Japão.

De acordo com canais chineses de informação, como o News Gamme, o brinco de Tanjiro foi modificado para não ofender o público chinês e coreano. A decisão foi tomada pela imagem possuir algumas semelhanças com a Bandeira do Sol Nascente. Ao invés dos riscos ao redor do círculo vermelho, na versão censurada, temos quatro faixas cinza no meio do brinco.

O que é a bandeira do sol nascente?

Mudança no design do brinco de Tanjiro.

A bandeira citada é uma das bandeiras oficiais do Japão, usada como símbolo da Força Marítima de Autodefesa do país. Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, a mesma ganhou uma reputação controversa.

Com as tropas japonesas ocupando diversos países asiáticos e realizando atrocidades contra populações locais, a bandeira se tornou um símbolo carregado de memórias traumáticas para a China e Coréia do Sul.

Hoje em dia, a bandeira não possui a carga política atribuída a suástica, por exemplo, mas é utilizada com o propósito de “romantizar e reescrever os horríveis abusos de direitos humanos cometidos sob o império japonês”, explica o professor Koichi Nakano de ciência política da Sophia University, em Tóquio, para a BBC.

O que significa o símbolo no brinco de Tanjiro?

O brinco de Tanjiro é baseado no baralho hanafuda

Mesmo que o círculo vermelho e as linhas escuras lembrem a estética da bandeira, o brinco de Tanjiro é inspirado no hanafuda, um baralho japonês de 48 cartas. Separado em doze naipes de quatro cartas, cada um representa um mês do ano.

O design que mais se assemelha ao contido no brinco é da carta Lua Cheia, presente no Naipe Agosto, representado pela flor Capim pisca-pisca.

Mesmo que essa seja a explicação oficial por trás do brinco do personagens, alguns ainda acreditam que é uma menção ao Sol Nascente, uma vez a Técnica de Respiração secreta aprendida por Tanjiro é a Respiração do Sol.

As duas temporadas de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba estão disponíveis na Crunchyroll.

Aproveite e continue lendo: