Demon Slayer: Qual o significado por trás da cor espada de Tanjiro?

Capa da Publicação

Demon Slayer: Qual o significado por trás da cor espada de Tanjiro?

Por Junno Sena

Entre demônios e habilidades especiais, um dos maiores mistérios de Kimetsu no Yaiba é a cor da lâmina da espada de Tanjiro. De acordo com a mitologia do anime, a cor da espada do caçador de demônios muda após ele empulhá-la pela primeira vez. Porém, se o garoto esperava uma coloração azul, por conta da respiração que aprendeu com seu mestre, ou vermelha, por causa da cor do seu cabelo, a surpresa foi ver a arma tomando a cor preta. Algo que, entre os caçadores, é motivo de preocupação.

O que é uma lâmina Nichirin?

A cor preta nas lâminas Nichirin são algo raro entre os caçadores

Apresentada pela primeira vez com o personagem Gyu, Nichirin é o único metal capaz de matar um demônio. De acordo com o mangá escrito por Koyoharu Gotōge, essas lâminas são feita com um metal escarlate junto de um minério carmesim coletado no topo das montanhas.

Mais especificamente, o material é recolhido em áreas que se encontram acima das nuvens, sugerindo que os minérios são banhados, diretamente, pela luz do sol. Sem interferência da chuva ou nuvens, elas absorvem diretamente a energia solar e, esse contato, por sua vez, dá habilidades purificadoras a esses minerais, permitindo que sejam capazes de destruir demônios.

Por que a lâmina de Tanjiro é preta?

Tanjiro utilizando a Respiração do Sol

Entre tantos aspectos únicos desse artefato, a característica principal é a mudança de cor após seu dono adquirir a espada. Com cada cor representando um elemento ou personalidade do caçador, as variações sempre dizem algo a respeito do personagem que empunha a espada.

No caso de Tanjiro, pela cor de seu cabelo, o ferreiro Haganezuka esperava que sua Nichirin reluzisse o tom vermelho. Para o desespero do homem e a preocupação de Urokodaki, o mestre de Tanjiro, a lâmina recebeu a cor preta.

Sem uma reação positiva dos dois homens, o garoto passou a considerar que a coloração significasse má sorte. Mas, esse não é o caso. Urokodaki apenas diz que é um aspecto pouco visto entre os caçadores, isso por que, a maioria dos que tiveram em posse de uma espada preta tiveram uma vida curta.

Existem algumas possíveis explicações para isso. Uma delas é que a cor preta acabou sendo atrelada a Respiração do Sol que, por si só, custa a força vital de seu usuário. Isso explica a alta taxa de mortes de caçadores possuidores da lâmina.

Tanjiro passa a usar a Respiração da Água de uma forma mais defensiva.

Mas, um ponto que se destaca na ligação entre Tanjiro e sua espada é como o caçador já se viu no meio de diversos estilos de Respiração. A “cor” preta, em síntese, é a forma como enxergamos um corpo que é capaz de absorver todas as cores e, ao mesmo tempo, não as reflete.

Esse acaba se tornando o caso de Tanjiro e suas habilidades como caçador de demônios. Diferente da maioria, que se atrela a uma especialidade, o garoto não apenas aprendeu diferentes técnicas, como as misturou ao longo do anime. Reunindo os aspectos da dança de seu pai, Hinokami Kagura, a técnica da Respiração do Sol e a Respiração da Água.

Também é possível que a coloração de sua espada não apenas revele sua predisposição a diferentes técnicas de respiração, mas também ao destino do mesmo. Tanjiro se viu diante de diversas “primeiras vezes” em Demon Slayer. Desde a redescoberta da Respiração ao Sol até a sua irmã ter se tornado uma aliada, mesmo sendo transformada em um demônio, e uma movimentação direta de Muzan nesta guerra entre demônios e caçadores.

Com diversas explicações e teorias, podemos resumir o mistério da cor da espada de Tanjiro como o famoso “poder do protagonismo”.

Todas as temporadas de Demon Slayer estão disponíveis na Crunchyroll.

Aproveite e continue lendo: