Quais as diferenças entre Yokai e Oni?

Capa da Publicação

Quais as diferenças entre Yokai e Oni?

Por Nick Narukame

Os animes são uma das fontes principais de exportação cultural japonesa. Repletos de coisas presentes nos dias dos personagens que estão intrinsecamente ligados a costumes nipônicos, alguns termos passam a entrar em nosso conhecimento a partir dessas animações. O mesmo se dá também com relação aos conceitos xintoístas, religião predominante no Japão antigo, que são populares nas premissas de animes, sejam eles mais antigos ou mais recentes.

Obras como Noragami, Kimetsu no Yaiba e Naruto, por exemplo, abordam criaturas do folclore japonês, conceitos divinos e muitas outras coisas relações com o xintoísmo. Mas, alguns termos não possuem uma tradução exata para nosso idioma, o que pode gerar certa confusão nos espectadores, como é o caso dos onis e dos youkais que são, na maioria das vezes, interpretados de forma errônea em traduções e geram confusões quando seus conceitos são abordados.

Inuyasha foi um dos animes mais famosos a tratar o tema “youkais”.

O que são youkais?

“Youkai” é, em suma, um termo “guarda-chuva” utilizado para se referir a diversas criaturas que compõe o universo xintoísta. Muitas vezes traduzida como “fantasmas”, “demônios” e coisas do gênero, a palavra nada mais é do que uma forma genérica para abarcar espécies diferentes de “monstros”.

O anime Kimetsu no Yaiba é um dos mais recentes a tratar do tema.

Um kitsune (demônio raposa bastante citada no anime Naruto, por exemplo), um tengu (criaturas presentes em Nura e Black Bird) e até mesmo um oni, são, de fato, youkais. Mas dizer que um oni e um youkai seriam a mesma coisa acabaria sendo uma afirmativa errada porque, enquanto youkai pode ser um termo empregado a muitas espécies de criaturas xintoístas, oni é um termo utilizado para apenas uma em particular.

O que são onis?

Oni” é uma palavra japonesa que pode ser traduzida para “monstro” ou “demônio” e é empregada na designação de criaturas grandes, brutas e corpulentas do folclore japonês. Sua pele geralmente é avermelhada e há chifres em sua cabeça. Geralmente carrega um porrete e não possui a aparência mais amigável da face da terra.

Estátua japonesa representando um “oni”

Não são criaturas muito bem vistas no xintoísmo, possuindo até mesmo rituais para afastá-los em determinadas épocas do ano para evitar que acabem fazendo algum mal ao se aproximarem.

Arataki Itto, “oni” do jogo Genshin Impact.

Youkais e Onis na cultura pop

Porém, não é sempre que esse retrato é respeitado de modo fidedigno em produções asiáticas diversas. Existem histórias que representam onis de modo menos assustador, embora mantenham o sentido de “perigo” presente neles. É o caso da representação feita por Kimetsu no Yaiba, por exemplo.

Recentemente, o jogo chinês Genshin Impact também fez sua releitura do youkai, anunciando um personagem oni no jogo chamado Arataki Itto. Ele possui chifres, carrega um porrete gigante, mas está longe da ferocidade e deformidade visual representada nas gravuras antigas do ser místico.

Vários outros títulos possuem ligação com a espécie, mostrando também outros youkai igualmente interessantes. Vale a pena dar uma conferida!

Aproveite e veja também: