Gohan: Tudo sobre o guerreiro filho de Goku em Dragon Ball

Capa da Publicação

Gohan: Tudo sobre o guerreiro filho de Goku em Dragon Ball

Por Flávia Pedro

Dragon Ball tem diversos personagens memoráveis e, com certeza, Gohan está entre eles. Filho de Goku e Chichi, Gohan é o primeiro híbrido entre a raça Saiyajin e terráqueos, o que deu a ele potencial e força que, por muito tempo, nos fez acreditar que ele seria capaz de superar seu pai. Porém, Gohan se aposentou dos campos de batalha e se tornou um pesquisador.

Gohan recebeu o nome de seu avô – o pai terráqueo de Goku, Son Gohan – mas diferente de seu pai, ele não tem paixão por batalhas e só entra em combate quando não há mais alternativas. Enquanto Goku fazia de tudo para aumentar sua força e desempenho nas lutas, Gohan optou por seguir uma vida acadêmica, se tornando um cientista e constituindo família ao final de Dragon Ball Z.

Ele possui feitos muito importantes, sendo um dos heróis que já salvaram o planeta, mesmo com pouca idade. Porém, o potencial de Gohan acabou sendo podado no momento em que o personagem decidiu viver seu lado humano, se casando com Videl e tendo uma filha chamada Pan.

Vamos conhecer um pouco mais de sua vida através de sua história!

O passado de Gohan

Gohan criança

Gohan nasceu aproximadamente 1 ano depois do casamento de Goku e Chichi, no ano 757. Seu nome foi escolhido por sua mãe, que estava pensando em como chamar seu bebê e, ao dizer “Gohan“, ele sorriu. Apesar de seu pai ser um tanto ausente pela sua obsessão por lutas, torneios e treinamentos, Gohan cresceu em um lar repleto de amor e não gostava de batalhas como seu pai (apesar de ser uma criança assustadoramente forte).

Família Saiyajin

Raditz sequestrando Gohan

O garotinho aparece deixando Mestre Kame, Bulma e Kuririn chocados com o fato de que Goku tinha um filho, uma criança tímida e inteligente, com uma cauda de macaco como a de seu pai, antes de cortá-la. Raditz, irmão de Goku e tio de Gohan, aparece nesse momento, ameaçando e sequestrando o menino.

A história com seu tio termina quando Gohan começa a dar sinais de que poderia se tornar muito mais forte que seu pai. Ao ver Goku sendo torturado, a fúria toma o controle da criança, que em uma explosão de energia dispara do cativeiro em direção a Raditz. É isso que dá a Goku e Piccolo a chance de matar o Saiyajin.

O treinamento de Gohan com Piccolo

Gohan aprende a dominar seus poderes com Piccolo.

É após este episódio que Piccolo decide treinar Gohan. Ele levou o menino a treinar por seis meses contra dinossauros e demais ameaças, fazendo com que Gohan despertasse aos poucos o seu poder. Inclusive, foi por culpa de Gohan que Piccolo destrói a lua, já que por olhar para ela, o meio Saiyajin se transformou em Oozaru e essa foi a única forma de pará-lo.

Depois foi a vez de conhecermos os outros Saiyajins, Vegeta e Nappa, num confronto onde Yamcha e Piccolo morrem, deixando como única alternativa reunir as Esferas do Dragão de Namekusei para trazer seus companheiros de volta à vida. Depois de uma longa jornada eles finalmente reúnem as Esferas e trazem Piccolo de volta, que aparece já em Namekusei.

Transformação Super Saiyajin

Gohan Super Saiyajin 2

Sua primeira transformação em Super Saiyajin ocorreu aos 11 anos de idade, com a ajuda de seu pai (sendo Gohan o primeiro personagem mais jovem a se transformar). Ele era chamado de Guerreiro Dourado neste período. Vale lembrar que Gohan aperfeiçoou essa transformação ao treinar com Goku e ambos passarem longos períodos transformados em Super Saiyajins.

Uma das transformações mais populares do garoto é a de Super Saiyajin 2, que ele conseguiu alcançar inicialmente na Sala do Tempo, mas ele não conseguiu manter. Contudo, a que ficou popular foi durante a luta contra Cell, onde ele é tomado pela raiva ao ver o vilão machucando seus amigos. Quando está nessa forma, Gohan deixa seu lado inocente de lado e uma personalidade quase sádica toma conta.

O vemos usando o Super Saiyajin 2 contra Bojack e Broly também. Mas é durante a Saga Boo que Gohan atinge o auge de seu poder adormecido, que ele consegue liberar após uma cerimônia especial feita pelo Velho Kaioshin. O poder de Gohan nesta forma é tamanho que ele ultrapassou Super Boo em sua forma normal!

Vida civil

Gohan

Graças a Chichi, Gohan se tornou um garoto estudioso, mas quando ele decide lutar… Se torna um dos mais importantes dentre os Guerreiros Z! Ele desenvolveu uma forte conexão com Piccolo desde sua infância, fazendo com que muitos fãs brinquem com o fato de que o Namekuseijin é mais presente que o próprio Goku.

Ele acabou se tornando um cientista e é revelado em Dragon Ball Super: Super Hero que ele tem pesquisas relacionadas a formigas que ficam brilhando amareladas, assim como os Super Saiyajins. Na fase adulta ele acabou se tornando tão desligado com sua família quanto seu pai, já que passa muito tempo estudando.

Grande Saiyaman

Gohan e Videl se aproximam treinando secretamente.

Gohan ainda tem um alter ego chamado Grande Saiyaman, que surgiu como uma tentativa do garoto esconder sua identidade dos seus amigos. Na manhã do primeiro dia na escola ele se meteu em confusão com uns ladrões e por isso o herói surgiu. Antes de assumir sua personalidade heróica, Gohan ficou conhecido como “Guerreiro Dourado” e pediu ajuda a Bulma para lhe fazer um traje que o deixasse irreconhecível.

Então Bulma projeta sua roupa de herói, mas Videl – filha do Mr. Satan – começa a suspeitar que o garoto seja o novo super herói. Videl trabalha com a ajuda da polícia para deter os bandidos da cidade e o Saiyaman estava atrapalhando seu trabalho. Ela acaba fazendo Gohan confessar que ele era o herói e o chantageia: em troca de aprender a voar e do rapaz participar do torneio de artes marciais, ela manteria sua identidade em segredo.

Ao lado de Goten, Videl é treinada por Gohan e depois de poucos dias ela realmente aprende a voar. Porém, Gohan e Videl desenvolvem um interesse amoroso um no outro e acabam trabalhando juntos para deterem os criminosos ainda no ensino médio, com Videl se tornando a Saiyagirl.

Pan e Dragon Ball GT

Baby Gohan

Depois do fim de Dragon Ball Z, Gohan passou a trabalhar na Corporação Capsula de Bulma como um pesquisador e raramente treinava. Sua preocupação passou a ser um bom marido para Videl e um bom pai para Pan. Quando soube que seu pai (Goku) havia sido transformado em criança por Pilaf com a ajuda das Esferas do Dragão da Estrela Negra, ele projetou com a ajuda de Bulma e Videl uma nave para que seus companheiros conseguissem viajar o universo reunindo novamente os artefatos para salvar a Terra.

Quem estava sendo designado para essa missão era Goku, Trunks e Goten, mas o último acabou sendo substituído por Pan. Como Dragon Ball Super: Super Hero nos mostrou, Gohan acabou negligenciando um pouco da infância de Pan, focando mais em suas pesquisas do que em suas obrigações como pai. Mas o fim do filme nos mostrou que ele se tornou capaz de recuperar o tempo perdido e ser um bom pai, como vemos em Dragon Ball GT.

Gohan também foi um ponto crucial para o antagonista dessa série, o Baby. Baby era um ser alienígena que conseguia tomar o controle do corpo das pessoas, sendo Gohan uma de suas vítimas e a ferramenta principal para que Baby chegasse até Vegeta, que era seu objetivo. Gohan só se livra de Baby ao ser purificado pela Água Sagrada com a ajuda de Kibito Kai, retomando a consciência e ajudando na luta contra Baby Vegeta.

Gohan do Futuro

Gohan do Futuro ao lado de Trunks, seu pupilo

Mesmo que nós conheçamos esse personagem de uma linha temporal alternativa como “Gohan do Futuro“, ele é chamado na série apenas como Gohan. Ele é o equivalente do futuro alternativo, o mesmo de onde o Trunks do Futuro veio e sua primeira aparição foi durante um flashback desse Trunks.

Como a série nos mostra, Goku morreu nessa linha temporal alternativa e a ameaça dos Androides se tornou tão real que os Guerreiros Z foram mortos. Gohan acabou se tornando a última defesa do planeta contra as ameaças do Androide 17 e 18. Ele é mostrado como um homem de 23 anos que se tornou o mentor de Trunks, que passou 13 anos tentando destruir os inimigos e treinando seu pupilo.

Sua personalidade é bem diferente da do Gohan da linha do tempo oficial. Enquanto esse é calmo, tranquilo, evita brigas e se dedicou às pesquisas e ciência, Gohan do Futuro se tornou duro, sério e agressivo devido às circunstâncias de tudo o que aconteceu a ele.

Nova transformação: Gohan Beast

Gohan Beast em Dragon Ball Super: Super Hero

O filme Dragon Ball Super: Super Hero trouxe Gohan de volta aos holofotes e, mais que isso, lhe deu uma nova e poderosa transformação que veio a ser chamada de Gohan Beast!

Ainda se sabe pouco sobre essa forma, mas sua força foi demonstrada na luta final contra Cell Max. Ela é uma evolução da Ultimate Form, que é exclusiva de Gohan na trama e Toriyama afirmou que o nome “Gohan Beast”  vem da sensação de que “a fera interior despertou“. Como sempre, Gohan se transformou e atingiu um novo Despertar ao ver a morte de um companheiro de batalha, o Piccolo.

É dito por Toriyama que Gohan é mais forte do que qualquer um, mesmo não tendo tido a chance de brilhar recentemente. Esperamos que mais do Gohan Beast apareça daqui pra frente, mesmo que o personagem não treine com tanta frequência quanto deveria.

Esses são os momentos principais de Gohan ao longo de Dragon Ball Z, já que depois temos sua “aposentadoria”. O que você acha do personagem? Gostaria que ele tivesse seguido e se tornado o novo protagonista ou gosta de como ficou? Divide com a gente nos comentários!

Confira também: