Esferas do Dragão: Entenda as diferenças entre cada conjunto de artefatos de Dragon Ball

Capa da Publicação

Esferas do Dragão: Entenda as diferenças entre cada conjunto de artefatos de Dragon Ball

Por Flávia Pedro

Dragon Ball é uma obra com um multiverso bem extenso e dentre eles as Esferas do Dragão estão sempre presentes e mesmo sem o destaque merecido, elas têm grande influência na maioria dos acontecimentos devido a desejos que concedem a quem as reúne. A verdade é que existe mais de um conjunto dessas esferas e cada um tem suas vantagens e desvantagens, dragões e limitações.

Mesmo tendo um papel fundamental para a maioria das histórias da franquia, as Esferas do Dragão são o ponto que uniu muitos personagens… Bulma e Goku só se conheceram graças a elas, Goku só foi para Namekusei por conta delas e se todos os Guerreiros Z estão vivos até hoje é por desejos feitos a elas.

Vamos explorar todos os conjuntos desses artefatos e explicar todas as diferenças entre eles! Conheça todos esses conjuntos e como eles funcionam:

Esferas do Dragão – Planeta Terra

Esferas do Dragão – Planeta Terra

Essas Esferas do Dragão aparecem já em Dragon Ball (série clássica) no primeiro episódio. Elas foram criadas por Kami e depois acabaram sendo recriadas por Dende assim que o primeiro conjunto delas foi destruído. É este conjunto de esferas que invoca Shenlong, que pode conceder desejos a quem as reúne.

Esses desejos só não podem interferir no livre arbítrio e nem podem pedir algo que ele já tenha concedido, apesar de que já foi desejado repetidas vezes que mortos voltassem à vida ao longo de toda história. Mas até repetido, esse é um desejo com limitações: a pessoa a ser revivida não pode ter morrido por causas naturais (velhice ou ataque cardíaco) e uma mesma pessoa só pode ser revivida apenas uma vez.

Também é possível reviver um grupo de pessoas, desde que elas estejam mortas num período menor que 1 ano, mas alguém que é mais poderoso que o criador das Esferas do Dragão também não pode ser revivido.

Sempre que realizam os desejos, elas acabam se espalhando ao redor do mundo, mas isso se dá devido a energia negativa que elas acumulam após o processo de conceder o pedido. A dispersão dos objetos é o que permite que essa energia negativa se dissolva sem que ninguém próximo seja prejudicado ou atingido por ela.

Se alguém as reunir antes que esse processo de dissipação de energia negativa seja concluída, uma versão sombria de Shenlong será convocada – Black Shadow Shenlong – e as Esferas vão rachar. Isso acontece em Dragon Ball GT (não canônico), devido a frequência com que elas foram usadas em um curto espaço de tempo e o Shenlong sombrio engole as Esferas do Dragão e se divide em outros 7 dragões.

Esferas do Dragão – Namekusei

Esferas do Dragão – Namekusei

Essas são as Esferas do Dragão que aparecem em Dragon Ball Z e são do planeta natal de Kami e Piccolo, Namekusei. Elas são diferentes dos outros grupos de artefatos, vamos pontuar as diferenças:

Elas foram criadas pelo Grand Elder Guru e seu tamanho é diferente, já que são maiores que as Esferas Terrestres (as do planeta Terra têm o tamanho de um punho normal). Ao serem reunidas, elas invocam o Dragão Porunga que novamente diferente das anteriores, concede 3 desejos ao invés de 1 e pode trazer uma mesma pessoa de volta à vida mais de uma vez.

Depois de um tempo os Namekuseijins conseguiram modificar o seu funcionamento, permitindo que elas também pudessem trazer mais de uma pessoa de volta à vida.

Porém, elas só podem ser reunidas a cada 130 dias terrestres e não se espalham, elas acabam se transformando em pedra. Isso faz com que a caçada por elas não seja necessária, apenas é preciso que esperem elas voltarem à sua forma original. Porém, elas precisam de uma “senha” para serem usadas e o Dragão que concede os desejos só fala a língua Namekuseijin, ou seja: apenas Dende pode usá-las.

Esferas do Dragão Estrela Negra

Esferas do Dragão Estrela Negra

Elas aparececem em Dragon Ball GT, ou seja, não são canônicas assim como a série também não é. Mas foram criadas por Piccolo e Kami antes de serem separados e são extremamente poderosas, podendo realizar qualquer desejo sem nenhuma restrição. Porém, há um efeito colateral muito perigoso…

O planeta onde o desejo for realizado acaba sendo destruído, a não ser que as Esferas do Dragão sejam reunidas dentro de 1 ano. Pode parecer fácil, já que as esferas Terrestres se espalham ao redor do planeta, mas as Esferas Estrela Negra se espalham pela galáxia! Outro ponto que as diferenciam das demais é o Dragão invocado, chamado Ultimate Shenlong.

As Super Esferas do Dragão

As Super Esferas do Dragão

Dragon Ball Super é mais uma das séries da franquia que trouxe de volta as Esferas do Dragão, mas assim como o nome sugere, elas são mesmo super! Elas foram as primeiras dentre todas a serem criadas pelos Namekuseijins, utilizando pedaços delas para criarem os conjuntos seguintes de cada planeta.

Elas são as maiores Esferas dentre todas, tendo o tamanho de planetas e invocal o Deus Dragão chamado Zalama (ou o Super Shenlong) e também se espalham após seu uso, mas entre os Universos 6 e 7. Para conseguir utilizá-las, é necessário falar a Língua Divina e recitar uma frase: núcleo da presença de Zalama.

Assim como as esferas são assustadoramente grandes, seu Dragão invocado não poderia ser diferente! Ele ocupa o espaço de galáxias dos Universos devido ao seu tamanho.

Esferas do Dragão Negras

Esferas do Dragão Negras

Este conjunto de Esferas vermelho escuro com estrelas pretas é exclusivo para Dragon Ball Heroes, capazes de convocar o Shenlong Negro e após serem utilizadas se espalham pelo tempo e espaço (o que faz com que reuni-las seja praticamente impossível). Elas podem fundir seres vivos e oferecer grandes poderes a eles.

Um desejo é o suficiente para reunir energia negativa que convoca o Dragão das Sombras.

Esferas do Dragão de Cereal

Esferas do Dragão de Cereal

O nome pode parecer esquisito, mas Cereal é um planeta que existe no universo de Dragon Ball Super e foi explorado apenas no mangá. Esteticamente elas são as menores até agora e diferente das demais, esse grupo de artefatos é composto apenas por duas Esferas. Sua coloração também apresenta estrelas em tom escuro e convocam Torombo, um dragão relativamente pequeno se comparado aos anteriores.

Granolah, o último cerealiano, afirmou que elas têm a capacidade de reviver toda uma raça sem limite de quantidade, mas não sabemos nada sobre seus efeitos colaterais e outras possibilidades atreladas a elas.

Você conhecia todos os conjuntos de Esferas do Dragão? As diferenças entre elas e onde cada uma aparece? Deixe nos comentários qual delas é sua preferida!

Confira também: