Dragon Ball: Qual a idade do Goku?

Capa da Publicação

Dragon Ball: Qual a idade do Goku?

Por Flávia Pedro

Saber a idade de um personagem que você gosta normalmente é uma tarefa fácil, basta uma pesquisa rápida para descobrir o ano de nascimento e subtrair pelo ano atual (ou o ano em que a história se passa), mas Goku é um caso à parte. Depois de ter morrido algumas vezes e de treinar em locais que alteram o tempo, calcular quantos anos ele tem é um pouco mais complicado, mas não impossível!

Goku em Dragon Ball

Quantos anos o Goku tem?

Para entender a real idade de Goku, vamos falar um pouco sobre cada fase do personagem nas séries e quantos anos ele tinha em cada uma delas. Começando por Dragon Ball, onde essa história se inicia: Goku tinha apenas 12 anos quando conheceu Bulma e isso ocorreu em 749 anos. Cronologicamente, a história de DB ocorre em um período de 7 anos, com seu final em 756 anos. Ou seja, Goku tinha 19 anos ao final da primeira série.

Em Dragon Ball Z, continuação da primeira parte do anime, Kakaroto começa a série com 24 anos, quando Gohan é sequestrado por Raditz. A Saga Boo – última dessa sequência – termina por volta de 774 anos, o que significa que nesse final Goku tinha 37 anos. Se formos levar Dragon Ball GT em consideração (que pra muitos não é canônico), teremos outra mudança na idade do protagonista.

No GT Goku tem 42 anos e a série se passa em 789 anos. Ele pode até ser transformado em criança por Pilaf, mas ao contrário do que muitas pessoas pensam devido ao seu visual, ele é um homem de meia idade.

Voltando para a linha temporal oficial, temos Dragon Ball Super. Ele tem 41 anos no início do Super, que se passa em 778 anos. O Torneio do Poder, que é um marco importante para a série, ocorre em 780 anos, significando que Goku tem 43 anos quando participou dos confrontos.

Goku em sua fase adulta

Em Batalha dos Deuses, Goku permanece com a mesma idade inicial de Dragon Ball Super, já que a história também se passa em 778 anos.

Em relação às séries, nós temos a idade cronológica do personagem. Mas como foi dito, ele morre e retorna à vida algumas vezes e isso interfere nas contagens referentes a sua idade corporal e espiritual, por exemplo: ele passa um bom tempo treinando enquanto estava morto, mas durante esse tempo seu corpo físico não envelhece devido a um bloqueio biológico, o que faz com que seu corpo tenha apenas 39 anos.

Enquanto isso, seu espírito também tem uma idade diferente. Goku passou 4 anos treinando na Câmara de Tempo Hiperbólica, que em tempo terrestre esses 4 anos equivalem a apenas 4 dias. Isso quer dizer que seu espírito envelheceu bem mais que o normal por essa diferença de tempo entre a Terra e a câmara, então: Goku tem 47 anos em Dragon Ball Super e contando! (via Dragon Ball Guru)

Confira também: