Pokémon: Quantos anos tem Ash no anime atualmente?

Capa da Publicação

Pokémon: Quantos anos tem Ash no anime atualmente?

Por Gabriel Mattos

Pokémon comemora 25 anos de exibição de sua série animada. Neste tempo, uma geração inteira cresceu acompanhando cada nova captura e ginásio enfrentado por Ash Ketchum em sua jornada para se tornar um Mestre Pokémon. Entretanto, o próprio treinador não parece ter evoluído nem um pouco, o que levanta a pergunta: afinal, quantos anos tem Ash no anime atualmente?

Quantos anos tem Ash Ketchum?

Ash encontrou Pikachu com 10 anos… E não envelheceu desde então!

Oficialmente, Ash Ketchum ainda tem 10 anos de idade. Mesmo após encarar diversas aventuras ao longo de nove regiões diferentes, incluindo as Ilhas Laranja, o treinador da cidade de Pallet continua tão jovem quanto era no primeiro episódio da série — “Pokémon, eu escolho você!”

Diversos momentos da série animada acabam contradizendo a versão oficial, mas a decisão de nunca envelhecer o Ash foi feita deliberadamente desde o início. O motivo é garantir que o anime nunca perca o apelo com o público infantil, algo revelado pelo diretor executivo Kunihiko Yuyama, em entrevista para o livro Daniel Arsham’s Pokédex, publicado no início do ano.

No episódio “Respeitando Espaços”, de Pokémon Grandes Jornadas, é estabelecido que Ash e Goh tem 10 anos.

Kunihiko foi o principal responsável pelo rumo que o anime tomaria desde a primeira temporada e ainda está envolvido nas fases mais recentes como produtor criativo. Segundo o mesmo, a ideia de crianças viajando pelo mundo sozinhas, presentes nos jogos, o lembrava de suas férias de verão e ele tentou incorporar este sentimento na adaptação para anime.

“Fundamentalmente, está sempre no começo do verão e ele tem 10 anos de idade para sempre. E acima de tudo, [a jornada é como] um dia de férias de verão que se repete perpetuamente. Isso era o que eu esperava criar: a visão de um mundo que seria ideal para crianças,” explica o diretor executivo.

Quantos anos Ash Ketchum deveria ter em Pokémon?

Mesmo que o tempo não seja muito importante para os produtores do anime, é impossível ignorar as fortes evidências de que anos se passaram durante a jornada de Ash. Cenas em diversos episódios contradizem a idade oficial do protagonista, o que sugere que, caso as passagens do tempo fossem respeitadas no roteiro, ele deveria ser bem mais velho.

Curta marca o aniversário de um ano da jornada de Ash.

Ao longo do anime, houveram alguns episódios e especiais comemorando aniversários, como o curta Pikachu & Pichu exibido antes do filme Pokémon 3: O Feitiço dos Unown. Nele, Ash prepara uma festa para comemorar o aniversário de seu primeiro encontro com Pikachu, confirmando que ao menos um ano havia se passado após o início da sua jornada.

Na nova temporada, Jornadas Pokémon, surge outra forte marcação de tempo na forma do “irmão” adotivo de Ash. Durante a fase Sol e Lua, Ash mora junto do Professor Nogueira, que o trata como um filho. Ao longo da temporada, ele acaba conhecendo e se casando com a Professora Bruna, que termina a série grávida. Em Jornadas, ao visitar Alola, Ash conhece o filho do casal, que já tem alguns meses de vida. Sendo assim, aproximadamente um ano se passou desde Sol e Lua.

O “irmão” do Ash, Lei, confirma a passagem de mais um ano.

Estes dois casos mostram uma tendência de que aproximadamente um ano se passa entre as fases do anime. Levando isso em conta, na temporada atual, Ash deveria estar prestes a atingir sua maioridade, beirando os seus 18 anos! Dá pra entender o motivo dos produtores preferirem mantê-lo jovem para sempre, não é mesmo?

Será que o Ash vai envelhecer algum dia como o Red dos jogos? Não deixe de comentar!

Fique com: