O que significa o “Z” de Dragon Ball Z?

Capa da Publicação

O que significa o “Z” de Dragon Ball Z?

Por Flávia Pedro

Dragon Ball Z foi um grande sucesso e ajudou a consolidar a franquia de Dragon Ball dentro e fora do Japão. Um exemplo é a importância que o anime teve nos Estados Unidos, abrindo portas para que outros animes com traços característicos dessa animação pudessem chegar ao país e, consequentemente, acabassem no Brasil. Mas uma coisa que sempre intrigou os fãs é: o que significa o “Z” no fim do nome? Tem alguma diferença significativa para isso?

Existe uma explicação oficial dada pelo próprio Akira Toriyama, o autor da série, para que a letra Z tenha sido adicionada ao nome original. Antes, porém, é preciso entender que o “Z” só foi adicionado fora do país. O mangá, mesmo contando a história de Goku em sua vida adulta, é conhecido apenas como Dragon Ball no Japão.

É nos países de língua inglesa que a obra foi renomeada para Dragon Ball Z pela Viz Media e outras editoras, para que fosse feita uma divisão entre as duas linhas da história e os fãs não se confundissem com o anime clássico.

Mas as teorias sobre o acréscimo variam desde “erro de digitação no lugar do número 2”, “referência a Zenkai” que é a habilidade das raça Saiyajin de regenerar a própria saúde durante a luta ou até mesmo referência a Z Fighters, o nome que Goku e seus amigos receberam na franquia.

Dragon Ball Z e seus personagens

Porém, a explicação oficial foi dada em 2003 pelo próprio Toriyama, mas ela é bem mais simples do que as teorias. Em uma entrevista em conjunto com o designer de personagens e animador de DBZ, Katsuyoshi Nakatsuru para o Guia de episódios, o autor esclareceu que o “Z” significava que a história de Goku estava chegando ao fim (em 1996, 1 ano depois do fim do mangá).

O Kanzenshuu, um site de fãs, traduziu a entrevista onde Toriyama afirmou:

“Z é a última letra do alfabeto, certo? De qualquer forma, a partir daquele momento, eu realmente já queria acabar com o quadrinho… Intitule um ‘Z’ com o significado de ‘Isso é tudo, pessoal!'”

Nakatsuru ainda questionou: “Você tem alguma imagem de algo diferente do ‘Z’?” e Akira responde:

“Não, provavelmente não. Eu mesmo pensei: ‘Eles não precisam mudar o título, precisam?’ mas alguém da equipe do anime exigiu, dizendo: ‘[Nós] queremos atualizar’, então eu fiquei tipo, ‘[Isto] deve estar bom’.”

E esse era o “grande significado” da letra Z no nome da franquia. Apesar de significar o fim da série, tivemos a continuação canônica alguns anos depois, chamada Dragon Ball Super. Mas e você, conhecia o significado dessa alteração no nome? Deixe nos comentários!

Confira também: