Dragon Ball: Por que Akira Toriyama não gosta muito do Cell?

Capa da Publicação

Dragon Ball: Por que Akira Toriyama não gosta muito do Cell?

Por Flávia Pedro

Dragon Ball Z é uma das séries da franquia de Akira Toriyama cujo os vilões sempre são lembrados, seja por sua maldade extrema, ou o seu desejo de destruir o Planeta. Entre nomes como Freeza, Dr. Gero e seus Androides e Majin Boo, Toriyama já falou algumas vezes como Cell é o vilão menos querido por ele. Entenda o porquê!

Cell aparece durante a Saga dos Androides, mas não foi uma ideia genuína de Toriyama. O responsável pela criação do vilão na verdade é Kazuhiko Torishima, o editor de Akira nessa época. O autor havia criado os Andróides 17 e 18 para substituir o Androide 19 e o Dr. Gero, mas os irmãos malignos não animaram em nada o editor, que achava que ambos não passavam de pirralhos.

Androides 17 e 18

Eles não tinham um design ameaçador, afinal: tinham aparência humana. Então essa crítica construtiva levou Toriyama a criar Cell, que teria um visual completamente diferente e inspirado em insetos. Porém, a aparência do personagem também não agradava muito o mangaká.

Ele achou tedioso desenhar Cell, principalmente por ele ter o corpo coberto de pontos pequenos e isso fez com que levasse ainda mais tempo para desenhá-lo. O que acabou tornando o processo criativo extremamente chato e cansativo para o autor.

Cell absorvendo o Android 17

Fora que, para o próprio autor, Cell não tinha profundidade pautada por grandes motivações. Ele sabe que não é muito bom no desenvolvimento de seus personagens, achando essa parte um desafio (via Ranker). Akira já chegou a afirmar uma vez ao debater com Toyotaro:

“Quero dizer, eu não sou muito bom em retratar a psicologia dos personagens na página […] Francamente, eu até achei Cell um pouco chato (risos). Com inimigos é mais fácil apenas tê-los sendo bandidos diretos para que eles possam ser espancados. Nesse sentido, eu acho que mangás shoujo são realmente incríveis, já que eles têm que retratar continuamente o estado de espírito de uma garota (risos). Eu não acho que poderia lidar com isso! “

O autor não se divertiu ao criar Cell e deixou isso claro em todos os seus pronunciamentos e, como esse não era um personagem que ele queria ter feito, faz sentido a sua indignação e falta de apego com ele. Apesar de muitos fãs gostarem do que foi apresentado a partir do vilão, o próprio autor acaba sendo controverso e esses são seus motivos.

Confira também: