Dragon Ball: Afinal, a idade de Bulma é um furo de roteiro? Entenda aqui

Capa da Publicação

Dragon Ball: Afinal, a idade de Bulma é um furo de roteiro? Entenda aqui

Por Junno Sena

Com tanto tempo em produção, a franquia Dragon Ball se viu lidando com diversos furos de roteiro. Um em específico diz respeito ao que dá início a aventura de Goku, isto é, seu encontro com Bulma. Na época, o saiyajin tinha apenas 12 anos, enquanto Bulma estava com 16 anos. Porém, os fãs do anime e mangá já devem ter notado como o ritmo de envelhecimento dos dois não se manteve constante.

Alguns podem entender essa inconstância como um furo de roteiro, porém, existem algumas variáveis no universo de Dragon Ball que fazem com que ambos os personagens terminem o anime com a mesma idade.

O encontro de Bulma e Goku ocorre em 749, enquanto Dragon Ball Super se inicia em 778. Isso equivale a 29 anos, fazendo com que Goku chegue no início de Super com 41 anos, enquanto Bulma estaria com 45.

Goku e Bulma em Dragon Ball

A diferença de anos é suprida por um fator importante do anime: a Câmara de Tempo Hiperbólica. Apresentada em Dragon Ball, a câmara possui uma gravidade mais densa, possibilitando que quem treine dentro da mesma seja capaz de adquirir resultados rapidamente. Desta forma, um mês dentro da máquina equivalem a poucas horas no tempo normal.

A medida de conversão oficial correlaciona um dia no mundo real equivalendo a um ano para o corpo do indivíduo. No total, Goku passou 4 dias dentro da câmara, somando 4 anos a sua idade final.

Esses quatro anos se tornam a diferença necessária para igualar a idade dos dois. Logo, o que parecia um furo está, na verdade, correto, fazendo com que, ,o presente momento do mangá e anime, ambos possuam 47 anos.

Aproveite e continue lendo: