Dragon Ball: Quem é a mãe de Goku?

Capa da Publicação

Dragon Ball: Quem é a mãe de Goku?

Por Flávia Pedro

Mesmo trazendo um grande foco em batalhas, Dragon Ball tem o cuidado de aprofundar lentamente o passado de seus personagens. Ao longo da trama, conhecemos mais sobre a família do Goku, incluindo Bardock, seu pai, e Raditz, seu irmão mais velho. Entretanto, a identidade de sua mãe permaneceu um mistério por muito tempo.

A mãe de Goku se chama Gine e só apareceu de forma canônica uma vez. Durante o ano de 2014, no mangá especial chamado Dragon Ball Minus: The Departure of the Fated Child. Ela chegou a aparecer também no filme Dragon Ball Super: Broly (em 2019), mas como sua aparição no filme é a do mesmo momento representado no mangá, ambas contam como o mesmo momento.

Não foram divulgadas muitas informações sobre a personagem. Ela era um dos membros do esquadrão de Bardock durante o comando de Freeza, mas por ser atrapalhada e inexperiente, o guerreiro precisava salvá-la com muita frequência.

Ser protegida constantemente por seu líder fez com que ela se apaixonasse por ele e, diferente dos relacionamentos entre a raça Saiyajin que tinham como objetivo apenas a reprodução, ambos desenvolveram afeto um pelo outro.

Como Gine não era boa guerreira, saiu da tropa de Bardock e conseguiu um emprego em um centro de distribuição de carne para ajudar a alimentar os guerreiros. Como uma mãe de guerreiros, sua função era a mesma que a das demais matriarcas: criar seus filhos para que fossem fortes até que eles tivessem idade suficiente para lutar. (via CBR)

Gine e Bardock

Ela desempenhava seu papel muito bem, já que se orgulhava bastante de seu filho, Raditz, fazer parte do mesmo esquadrão que o Príncipe Vegeta. Contudo, ela era extremamente amorosa com seu filho caçula, Kakaroto. Ela estava tão preocupada com seu filho que quase hesitou em salvá-lo depois do aviso de Bardock, mas o fez jurando que acharia seu filho caso seu marido estivesse errado.

Infelizmente, tudo indica que ela perdeu a vida junto com Bardock durante o ataque de Freeza e foi esquecida assim que Raditz morreu para Goku e Piccolo. Como Goku era um bebê e não teria como se lembrar de sua mãe, ela foi deixada de lado pelo autor e sua equipe. Goku também nunca demonstrou interesse em saber mais de seu passado e a herança Saiyajin, por isso detalhes além desses citados sobre Gine nunca foram revelados.

Goku provavelmente adoraria conhecer sua mãe, já que ela era uma mulher amorosa e gentil, diferente dos guerreiros Saiyajins que ele acabou conhecendo ao longo da série. Mas e você acha que ela ainda pode aparecer nas páginas do mangá? Como acha que seria a relação dela com Goku? Qual a sua opinião sobre o passado de Gine? Divide tudo com a gente nos comentários!

Confira também: