Bardock: Saiba tudo sobre o pai de Goku em Dragon Ball

Capa da Publicação

Bardock: Saiba tudo sobre o pai de Goku em Dragon Ball

Por Flávia Pedro

Bardock é um dos personagens da franquia de Dragon Ball Z e na história ele é ninguém menos que o pai de Goku, nosso protagonista. Seu passado foi desconhecido para o público por um tempo, até o Saiyajin ganhar um especial sobre sua história chamado Dragon Ball Z: Bardock, O Pai de Goku. Quer saber mais sobre seu passado e sua história? A gente te conta!

Quem é Bardock?

Bardock, o pai de Goku em Dragon Ball

Bardock é um dos guerreiros Saiyajins, mas possui uma classe baixa entre eles. Além de ser pai de Goku, ele também é o pai de Raditz (um guerreiro que chega a Terra no início de Dragon Ball Z à procura de Kakarotto).

Ele é o líder de sua própria equipe, subordinada a Freeza, sendo considerado um bom comandante por conseguir realizar muito bem suas funções. Ele se tornou um soldado do Exército Saiyajin e membro do Exército Galáctico de Freeza, isso até descobrir o que estava para acontecer.

Toolo, o último guerreiro vivo do planeta Kanassa — que foi dominado por Bardock e sua tropa — tem a habilidade de ver o futuro e, após atingir o líder Saiyajin com um golpe, lhe passa essas habilidades para ele, que dão informações sobre um genocídio de seu povo Saiyanjin arquitetado por ninguém menos que seu próprio líder, Freeza.

A personalidade de Bardock

Bardock com seu Scouter (o rastreador utilizado pelos Saiyajins)

Assim como todo bom Saiyajin, Bardock tem traços como arrogância, excesso de confiança e ironia, mas diferente da maioria ele se importa com a vida de seus companheiros. Como é descendente de uma raça de guerreiros, ele também ama lutar e matar adversários com as próprias mãos, para ele quanto mais poderoso for o oponente, melhor será seu combate.

Goku puxou muito seu pai no quesito “não ter medo de nada”, não é à toa que ele decidiu enfrentar Freeza sozinho. Em batalha ele se mostra como um estrategista genuíno que consegue ler as situações de perigo muito rápido e lidar com elas, exemplo disso foi ter derrotado  vários dos homens mais poderosos de Freeza, além de dominar planetas inteiros em tempo recorde.

Como líder familiar, temos o problema da maioria dos Saiyajins: um péssimo pai. Ele mal se lembra de Kakarotto, a não ser quando perguntado sobre a missão de seu filho, ou quando, após receber o dom prever o futuro, acaba tendo visões de Goku já adulto.

Bardock sempre foi admirado como um guerreiro impecável e determinado, tanto que até em sua última batalha, mesmo sabendo que corria sério risco de morte, ele preferiu enfrentar Freeza de frente ao fugir e salvar apenas a sua vida.

O passado de Bardock

Muito do passado de Bardock não havia sido explicado até o lançamento do seu especial, então para conseguirmos explorar e compreender mais do passado desse personagem, vamos falar sobre Dragon Ball Z: Bardock, O pai de Goku e os principais acontecimentos desse especial que envolvem diretamente o Bardock.

Dragon Ball Z: Bardock, O pai de Goku

Momento em que o personagem aparece ferido

Tendo seu primeiro episódio no dia 17 de outubro de 1990, Bardock, O pai de Goku foi um especial inserido em Dragon Ball Z entre os episódios 63 e 64, introduzindo aos poucos o passado do personagem na história. Futuramente ele viria a ser lançado novamente, mas dessa vez junto com Dragon Ball Z: A história de Trunks.

Nesse especial, acompanhamos um pouco do passado do Guerreiro Saiyajin como um dos subordinados do exército de Freeza, especialista em destruir e dominar planetas por aí. Bardock é muito bom no que faz em relação a dominar outros mundos, tendo conquistado Kanassa em pouquíssimos dias (essa empreitada deveria ter durado no mínimo 1 mês a mais).

Pensando no poder Saiyajin e na possibilidade desses guerreiros um dia se voltarem contra o próprio Freeza, Zarbon começa a enxergar essa raça como uma ameaça ao futuro e incentiva seu líder a exterminar esse povo antes que seja tarde demais. 

Após tomar o planeta Kanassa e adquirir esse poder de previsão, Bardock é posto em uma cápsula de recuperação para sobreviver ao seu ferimento, é durante seu coma que o personagem começa a ter visões de seu povo sendo morto e dos primeiros anos de Goku na Terra.

Após acordar, ele segue para sua próxima missão onde supostamente sua equipe estaria, mas ele é surpreendido ao perceber que todos os seus aliados morreram e que Dodoria — um subordinado de Freeza — foi o responsável pelo massacre. Ele é atingido por um dos raios de Dodoria, mas consegue fugir para o Planeta Vegeta, passando pela cápsula incubadora de Goku, que tinha sido mandada para a Terra.

Bardock tenta avisar o povo do Planeta Vegeta sobre a ameaça que se aproxima, mas ele não tem muito crédito e acaba virando chacota entre os guerreiros, percebendo que precisa lidar com essa ameaça sozinho.

Ele parte para o confronto com Freeza, mas antes de chegar no chefão enfrenta inúmeros soldados e derrota todos. Quando finalmente fica cara a cara com seu inimigo, Bardock usa vários de seus ataques mais poderosos contra ele, mas não surte muito efeito e Freeza utiliza sua Supernova para matar o Saiyajin e todo o seu planeta. 

Quais são as principais transformações de Bardock no anime?

Bardock no modo Oozaru

  • Oozaru: Bardock é um saiyajin com cauda, então ele é capaz de utilizar sua transformação em Oozaru – o macaco gigante – após ver que a lua está cheia. Ele tem seu poder elevado a 10x quando está nessa forma e o vemos transformado durante o Especial, quando ele está atacando o planeta Kanassa.
  • Super Saiyajin: essa transformação acontece tanto no anime quanto no mangá e o deixa muito parecido com Goku, pois os cabelos se arrepiam para o alto da mesma forma, além de se tornarem loiros e os olhos ficam em tom verde. Assim como todo Saiyajin que alcança essa transformação, seu nível de poder se eleva a 50x mais que o seu normal.

Mas e você, o que acha do pai de Goku? Já conhecia sua história? Sabe alguma informação extra sobre o personagem? Divide tudo com a gente nos comentários!

Confira também: