Freeza: Tudo sobre o vilão de Dragon Ball

Capa da Publicação

Freeza: Tudo sobre o vilão de Dragon Ball

Por Camila Sousa

Quem cresceu assistindo e lendo Dragon Ball sabe que a franquia é repleta de lutas grandiosas, travadas contra inimigos extremamente poderosos. Para muitos, inclusive, a saga Z representa o ápice dessa ideia, incluindo oponentes como Cell, Majin Boo e Freeza, com o último sendo considerado até hoje como um dos maiores oponentes de Goku e cia.

Apresentado no final da década de 1980, o personagem teve várias transformações ao longo de sua trajetória, cada uma mais aterrorizante e mais poderosa do que a outra. Sua popularidade, aliás, o fez ir além da saga Z, voltando no longa Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza e chegando até a fase Super da história. Neste guia, falamos mais sobre a origem de Freeza, seus poderes e muito mais:

Quem é Freeza?

Freeza é apresentado em Dragon Ball Z como um poderoso imperador galáctico, que detém o poder de 79 planetas e gosta de conquistar territórios para revendê-los – inspiração que Akira Toriyama tirou de uma bolha de especulação imobiliária que aconteceu no Japão. No começo de seu império, Freeza tinha uma aliança com os Saiyajins, mas isso começou a ruir quando ele ficou sabendo sobre a lenda do Super Saiyajin, um ser de imenso poder que poderia se tornar uma ameaça a ele.

Embora tenha tentado deixar essa ideia de lado, o surgimento de vários Saiyajins poderosos fez Freeza aniquilar praticamente a raça inteira, destruindo o Planeta Vegeta e deixando poucos sobreviventes, como Son Goku e o próprio Príncipe Vegeta. Posteriormente, Freeza fica sabendo sobre a existência das Esferas do Dragão e vai ao Planeta Namekusei em busca dos artefatos, para conquistar a juventude eterna.

Essa história é mostrada em Dragon Ball Z e foi apenas o começo do que seria uma grande batalha. É aqui, por exemplo, que Goku forma uma grande Genki Dama para jogar contra o oponente e desperta os poderes de Super Saiyajin após ver a morte trágica de Kuririn. Dessa forma, o ódio de Freeza foi o responsável por despertar o poder que ele tanto temia.

A batalha que se segue entre os dois é sangrenta e também humilhante para Freeza, que percebe não ser a criatura mais poderosa do universo. Quando Goku tenta desistir da luta, o vilão se enfurece e desfere tantos golpes, que um se volta contra si mesmo e o deixa à beira da morte. Quem o salva é seu pai, o Rei Cold, que reconstitui as partes perdidas de seu corpo com implantes robóticos. No entanto, a batalha em Namekusei deixa marcas profundas em Freeza, que passa a ter uma sede de vingança ainda maior contra Son Goku.

Ao final de seu primeiro arco, o vilão vai para a Terra com o objetivo de matar Goku e toda a raça humana, mas é impedido por Trunks, que vem do futuro para evitar alguns acontecimentos. Trunks parte Freeza ao meio e mata também seu pai, encerrando a primeira grande história do personagem.

Freeza além de Dragon Ball Z

Lançado em 2015, o filme animado Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza mostra exatamente o que o título fala: a volta do personagem após sua morte pelas mãos de Trunks. Na história, o espírito de Freeza é mantido e torturado no inferno da Terra, e sua ressurreição acontece após Sorbet e Tagoma, que eram leais a ele, unirem as Esferas do Dragão e o trazerem de volta. Ainda com ódio por sua derrota, Freeza treina, assume uma forma dourada e vai atrás de Goku e cia. Novamente uma grande luta acontece e, sem revelar muitos detalhes sobre o filme, Freeza é derrotado mais uma vez e volta para o inferno.

Já em Dragon Ball Super acontece uma coisa curiosa: quando Majin Boo fica impossibilitado de lutar no Torneio do Poder, que une os seres mais poderosos de oito universos, Goku decide ir até o Inferno e chamar ninguém menos que Freeza para ocupar a vaga. O vilão aceita o acordo após Goku prometer revivê-lo com as Esferas do Dragão. Novamente sem revelar muito, o vilão termina o filme oficialmente de volta à vida. Freeza aparece ainda em Dragon Ball Super: Broly, começando a reconstruir seu império e recrutando Broly para o ajudar a encontrar a última Esfera do Dragão. No entanto, seu desejo aqui é mais simples: ele quer ficar 5cm mais alto.

Nos mangás de Dragon Ball Super, o personagem está sumido há alguns arcos, já que agora a trama está focada em novos personagens e nos Deuses da Destruição. No entanto, a chegada de um personagem recente com desejo de vingança pode indicar que o vilão voltará em breve.

Quais são os poderes de Freeza?

Freeza faz parte da raça dos Changelings e, assim como outros personagens do universo de Dragon Ball, possui superforça, velocidade, capacidade de voar e de disparar rajadas de energia.

O grande diferencial dos poderes de Freeza está em suas transformações, que estão diretamente ligadas aos seus poderes. O personagem é tão forte que ele precisa assumir novas formas para controlar sua energia – que pode ser demais até para ele. Vamos falar sobre cada uma delas abaixo.

Quais são as transformações de Freeza?

Em sua Primeira Forma, Freeza tem uma aparência mais “monstruosa” por assim dizer, com uma cauda e dois chifres. Ele assume essa forma também ao ser ressuscitado no filme animado. Já sua Segunda Forma é bem parecida com a primeira, porém mais alta e forte e com os chifres em um ângulo diferente.

Em sua Terceira Forma, Freeza chega a se parecer com um xenomorfo da franquia Alien, com uma cabeça alongada e espinhos nas costas. Já a Quarta Forma é a mais conhecida do personagem, sendo mais clean do que as anteriores e sem elementos tão monstruosos, como os chifres. No mangá, essa forma é chamada de Super Freeza e representa um aumento grande da força do personagem. Dessa forma, apesar de ser menos repugnante, essa é uma de suas formas mais assustadoras. Vale lembrar que há variações dessa transformação, quando o personagem atinge 50% de seu poder, e quando chega ao patamar máximo.

Como explicado acima, Freeza chega a ter partes mecânicas em seu corpo quando é salvo, e essa forma é chamada de Mecha Freeza. Já citada anteriormente, a Forma Dourada é a mais recente do personagem, sem contar as evoluções dos games, como o Mecha Freeza de armadura completa, o Majin Freeza, o Modo Vilão e o Dourado Supervilão.

Antes de ir, fique com: