Goku Day? O motivo curioso pela qual foi escolhida uma data para celebrar a franquia Dragon Ball no Japão

Capa da Publicação

Goku Day? O motivo curioso pela qual foi escolhida uma data para celebrar a franquia Dragon Ball no Japão

Por Flávia Pedro

Dragon Ball com certeza é uma das franquias dos animes mais populares de todos os tempos e, além do talento de Akira Toriyama, muito desse sucesso se atribui também a Goku, o protagonista dessa história. Um dos personagens de anime mais icônicos de todos os tempos, claro que Kakaroto teria uma data só para ele! Mas você sabe qual é a data e quando surgiu?

Goku recebeu seu próprio dia para que os fãs e Akira Toriyama pudessem comemorar e, o motivo pela escolha dessa data, foi explicada no Site Oficial de Dragon Ball de forma bem clara: o dia 5/9, ou 5 de  foi escolhido pois, em japonês, a pronuncia desses números soam como “Go” (cinco) e “Ku” (nove), pois os números se combinam para formar o kanji japonês. É um ótimo motivo para a escolha da data, bastante criativa e fácil de lembrar.

Inclusive, a Japanese Anniversary Association (sim, existe uma associação que registra os aniversários do Japão) registrou essa data de forma oficial e certificada, então é mesmo uma data catalogada desde o ano de 2015. 

Goku, personagem criado por Akira Toriyama

Receber essa data oficialmente comprovou ainda mais o quanto essa é uma obra querida pelos fãs. Assim como Naruto, One Piece, Bleach… Dragon Ball é um shonen que marcou toda uma geração que segue acompanhando boa parte dos lançamentos relacionados a franquia. O último foi o filme Dragon Ball Super, Super Hero, que acabou deixando Goku e Vegeta de lado para que Gohan e Piccolo pudessem brilhar.

Mas e você, sabia que esse era o motivo por trás da data do Goku? O que achou do motivo da escolha? Divide com a gente nos comentários!

Confira também: