Dragon Ball: Por que Goku é chamado de Son Goku?

Capa da Publicação

Dragon Ball: Por que Goku é chamado de Son Goku?

Por Nick Narukame

Goku, protagonista de Dragon Ball, é uma das figuras de anime mais conhecidas mundialmente. Mas, algumas dúvidas podem surgir acerca do personagem, como o significado de seu nome completo, Son Goku, e o motivo para ele ter sido nomeado assim.

Ao contrário do que muitas pessoas podem vir a pensar, o “Son” do nome do saiyajin não possui nenhuma ligação com o termo “son”  do inglês (traduzido para “filho”). Também não deve ser confundido com o “san” utilizado no idioma japonês como tratamento para “senhor”. “Son”, nesse caso, é nome próprio, atuando como o sobrenome de Goku. A palavra vem antes do nome dele unicamente porque essa é a ordem padrão do Japão, por isso “Son Goku” e não “Goku Son”.

Na trama, esse é o sobrenome do avô adotivo de Goku, Son Gohan, e é por isso que o garoto também o usa. Fora do enredo, Son Goku é uma referência direta à Sun Wukong, da Literatura Chinesa Jornada para o Oeste (via Anime Manga Talks).

O personagem Son Goku.

Goku é chamado de Son Goku em homenagem a Jornada para o Oeste.

Son Goku é a leitura dos ideogramas chineses de Sun Wukong (孫悟空) em japonês. No idioma há duas formas possíveis de leitura dos kanjis, sendo uma referente ao chinês (On’yomi) – idioma que originou o sistema de escrita – e a outra para o japonês (Kun’yomi). Dessa forma, “Son Goku” é a forma Kun’yomi de se ler o termo “孫悟空”.

Mas e você? Sabia sobre essa curiosidade? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: