Vegeta: Tudo sobre o guerreiro de Dragon Ball Z

Capa da Publicação

Vegeta: Tudo sobre o guerreiro de Dragon Ball Z

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Dragon Ball é uma franquia consolidada no mundo dos animes e mangás, conhecida por possuir inúmeros personagens marcantes que vão além do protagonista. Um dos mais populares entre o público é o orgulhoso Príncipe dos Saiyajins, o grande Vegeta. Com sua personalidade egocêntrica e seu ar de superioridade, ele chegou em Dragon Ball Z e se tornou um dos que estão presentes na série até os dias de hoje.

Veja tudo que você precisa saber sobre o Vegeta, desde sua chegada ao planeta Terra em Dragon Ball Z até sua nova fase em Dragon Ball Super!

Qual é a origem de Vegeta?

Vegeta, quando ainda era um antagonista

Vegeta IV, ou Príncipe Vegeta é um homem egoísta e muito orgulhoso, principalmente por ser filho de um Rei, Vegeta III. Quando chegou ao planeta Terra, ele era um guerreiro mercenário que tinha Goku como principal alvo. Porém, o personagem abandona o Exército Galáctico de Freeza (onde trabalhava ao lado de Nappa e Raditz), deixando sua função como um guerreiro para que pudesse morar na Terra, lutando ao lado dos Guerreiros Z.

Seu objetivo é se tornar o melhor guerreiro do universo, sempre focado em derrotar e ultrapassar os níveis de Goku. Na terra ele constitui uma família, se casando com Bulma e tendo dois filhos: Trunks e Bra. Vegeta aparece inicialmente como um vilão durante a Saga dos Saiyajins, mas evolui para anti-herói e recebe um desenvolvimento maior que o de muitos outros personagens. Ao lado de Goku, Vegeta assume o protagonismo da série.

A personalidade de Vegeta

Vegeta, o Príncipe dos Saiyajins

Vegeta chega ao planeta Terra como um ser arrogante e mesmo com o passar dos anos ele não perde essa característica, principalmente quando enfrenta um inimigo. Assim que descobre a verdade sobre seu planeta natal, passou a odiar Freeza devido ao abuso que sua raça sofreu em suas mãos e a destruição do Planeta Vegeta.

Seu sangue real o torna extremamente orgulhoso de sua herança Saiyajin, fazendo Vegeta acreditar que são uma raça superior e bem mais poderosa que as demais. É exatamente assim que ele é introduzido em Dragon Ball Z, como um vilão impiedoso que despreza a vida daqueles que são fracos perante ao seu julgamento.

Sua personalidade teve uma melhora desde que se aliou aos Guerreiros Z, mas características como frieza, ser vingativo e arrogante aparecem em diversos momentos. Um bom exemplo é que boa parte dos primeiros atos heróicos do personagem foram por interesse próprio ou por vingança (isso até começar a ver a Terra como um lar e se apaixonar por Bulma).

Outra característica é que Vegeta não pode ver uma luta que já corre para ela, mas sua arrogância muitas vezes o leva a subestimar seus oponentes, o que acaba resultando em algumas derrotas. Seu estilo de luta é muito intenso, além de ser um dos personagens mais inteligentes da série. Infelizmente, ele acaba perdendo com mais frequência do que seus fãs gostariam de assistir.

Por que Vegeta odeia Goku?

Vegeta vs Goku

Goku é um guerreiro que está abaixo na hierarquia, sendo um soldado Saiyajin de classe baixa (se fizesse parte do exército de sua raça). Porém, ele está sempre a frente de Vegeta, o que inicialmente irrita o Príncipe. Ele começa desprezando Goku, como faz com todos os adversários, mas acaba o vendo como um rival quando se dá conta de seu poder.

Essa relação de rivalidade se intensifica com o passar dos anos, mas se torna mais amigável a medida quem ambos estreitam seus laços e salvam o planeta juntos, o que faz Vegeta respeitar seu companheiro. Ao mesmo tempo que, diferente de alguns outros personagens, Goku sempre teve uma visão otimista sobre Vegeta, que o chama de Kakaroto (seu nome Saiyajin).

Atualmente os dois mantém uma relaçao de amizade e rivalidade saudável, mas a imaturidade de Goku em diversos momentos é capaz de tirar Vegeta do sério.

A relação de Vegeta e Bulma

Bulma e Vegeta

A relação dos dois é bem conturbada e demora muito para se estabilizar de maneira saudável. Quando Vegeta aparece, Bulma nitidamente tem medo dele e o primeiro contato direto entre os dois é quando Vegeta ameaça matar ela e Kuririn. Porém, Bulma não demonstra rancor em relação a isso e o convida para morar na Coorporação Cápsula logo após ele ser revivido depois da luta contra Freeza.

Neste período Bulma ainda possuía um relacionamento com Yamcha, que percebia a preocupação de Bulma com Vegeta e não gostava muito do que via. Por outro lado, Bulma sempre se preocupava com os exageros dele durante os treinamentos. Um dia a cápsula de treinamento de Vegeta explode e é ela quem o salva e cuida de seus ferimentos, o pedindo para que respeitasse o tempo de recuperação. Vegeta obviamente não a escuta.

Mais ou menos um ano depois de Trunks do Futuro avisar sobre a ameaça dos Androides, Bulma termina seu relacionamento com Yamcha e se envolve com Vegeta, o que gerou Trunks. Mas Vegeta estava longe se ser um bom pai ou companheiro, exemplo disso é quando o avião de Bulma sofre um acidente e tanto ela quanto seu filho ficaram em perigo, ele não se preocupou em salvá-los.

Quando questionado sobre isso, ele afirmou que tinha mais coisas importantes para fazer do que se preocupar com os dois. A indiferença entre o casal era notável e essa nem era a única linha do tempo em que a relação não ia bem. Felizmente as coisas melhoram após a derrota de Cell e o casal se torna bem mais próximo. A partir daí vemos Vegeta se sacrificando para proteger sua família na Saga Boo e ficando furioso com Beerus, Deus da Destruição, quando ele dá um tapa no rosto de Bulma.

Quais são as transformações de Vegeta?

Como um membro legítimo da raça Saiyajin, Vegeta também possui um grande número de transformações, que são responsáveis por elevar todas as suas habilidades, ao mesmo tempo que alteram suas características físicas. Algumas dessas transformações foram icônicas para a série, vamos relembrá-las.

Algumas das transformações do personagem Vegeta

Oozaru

Oozaru é a transformação menos usada de Vegeta e pelos próprios saiyajins da franquia. Ele só foi visto nessa forma apenas duas vezes e, diferente das demais, nessa ele se transforma em um macaco gigante ao contemplar a lua. Diferente de Goku, ele é capaz de manter a consciência mesmo nesta forma.

Super Saiyajin

Vegeta estava obcecado por essa transformação, pois queria atingí-la para se vingar de de Freeza, em nome dos Saiyajins. Porém, o que era só uma lenda se provou real com Goku e Trunks do Futuro alcançando essa forma antes de Vegeta, o que o levou a se esforçar para desbloquear essa nova forma.

Vemos sua primeira transformação quando ele lutava contra o Androide 19. Nessa forma, o seu poder aumenta 50 vezes e é com essa força que ele consegue arrancar os braços do inimigo e destruí-lo logo em seguida.

Super Saiyajin fase 2

Essa transformação tem as mesmas características físicas que a primeira, onde seus cabelos ficam loiros e seus olhos verdes, mas o ganho de músculos é maior e seu cabelo também cresce um pouco. Com o ganho muscular, sua força também é aumentada, mas sua agilidade e velocidade não diminuem. Ele atinge essa transformação pela primeira vez enquanto treinava para enfrentar Cell em sua forma semi-perfeita.

Super Saiyajin fase 3

Nunca vimos Vegeta assumindo essa forma no anime ou no mangá, contudo, Trunks do Futuro tem uma teoria de que seu pai conseguiu se transformar enquanto treinava na Sala do Tempo e não usava essa forma devido as suas desvantagens. Nos mangás de Dragon Ball Z: Gohan e Trunks – Guerreiros do Futuro, Vegeta aparece listado como um usuário dessa forma, apesar de não ser retratado em imagens oficiais.

Super Saiyajin 2

Tanto no anime quanto no mangá, essa é a forma mais poderosa de Vegeta em Dragon Ball Z. Sua força é equivalente a de Majin Vegeta quando luta contra Super Boo. Ele se transforma em Super Saiyajin 2 quando tem vontade, demonstrando total controle sobre a nova forma, mas bem depois de ter virado Majin Vegeta.

Super Saiyajin 3

Canônicamente, Vegeta nunca atingiu essa transformação (tanto no anime quanto no mangá), mas ela faz parte das opções exclusivas do jogo Dragon Battlers, a série Raging Blast e Dragon Ball Heroes. Lá, Vegeta conseguiu essa forma algum tempo depois de ter derrotado Kid Boo.

Deus Super Saiyajin

Não se sabe exatamente quando, mas em algum momento antes de O Renascimento de ‘F’, Vegeta alcançou a forma de Deus Super Saiyajin. Da mesma forma que Goku, ele consegue reter o poder dessa transformação, eventualmente dominando-a durante seu treinamento com Whis.

Super Saiyajin Deus Super Saiyajin

Após treinar com Whis junto com Goku, ambos conseguiram a habilidade de usar suas formas “Super Saiyajins” com sua energia divina, alcançando uma forma de Super Saiyajin com cabelo azul.

Super Saiyajin Deus Super Saiyajin: Evolução

É uma forma bem similar a anterior, mas aumenta seu poder e o deixa equivalente a Goku usando o Super Saiyajin Azul com o Kaioken. É nessa forma que ele consegue derrotar Toppo, o Deus da Destruição.

Ultra Ego

Ultra Ego é a nova e mais poderosa transformação de Vegeta, aumentando suas habilidades em níveis acima do que foi visto até agora. Mas como depende de inúmeros fatores, acaba sendo uma forma mais difícil e atingir e, por ser recente, ele ainda está treinando para controlá-la plenamente.

Majin Vegeta

Essa é a forma que Vegeta alcança após Babidi alcançar o mal no seu coração e usar para controlá-lo enquanto ele recebe um aumento de poder. Ele ganha o selo Majin na testa, linhas pretas ao redor dos olhos, e seus músculos aumentam ao ponto que veias aparecem em seu corpo e seu rosto. A natureza sombria de Vegeta é despertada, o tornando ainda mais poderoso  e perigoso do que ele era antes, permitindo que ele lute no nível de um Super Saiyajin 2.

Confira também: