Dragon Ball: Por que Freeza destrói o Planeta Vegeta?

Capa da Publicação

Dragon Ball: Por que Freeza destrói o Planeta Vegeta?

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Em Dragon Ball, a destruição do Planeta Vegeta sempre foi uma nebulosa não tão bem explicada. Sabemos que Freeza foi o principal responsável pelo genocídio do povo Saiyajin, suas razões iniciais eram que eles tentaram se rebelar contra o domínio de Freeza sobre seu planeta e por isso Freeza destruiu tudo como uma retaliação. Mas essa não é bem toda a verdade contada. Tem mais caroço nesse angu!

Como dito, o motivo aparente para a destruição do Planeta Vegeta nada mais é do que uma rebelião que foi cessada por Freeza. Ao exterminar todo o planeta, só alguns saiyajins ficaram vivos, entre eles Raditz (irmão mais velho de Goku), Nappa e Vegeta. Porém, Freeza mentiu para eles e não revelou o verdadeiro motivo da destruição de seu planeta.

Ele contou que isso aconteceu devido ao infeliz encontro entre o Planeta Vegeta e um asteroide, que o dizimou.

Freeza

Porém, em Dragon Ball Minus – um capítulo especial lançado pela primeira vez em 2014 junto com o volume da série spin-off Jaco the Galactic Patrolman – a verdade sobre o genocídio cometido por Freeza foi revelado:

Havia um mito sobre um “Lendário Super Saiyajin“, mas poucos dentre o povo conheciam os velhos contos sobre o Super Saiyajin God (Vegeta era um dos que conhecia). Quando Freeza descobriu essa história, ele convocou todos os guerreiros de volta para seu planeta natal e apurou informações sobre os mitos, mesmo sendo avisado que tudo não passava de tradição e história.

Quadros retirados do mangá Dragon Ball Minus

Mas Freeza já via os Saiyajins como perigosos devido às suas habilidades de guerra e mesmo a menor das possibilidades desse mito sobre um Super Saiyajin com poderes quase divinos ser verdade, era um risco muito grande que o vilão não estava disposto a correr. Por isso, ele aniquila o planeta inteiro. (via Screenrant)

Essa atitude mais firme de Freeza justifica muita coisa, uma vez que seu padrão é apenas expulsar as pessoas de seus planetas e dominá-los tranquilamente. Dessa vez, ele optou por matar toda uma raça e isso por medo de que essa “profecia” fosse verdade. Não é à toa que partes desse capítulo de Dragon Ball Minus foi adaptado em forma de flashbacks no filme Dragon Ball Super: Broly, afinal ele corrige alguns furos e amarra algumas pontas soltas ao longo da história.

Confira também: