Tobey Maguire: O que aconteceu com o ator depois de Homem-Aranha

Capa da Publicação

Tobey Maguire: O que aconteceu com o ator depois de Homem-Aranha

Por Arthur Eloi

Através de WandaVision e Loki, o Multiverso da Marvel só cresce nas telas. Os fãs estão particularmente ansiosos com o vindouro Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, que deve enfim reunir as várias encarnações do Teioso em um único filme. Uma das mais esperadas é, claro, a volta de Tobey Maguire.

O ator ficou conhecido por interpretar Peter Parker na elogiada trilogia de filmes do Homem-Aranha de Sam Raimi, lançada entre 2002 e 2007, mas rapidamente sumiu dos holofotes até os dias de hoje. O que aconteceu com Tobey Maguire após Homem-Aranha?

Quantos anos Tobey Maguire tinha quando fez Homem-Aranha?

Ainda que Peter Parker estivesse no ensino médio no primeiro filme do Homem-Aranha, Tobey Maguire já tinha 25 anos quando interpretou o personagem. Ele gravou o segundo filme com 27 anos e o terceiro com 30.

Caso venha a viver o herói novamente no filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Tobey Maguire, que tem 46 anos, interpretaria a versão mais velha do personagem vista nas telonas até agora.

Tobey Maguire tinha 25 anos quando gravou o primeiro Homem-Aranha

Como Tobey Maguire saiu da Marvel?

A saída do ator do posto de Homem-Aranha foi inteiramente motivada por Sam Raimi. O cineasta lançou o herói nas telonas e juntou alguns milhões de dólares para a Sony Pictures, porém o relacionamento com o estúdio ficou um pouco amargo em 2007, quando o diretor foi forçado a mudar muitos elementos de Homem-Aranha 3, como a inclusão do Venom. O filme foi mal recebido pela crítica, e sua bilheteria ficou abaixo que o antecessor, na casa de US$336,5 milhões.

Tendo passado esse episódio, Sam Raimi começou a trabalhar em Homem-Aranha 4, que marcaria o fim da franquia nos cinemas. O filme se passaria 5 anos após o antecessor, e acompanharia Peter Parker enfrentando o Abutre, que seria vivido por John Malkovich. O longa ainda teria Anne Hathaway como a Gata Negra, e Bruce Campbell como o Mystério. O problema surgiu na data de estreia: a Sony agendou o longa para 6 de maio de 2011. Já amargurado pelos problemas em Homem-Aranha 3, e sem confiança de que entregaria algo de peso em um prazo tão apertado, Sam Raimi deixou o projeto. Ao invés de buscar outro diretor, o estúdio então viu a oportunidade de dar um reboot na saga nos cinemas.

Assim, Tobey Maguire deixou a Marvel, e em 2012 foi Andrew Garfield, de A Rede Social (2010), que assumiu o posto. O ator, porém, não parece ter ficado ressentido. Logo em 2012, Tobey Maguire entrevistou Andrew Garfield para a VMan (via Collider), e elogiou bastante a escolha do ator e do diretor de O Espetacular Homem-Aranha:

Durante a fase de desenvolvimento, fiquei especialmente animado durante dois momentos: quando [o diretor] Marc Webb se juntou ao projeto. Ele foi uma escolha tão interessante e legal, e aí fiquei curioso para ver quem iria interpretar Peter Parker. Quando descobri que era você, achei perfeito! Só quero que o filme seja ótimo, e pensei como Andrew Garfield é um ator incrível, então fiquei orgulhoso.

Quanto Tobey Maguire ganhou com Homem-Aranha?

Antes de estrelar Homem-Aranha, Tobey Maguire vinha construindo uma carreira impressionante, aparecendo em projetos elogiados de cinema e televisão. Quando assinou para interpretar o Amigão da Vizinhaça, o ator recebeu 4 milhões de dólares, na época considerado um dos maiores salários já pagos para um ator de filme de super-heróis (via Celebrity Net Worth).

Com o sucesso do primeiro filme, que arrecadou US $ 821 milhões na bilheteria global, Tobey Maguire negociou um salário de $ 17,5 milhões, mais 5% da bilheteria bruta de Homem-Aranha 2. Para o último filme, Maguire aceitou um salário menor de 15 milhões de dólares, mas com uma parte maior dos lucros da bilheteria, de 7,5 %.

A carreira de Tobey Maguire após o Homem-Aranha

Muito do fascínio com Tobey Maguire hoje em dia se dá pelo fato de que o ator saiu dos holofotes após viver Peter Parker. Em mais de uma década, entre 2007 e 2021, ele teve apenas sete papéis.

Logo em 2009, protagonizou Entre Irmão, drama de Jim Sheridan (Meu Pé Esquerdo, Terra de Sonhos) em que viveu um veterano de guerra que volta para casa repleto de traumas. Lá, contracenou com Jake Gyllenhaal e Natalie Portman. Ironicamente, ambos se juntariam ao Universo Cinematográfico da Marvel alguns anos depois.

Seu maior papel pós-Marvel só ocorreu em 2013 ao interpretar Nick Carraway, o narrador e protagonista de O Grande Gatsby, adaptação do clássico de F. Scott Fitzgerald pelo diretor Baz Luhrmann (Moulin Rouge). No longa, Tobey Maguire contracena com Leonardo DiCaprio, que vive o excêntrico Jay Gatsby. O filme foi premiado com duas indicações e duas vitórias no Oscar 2014, nas categorias de Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.

No mesmo ano que O Grande Gatsby se consagrou no Oscar, Tobey Maguire viveu o enxadrista Bobby Fischer em O Dono do Jogo, drama que retrata a icônica partida de xadrez entre o norte-americano e o russo Boris Spassky (Liev Schreiber) em pleno ápice da Guerra Fria. Depois disso, o ator deu uma pausa na atuação.

Tobey Maguire se aposentou da atuação?

A resposta é não, mas o ator realmente se afastou das telas nos últimos anos. O motivo disso é bastante simples: Tobey Maguire passou a desenvolver sua carreira nos bastidores, em especial como produtor.

Maguire começou na produção no mesmo ano que assumiu o manto do Homem-Aranha nas telonas, e produziu A Última Noite (2002), filme de Spike Lee. No ano seguinte, assinou como produtor executivo de Seabiscuit: Alma de Herói (2003), drama que estrelou ao lado de Jeff Bridges e Elizabeth Banks. Ele então passou os próximos sete anos focado na atuação, mas logo em 2010 já voltou a crescer como produtor.

Ao longo dos últimos anos, Tobey Maguire foi produtor de filmes como Risco Imediato (2014), A 5ª Onda (2016), Get Duked! (2019) e também Anônimo (2021), longa de ação estrelado por Bob Odenkirk (Breaking Bad, Better Call Saul). Mesmo assim, ele não descarta retornar para frente das câmeras. Em uma entrevista de 2019 ao Hollywood Reporter, ele riu da ideia de ter se aposentado:

Farei o que sentir que devo fazer. Suspeito que vou ficar animado quando voltar a atuar. Isso acontecerá assim que a oportunidade aparecer, eu acho.

Tobey Maguire voltará a ser o Homem-Aranha?

Essa é a única pergunta que ainda não tem resposta. Na mesma entrevista ao Hollywood Reporter, o ator se mostrou aberto à voltar aos filmes de herói, ainda que não muito entusiasmado:

Não tenho uma mentalidade de “faria ou não faria”. Eu apenas faço o que quero, e o que sinto que devo fazer, sem me rotular.

Maguire também elogiou Andrew Garfield e Tom Holland, apesar de ter revelado não ter visto todos os filmes do Teioso que foram feitos:

Não vi todos eles, mas curti os que eu assisti. Gosto muito de ambos os atores, eles são super talentosos.

Não há informações oficiais sobre a participação de Tobey Maguire em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, apenas uma infinidade de especulações. Muitas delas foram levantadas por Daniel Richtman, insider com bom histórico de acertos sobre os bastidores da Marvel. Segundo ele, Maguire cobrou valores milionários para Marvel Studios e a Sony Pictures, e esse é supostamente o motivo do atraso para a divulgação do trailer do filme. O insider afirma que é importante que os estúdios tenham o retorno do Aranha original logo na primeira prévia, para que os espectadores realmente entendam a dimensão do Multiverso.

Com o retorno de Sam Raimi à Marvel, para dirigir a continuação de Doutor Estranho, é bem possível que Tobey Maguire também tenha visto uma oportunidade de vestir o uniforme mais uma vez. De qualquer forma, o ator pode ter passado os últimos anos fora dos holofotes, mas definitivamente se manteve ocupado.

Aproveite e relembre os melhores momentos da trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi: