10 coisas que você precisa saber sobre o Abutre

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Abutre

Por Gus Fiaux

Quem conhece os quadrinhos do Homem-Aranha sabe que o Abutre é um dos principais vilões enfrentados pelo Amigão da Vizinhança. O clássico antagonista já deu muito trabalho para Peter Parker nas HQs e no Universo Cinematográfico da Marvel por meio da performance do ator Michael Keaton, em Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Ficou curioso para conhecer mais sobre ele? Então, confira aqui tudo que você precisa saber sobre o Abutre!

Imagens: Divulgação
Imagem de capa do item

Quem é Adrian Toomes?

Adrian Toomes era um jovem menino-prodígio, cujos pais morreram cedo. Criado pelo irmão mais velho, o rapaz se provou um sucesso na escola, mas teve sua carreira drasticamente alterada quando seu irmão sofreu um acidente e ficou paraplégico. A partir desse dia, Adrian cuidou de seu irmão e prometeu fazer de tudo para ajudá-lo a andar novamente.

Quando adulto, ele se tornou um inventor e abriu uma pequena empresa ao lado de Gregory Bestman. Lá, começou seus planos de criar algo que pudesse fazer seu irmão voltar a andar, mas acabou em um projeto muito mais ambicioso: um dispositivo que permitiria ao usuário voar como um pássaro. Ali, ele começou a desenvolver o projeto e tornou-se seu próprio piloto de testes.

Imagem de capa do item

Vingança

Toomes descobriu que seu sócio estava o roubando, o que o colocou à beira da falência. Os dois acabaram brigando e Toomes descobriu que a exposição do dispositivo de voo (que usava ondas eletromagnéticas para se manter no ar) lhe dera super-força. Porém, isso não foi o suficiente para intimidar seu sócio, que tomou sua parte da empresa.

Adrian então se mudou para uma fazenda, onde continuou desenvolvendo seu dispositivo de forma independente. Encantado com o mundo do crime, criou a persona do Abutre. Muitos anos depois, quando já era um famoso criminoso, ele retornaria para cobrar vingança pela traição de Bestman. Dessa vez, seu ex-associado lhe daria uma boa quantia de dinheiro em troca de sua própria vida.

Imagem de capa do item

Vilão do Homem-Aranha

Logo desviando a atenção de seus planos de vingança, o Abutre voltou sua atenção para a vida criminosa, provocando furtos que logo chamaram a atenção da grande mídia. Em um de seus planos mais ousados, anunciou o roubo de diamantes que seriam transportados para uma joalheria. Todos ficaram esperando que a ameaça viesse dos céus, mas ele surpreendeu a todos saindo do esgoto e quase cumprindo o prometido.

E eis que entra em cena o Homem-Aranha. Toomes foi confrontado pelo herói e, graças a uma invenção de Peter Parker, o vilão teve seu dispositivo de voo inutilizado e foi preso.

Imagem de capa do item

Sexteto Sinistro

De alguma forma, o criminoso conseguiu escapar da prisão e continuou sua onda de crimes, enfrentando costumeiramente o Amigão da Vizinhança. Certa vez, ele foi procurado pelo Doutor Octopus, que desejava montar sua própria equipe de vilões para derrotar o Homem-Aranha.

Nascia ali a primeira formação do Sexteto Sinistro, composta por Octopus, Kraven, Mysterio, Electro, Homem-Areia e o próprio Abutre. Eles achavam que, unidos, conseguiriam derrotar o Aranha - o que não conseguiram sozinho. Porém, o ego inflado de cada membro da equipe acabou destruindo os planos de vitória.

Imagem de capa do item

Raniero Drago

Após o fiasco com o Sexteto Sinistro, Adrian Toomes acabou ficando amigo de outro criminoso: Raniero "Blackie" Drago, que se interessou pelo dispositivo de voo do Abutre e armou um acidente que quase matou Toomes. Com o antigo Abutre incapacitado, Drago assumiu seu lugar e passou a lutar contra o Homem-Aranha.

Toomes eventualmente se recuperou e retornou para sua fazenda, onde desenvolveu uma versão ainda mais aprimorada de seu dispositivo de voo. Ele então foi atrás de Drago, derrotando não apenas seu impostor como também o Escalador de Paredes.

Imagem de capa do item

Nate Lubensky

Por conta da idade, Toomes teve vários períodos de doença. Em uma dessas épocas, conheceu e se tornou amigo de Nathan Lubensky, um senhor de idade que se apaixonara por May Parker. Os dois mantiveram um bom convívio, sem que Nate soubesse da identidade criminosa de Toomes.

Certa vez, ao enfrentar o Homem-Aranha, Toomes acabou sequestrando May - sem saber do parentesco dela com o herói, ou sua relação com seu amigo - e Nathan, que estava por perto, tentou impedir. Adrian acabou assassinando o idoso, e posteriormente, descobriu que tratava-se de seu amigo. Ele clamou por perdão para May, que acabou desejando a ele a mais dolorosa das mortes.

Imagem de capa do item

Rejuvenescido

Após um período na prisão, Toomes descobriu que estava com câncer e foi liberado. Durante seu tratamento, ele acabou descobrindo um plano do Camaleão e do Duende Verde para enlouquecer o Homem-Aranha através de androides que simulariam vítimas. Destinado a mudar de vida, ele interferiu nos planos, e por alguma razão, acabou absorvendo a "energia vital" de um dos androides, rejuvenescendo e sendo curado de seu câncer.

Ali, ele percebeu que poderia continuar sua vida de crime e começou a atacar de forma bem mais voraz seus inimigos, tentando matar todos aqueles que o conheceram enquanto ele ainda era velho. Porém, pouco tempo depois, acabou encontrando David Kalen, um homem com poderes de absorver energias de tudo aquilo em que tocava. Como resultado, o vilão acabou perdendo sua juventude, embora já não tivesse mais câncer.

Imagem de capa do item

Guerra Civil

Durante a Guerra Civil dos Super-Humanos, Adrian foi preso juntamente com o Ceifador e o Ardiloso. Na prisão, ele descobriu que o Homem-Aranha havia revelado sua identidade ao mundo e, depois que o herói entrou para a clandestinidade, o vilão foi encorajado pela SHIELD a caçar Parker.

Ele atacou o herói, mas acabou sofrendo um derrame. O próprio Homem-Aranha o levou ao hospital e, em seu leito, o Abutre pediu que o herói o matasse para se livrar de sua fraqueza. Peter recusou e, pouco depois, fez um pacto com Mefisto para que sua identidade secreta fosse apagada da memória do mundo. A partir daí, Toomes ficou relegado a uma série de crimes menores.

Imagem de capa do item

James Natale

Durante esse tempo, surgiu um novo Abutre. Tratava-se de James "Jimmy" Natale, um arranjador da máfia, que acabou sendo submetido contra sua vontade a um experimento similar ao que criou o Escorpião e o Mosca. Jimmy surgiu desejando vingança contra quem fizera isso e partiu contra seus ex-chefes.

Diferente de Toomes, Jimmy podia voar graças a asas orgânicas, projetadas de seu corpo após o experimento. Ele também tinha mandíbulas projetadas e era capaz de vomitar ácido.

Imagem de capa do item

Sexteto Superior

Anos depois, Toomes retornou ainda mais ambicioso, se tornando um grande chefão do crime em Nova York. Nessa época, Otto Octavius havia assumido o corpo de Peter Parker, tornando-se o Superior Homem-Aranha. Em um dos confrontos contra Toomes, Otto descobre que o vilão vinha usando crianças como capangas. Perturbado por aquilo, o Homem-Aranha espanca o Abutre e o prende novamente.

Contudo, pouco tempo depois, Otto reúne os membros do Sexteto Sinistro original - além do Camaleão no lugar de Kraven e um novo Mysterio no lugar do original - e forma seu próprio Sexteto Superior, controlados através de dispositivos que os matariam caso desobedecessem ao herói. Eventualmente, os dispositivos entrariam em curto e o Sexteto Superior fugiria. Atualmente, o Abutre continua foragido.