Homem-Aranha: Todas as fraquezas de Peter Parker nas HQs da Marvel

Capa da Publicação

Homem-Aranha: Todas as fraquezas de Peter Parker nas HQs da Marvel

Por Junno Sena

Kryptonita, a cor amarela, ser amarrada por homens… Todo bom herói possui uma fraqueza, algumas bizarras, outras datadas e umas poucas que são icônicas. E isso não poderia ser diferente para o Homem-Aranha.

Criado em 1962 por Stan Lee e Steve Ditko, o personagem recebeu diversas modificações com o passar dos anos. Por isso, separamos algumas das fraquezas mais recorrentes do personagem. Você conhece todas? Confira! 

Imagem de capa do item

Privação do Sentido Aranha

Não é por todo perigo que o Sentido Aranha irá disparar. Principalmente quando é bloqueado ou enfraquecido por equipamentos ou certos medicamentos.

Com a frequência sonora certa, é possível fazer o sentido do Cabeça de Teia ser falsamente acionado ou deixá-lo completamente desorientado. E é relativamente fácil conseguir embaralhar essa habilidade do Teioso, uma vez que seu sentido especial não consegue detectar um ataque quando algo não está registrado como uma ameaça. Isso já aconteceu com os clones do Homem-Aranha, o Simbionte Venom e o Anti-Venom.

Falando assim, até pode parar que isso não é uma fraqueza, mas privado do mesmo, Peter se torna vulnerável a ataques, podendo ser facilmente vigiado e seguido. Além disso, isso atrapalhar sua concentração, tornando a tarefa de se balançar em teias bem mais difícil.

Imagem de capa do item

O Anti-Venom

A variação do simbionte, surgida da combinação do Venom com os glóbulos brancos de Eddie Brock, possui a habilidade de neutralizar qualquer tipo de veneno ou impureza. E isso se tornou um problema para Peter Parker, pelo simples motivo dos poderes do Homem-Aranha serem o resultado do seu contato com um elemento radioativo.

Em The Amazing Spider-Man #570, o Anti-Venom tentou “curar” Peter do efeito da aranha radioativa. O processo foi interrompido, mas como resultado, sempre que o Anti-Venom está por perto, os poderes de Peter são cancelados.

Imagem de capa do item

Pesticida

Talvez Stan Lee tenha ido um pouquinho longe demais quando comparou seu herói a um aracnídeo...

Uma das fraquezas de Peter é o cloreto de etilo, popularmente conhecido por estar envolvido em pesticidas. Aparentemente, a solução torna os poderes de aranha do herói nulos.

E essa é uma das principais armas do arsenal do Esmaga-Aranha contra o herói. Mas, vamos ser sinceros que, levar pesticida na cara não deve ser legal para qualquer pessoa ou herói.

Imagem de capa do item

Fluido de teia

Essa é quase como uma ironia do destino para Parker. Mesmo que a versão do personagem vivido por Tobey Maguire possuísse teias orgânicas, o Homem-Aranha não possui essa habilidade nos quadrinhos.

Por isso, ele precisou desenvolver dois detalhes importantes na sua trajetória como herói: o disparador e o fluido de teia. O único problema é a sua escassez.

Em diversas HQs o herói se viu precisando de um cartucho para recarregar seus lançadores de teia. Além disso, já foi mostrado que a água pode dissolver o fluido, tornando-o inutilizável, o que o deixa bastante vulnerável e com a movimentação limitada.

Imagem de capa do item

Estresse

Desde o início da pandemia, estamos constantemente, e cada vez mais, falando de exaustão mental. Mas, Peter já fala disso há algum tempo. O peso de ser um herói, de precisar proteger sua família e amigos, do Sexteto Sinistro na sua cola, tudo isso já acarretou um distúrbio psíquico, ou melhor, ao burnout.

Assim como na vida real, isso tem consequências bem ruins para a vida do herói. O esgotamento mental já o fez perder suas habilidades em alguns momentos de sua vida.

O caso mais famoso fica para o segundo filme do Cabeça de Teia, dirigido por Sam Raimi, em que o personagem perde seus poderes sem motivos aparentes.

Imagem de capa do item

Gripe

Aparentemente, o vírus não escolhe seus hospedeiros mesmo. Apesar de ter sobrevivido da picada de uma aranha mutante, o sistema imunológico de Parker deixa a desejar.

E, por isso, uma gripe pode causar alguns efeitos alarmantes. Como em The Amazing Spider-Man #87, em que uma febre reduz a radiação em sua corrente sanguínea, fazendo dele um Peter grogue e delirante, contando sua identidade secreta para quem quiser ouvir.

Falando nisso, você já tomou a vacina?

Imagem de capa do item

Carros

Isso é mais uma piada interna do que uma fraqueza de fato. Mas, levando em conta que Peter usa as teias para se locomover pela cidade, somado ao fato de que ele, provavelmente, nunca teve o dinheiro para comprar um carro, fizeram com que o herói nunca tivesse tirado uma carteira de habilitação, ou aprendesse a dirigir.

Isso gerou confusões para o herói. Desde lutar com versões modificadas do Aranha-Móvel, até perder uma versão do veículo no rio.

Mas, vale lembrar que esse detalhe já deve ter sido jogado na lista de ideias ruins. E, a maioria desses eventos com o Aranha-Móvel ocorreram em outro período do herói.