Homem-Aranha 4: Revelados planos originais de Sam Raimi para franquia com Tobey Maguire

Capa da Publicação

Homem-Aranha 4: Revelados planos originais de Sam Raimi para franquia com Tobey Maguire

Por Gus Fiaux

Para a infelicidade de muitos fãs, Sam Raimi nunca foi capaz de fazer Homem-Aranha 4 após uma das trilogias mais bem-sucedidas, que ajudou a catapultar o sucesso dos super-heróis no cinema como vemos hoje. O cineasta iria explorar novos horizontes com o Amigão da Vizinhança e trazer vários vilões para as telonas.

No livro recém-publicado Great Power: How Spider-Man Conquered Hollywood During The Golden Age of Blockbusters (via CBM)o artista conceitual Jeffrey Henderson, que trabalhou com Raimi na produção dos três filmes, comentou sobre os planos originais para o quarto capítulo.

De acordo com ele, o grande vilão do filme seria o Abutre, descrito como um “empregado do governo que faria todo tipo de serviço sujo“. O nome “Abutre” inclusive seria empregado porque “ele deixa apenas ossos para trás após seus serviços”.

Tanto o Mystério quanto o Shocker apareceriam em uma cena inicial do filme.

Contudo, Jeffrey ainda explica que outros vilões foram considerados para a sequência, e deveriam aparecer em uma montagem inicial mostrando diversas aventuras de Peter Parker, que finalmente teria aceitado sua vida como o Homem-Aranha após terminar o relacionamento com Mary Jane Watson:

“Nós iríamos abrir o filme com essa montagem de todos os vilões que sabíamos que o Sam [Raimi] nunca seria capaz de utilizar em seus filmes do Homem-Aranha. Porque o Peter, agora que a MJ se foi, finalmente encontrou a paz e percebeu que adora ser o Homem-Aranha. Ele de fato gosta disso. […] Então tentaríamos fazer o Shocker, o Mystério, o Metalóide e esse tipo de coisa.”

Henderson ainda deixou claro que, apesar de seu histórico “bobo” dos quadrinhos, o Abutre seria um vilão perigoso e ameaçador no filme, e que em dado momento ele espancaria Peter Parker até quase matá-lo. Infelizmente, o projeto não foi para frente, mas tivemos a chance de ver o Homem-Aranha de Tobey Maguire uma última vez, graças a Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.

Vale ressaltar que, em uma entrevista recenteSam Raimi disse que queria fazer um filme cujo vilão principal fosse Kraven, o Caçador, o que dá a entender que Homem-Aranha 4 ainda estava em estágios bem iniciais de produção quando foi descartado, e que os criadores ainda não tinham certeza sobre qual trama o filme seguiria.

Os três filmes do Homem-Aranha de Sam Raimi estão disponíveis na Netflix.

Abaixo, confira também: