Gata Negra: Tudo sobre a personagem da Marvel

Capa da Publicação

Gata Negra: Tudo sobre a personagem da Marvel

Por Gabriel Mattos

O universo do Homem-Aranha conta com um elenco tão vasto que grandes joias acabam não recebendo a atenção que merecem. Esse é o caso da sedutora Gata Negra — ora anti-heroína, ora vilão, mas sempre recorrente nas histórias do teioso.

Nas animações clássicas, sua presença foi marcante. Entretanto, recebeu pouco destaque desde então. Isso pode mudar muito em breve, pois a personagem pode receber um filme só seu, como aconteceu com Venom, graças a Sony Pictures. Separamos tudo que você precisa saber sobre a Gata Negra para entender o porquê dela ser queridinha entre os fãs.

Imagem de capa do item

A origem e a primeira aparição da Gata Negra

Felicia Sara Hardy é a identidade secreta da Gata Negra, a vilã clássica do Homem-Aranha. Criada por Marv Wolfman e Keith Pollard, ela apareceu pela primeira vez no gibi Amazing Spider-Man #194, de 1979. Nessa história, ela escapa das garras do Homem-Aranha com um beijo, seduzindo completamente o herói.

Seu pai, Walter Hardy, era um renomado assaltante que acabou sendo preso para o azar de Felicia. Ao longo de sua infância, ele ensinou a menina a nunca se contentar com pouco. Se ela queria algo, teria que conquistar sempre o melhor. Anos depois, ela continuou com essa mentalidade quando se tornou a Gata Negra.

Imagem de capa do item

Vingança roubada

Mesmo com a má influência da família, Felicia só foi entrar no caminho do crime devido a eventos traumáticos em sua fase acadêmica. Animada para começar seus estudos na Universidade Empire State, ela viu sua vida virar de ponta cabeça após ser abusada sexualmente por seu amigo mais próximo.

Decepcionada, ela largou os estudos e começou a planejar sua vingança. Felicia treinou artes marciais e acrobacias, sonhando com o dia que mataria seu agressor. Mas ao retornar à faculdade, descobriu que ele havia morrido em um acidente de carro. Furiosa com o destino por roubar sua vingança, ela se torna a Gata Negra.

Imagem de capa do item

Qual é o poder da Gata Negra?

Apesar de ser apenas uma mulher comum, todo seu treinamento para sua frustrada vingança tornaram Gata Negra absolutamente letal. Furtividade, acrobatismo e técnicas de invasão são apenas alguns truques do seu vasto arsenal como ladra mestra. Ela também domina artes marciais e pode durar em uma luta contra os mais hábeis adversários.

Após participar de experimentos científicos, ela conquistou a habilidade de manipular negativamente as probabilidades ao seu redor. Isto é, aqueles em sua presença podem sofrer um caso sério de má sorte, de maneira similar ao que às superstições atrelam aos gatos pretos. Recentemente, ela conseguiu o poder da imortalidade, mas abriu mão pelo bem maior.

Imagem de capa do item

Namoradas do Homem-Aranha

Assim como Mary Jane Watson e Gwen Stacy, Felicia Hardy é uma das namoradas mais conhecidas do Homem-Aranha. Desde sua primeira aparição, ela flertava com o amigão da vizinhança, mas foi apenas em Peter Parker, The Spectacular Spider-Man #86 que eles ficaram juntos de vez.

Peter chegou a revelar sua identidade para a criminosa, o que acabou abalando a relação do casal. Quando o Homem-Aranha sumiu para lutar nas Guerras Secretas, Felicia procurou um jeito de conseguir poderes e aceitou participar de um experimento. Tudo não passava de um plano do Rei do Crime. Ele queria desestabilizar o teioso usando os poderes de má sorte da Gata Negra. Ela acaba terminando com Peter logo depois.

Imagem de capa do item

Bissexualidade

Por muito tempo, fãs especularam sobre a bissexualidade de Felicia Hardy. Após se relacionar com Peter Parker, foi fortemente sugerido que ela também amava mulheres. No universo da Spider-Girl, Felicia começou a namorar uma antiga colega, mas sua validade canônica é questionável. Em Spider-Man/Black Cat: The Evil That Men Do, uma rápida linha de diálogo parece sugerir sua bissexualidade, porém é logo esquecida.

Apenas em *Gata Negra #5, de 2020, que tivemos algo mais substancial. Em uma conversa com Fox, vemos seu antigo mentor lhe tranquilizando a respeito de uma ex-namorada que a perdoou após um relacionamento conturbado. Recentemente, ela apareceu na capa variante de Marvel Voices - Pride #1, desenhada por Luciano Vecchio. Felicia finalmente beijou uma mulher em Black Cat #7, lançada neste mês.

Imagem de capa do item

Rainha do Crime

Felicia acabou sendo presa pelo Homem-Aranha Supremo, que na verdade era Doctor Octopus na mente do herói. Após escapar, ela jurou se vingar do amigão da vizinhança. Para isso, ela decidiu conquistar seu próprio império criminoso que comandaria como Rainha do Crime.

Electro foi o primeiro recrutado para sua máfia. Após um ataque frustrado às Empresas Parker, Gata Negra comprou o Bar Sem Nome, contratou o Cabeça de Martelo e estabeleceu as bases de seu Império. Contudo, uma negociação com o Cascavel botou tudo a perder. Ela foi baleada e presa pelo Prefeito Wilson Fisk.

Imagem de capa do item

Anti-Venom

No arco King in Black, Gata Negra se transformou momentaneamente na Anti-Venom. Decidida a salvar o Doutor Estranho do controle mental de Knull, o deus simbionte, a anti-heroína concluiu que precisava do poder de um simbionte.

Com receios de cair no controle mental do Rei Simbionte, ela decidiu usar o protótipo de um traje Anti-Venom. Ela consegue salvar o Feiticeiro Supremo, deixando o traje de lado para explorar seus artefatos mágicos.

Imagem de capa do item

Guilda dos Ladrões

A Guilda dos Ladrões, ou Liga dos Ladrões em algumas histórias mais antigas, é uma sociedade secreta de criminosos ao redor do globo. A Gata Negra acaba envolvida com seus agentes em diversas histórias, mas recentemente ela recebeu o poder da imortalidade graças ao Santo da Guilda.

A benção veio através de um acordo proposto por seu antigo mentor, o Raposa Negra. A questão é que ele omitiu que o preço era toda a ilha de Manhattan. Ao descobrir a verdade, a anti-heroína procurou a Guilda para desfazer sua parte da maldição.

Imagem de capa do item

Gata Negra em outras mídias

Além dos quadrinhos, a Gata Negra esteve presente em basicamente todas as mídias do Homem-Aranha. Nos filmes, ela foi interpretada por Felicity Jones em O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro. Enquanto nos desenhos, ela aparece principalmente em Homem-Aranha de 1997.

Sua principal participação, recentemente, foi no jogo Marvel’s Spider-Man, lançado originalmente para PlayStation 4 e remasterizado para PlayStation 5. Ela espalhou pequenos desafios pelo mapa do jogo e é a personagem central da DLC “O Assalto”.