Payback: Tudo sobre a equipe de The Boys nos quadrinhos

Capa da Publicação

Payback: Tudo sobre a equipe de The Boys nos quadrinhos

Por Junno Sena

Entre paródias e críticas aos quadrinhos, Garth Ennis conseguiu criar algumas soluções criativas para a capitalização dos super-heróis em The Boys. Agora, a série dá mais um passo em direção às semelhanças com o material original ao introduzir um novo grupo a história: Payback.

Porém, o que parece a união de mais alguns “supers” aleatórios, buscando o lucro da Vought, pode se tornar um ninho que promete esconder diversos mistérios ao longo da temporada. 

Quem são os Payback nos quadrinhos?

Uma das formações do Payback nos quadrinhos de The Boys

Criado por volta dos anos 40, Payback surgiu sob a mesma promessa do Capitão América, isto é, lutar contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O problema é que o grupo falhou desastrosamente em sua primeira aparição e todos os seus membros foram mortos.

Nos anos 50, a Vought-American deu uma segunda chance à equipe. Ou melhor, trouxe novas pessoas e reciclou as identidades secretas. Desta vez, sob o nome de Crimefighters Incorporates, a Vought os usou como uma forma do público se acostumar com a presença de super-heróis na sociedade.

Quem são os supers do Payback?

A mudança da formação e nome foi uma constante para o grupo

Com algumas alterações na equipe ao longo do tempo, o grupo é formado por Soldier Boy, Condessa Escarlate, Tempesta, Swatto, Mind-Droid e Eagle. Eventualmente, retornaram ao clássico nome Payback, se tornando um grupo de presença e popularidade inferior a dos Sete.

Inclusive, assim como vemos diversos personagens tentarem se colocar entre o grupo principal de heróis, é mencionado em Herogasm que todos do Payback já tentaram fazer testes para entrar nos Sete. Vale lembrar que um dos testes foi mostrado nos quadrinhos e consistia em um ato sexual entre Homelander e Soldier Boy. 

Payback na série de The Boys

Enquanto isso, na adaptação de The Boys, o grupo é composto por Soldier Boy, Gunpowder, Noir, os Gêmeos TNT, Swatto, Mindstorm e Condessa Escarlate.

O que permaneceu intacto na história de origem do grupo foram as intenções por trás dos mesmos. Assim como nos quadrinhos, Payback nasceu na série com o intuito de combater um inimigo norte-americano. Porém, para aproximar temporalmente e facilitar as constantes mudanças de heróis, a equipe em live-action surgiu para combater o comunismo.

Sob a bandeira do capitalismo, os oito heróis adentraram em um acampamento do exército, mas após um erro de Swatto, eles foram descobertos pelos russos. O que ocasionou na morte de boa parte da equipe, no sequestro de Soldier Boy, desfiguração de Noir, além da dissolução da equipe.

Um dos principais pontos do grupo Payback não é apenas o mistério ao redor do que aconteceu com Soldier Boy, mas também como foram utilizados como um teste da relação comercial entre a Vought e o governo americano. Sem contar o fracasso que somou diferentes crimes contra a humanidade que a empresa precisou lidar como sempre o fez: encobrindo tudo.

Soldier Boy, Condessa Escarlate e Gunpowder

A Condessa Carmesim é um destaque na série, até fazendo uma canção para conscientizar sobre seu santuário de macacos

Mas, entre semelhanças e diferenças, não há como negar que Soldier Boy, Condessa Escarlate e Gunpowder foram os destaques do Payback na série. Muito disso é pela fama de suas contrapartes no Universo Cinematográfico da Marvel.

Enquanto Soldier Boy é uma clara alusão ao Capitão América e Gunpowder é o companheiro fiel do herói, Bucky, também conhecido como Soldado Invernal, Condessa Escarlate e seu raio mortal é uma variação da Feiticeira Escarlate.

Já Swatto é uma clara referência ao Homem-Formiga e a Vespa, enquanto os Gêmeos TNT são uma adição nova, mas resgatando os Supergêmeos da DC Comics. O caso mais curioso é Mindstorm, que parece ter substituído a sua versão androide dos quadrinhos, o Mind-droid.

No original, ele servia como uma espécie de Visão para a equipe, porém, era apenas um homem comum vestido como robô.

Soldier Boy é o líder do Payback?

Soldier Boy é interpretado por Jensen Ackles na série

Só que funções não são algo para se apegar nos quadrinhos de The Boys. Um caso clássico é Soldier Boy. O herói pode parecer um grande líder se visto de longe, mas não passa de um homem covarde que está entre os “supes” para ganhar fama e dinheiro.

No roteiro de Ennis, a imagem imaculada de Capitão América é completamente deturpada, o tornando um personagem que prefere empurrar civis e fugir do combate. Por isso, mesmo que oficialmente o personagem fosse o líder, quem tomava as rédeas da situação era Tempesta, o nazista e primeiro herói da Vought.

Durante a adaptação, todas essas relações foram diluídas, principalmente para manter Jensen Ackles como o único Soldier Boy. Assim, o herói não morre e nem  dá seu lugar a uma versão mais fraca e covarde sua. Pelo contrário, sua história se torna uma mistura inusitada de Capitão América e do próprio Soldado Invernal.

O que parece uma grande questão para os próximos episódios é como o Herogasm será construído, uma vez que a relação dos personagens não possui o mesmo impacto presente nos quadrinhos. Mas isso apenas saberemos no episódio 6 desta temporada!

Aproveite e continue lendo: