The Boys: O que é o Herogasm nos quadrinhos e como ele se difere da série?

Capa da Publicação

The Boys: O que é o Herogasm nos quadrinhos e como ele se difere da série?

Por Arthur Eloi

Depois de meses de expectativas, criadas por declarações de todo tipo do elenco e da produção, o Herogasm finalmente aconteceu na terceira temporada de The Boys. Carinhosamente apelidado de “Supersuruba” em português, o sexto episódio da nova leva trouxe para as telas um dos mais insanos eventos das HQs de Garth Ennis, mas com algumas boas diferenças.

Como é o Herogasm nas HQs de The Boys?

Nas HQs, Herogasm é explorado em detalhes com minissérie de seis edições

Nos quadrinhos, o Herogasm é um evento grandioso ao ponto de ter ganhado uma própria minissérie derivada da HQ principal, que explora mais a fundo esse acontecimento. Sabe quando os heróis da Marvel ou da DC se juntam para combater alguma crise ou ameaça em escala global? Em The Boys, essa é a desculpa que a Vought dá para o público-geral, quando na realidade seus vários heróis se juntam em uma ilha remota para uma enorme orgia.

Quase como uma versão de The Purge patrocinada pela empresa, os heróis são liberados para fazer absolutamente tudo que quiserem nessa locação remota. Além de todo tipo de atividade sexual e fetiche – incluindo práticas ilegais e moralmente repudiáveis -, também rola praticamente um open bar de drogas e álcool, para manter o clima lá em cima.

A ilha é preenchida por uma legião de trabalhadores sexuais, tanto mulheres quanto homens. Para “aguentar” os delírios e as fantasias mais questionáveis dos heróis, cada profissional recebe cerca de US$100 mil da Vought, até para não abrir a boca depois sobre os atos que vivenciaram no lugar.

No Herogasm dos quadrinhos, Soldier Boy faz “teste do sofá” com o Capitão Pátria

Além de toda a orgia depravada, como uma cena em que os membros do Fantástico (uma clara paródia do Quarteto Fantástico) transam entre si, a minissérie é marcada por algumas viradas meio tensas. É revelado que o Soldier Boy faz anualmente um “teste de sofá” com o Capitão Pátria, achando que assim vai conquistar uma vaga nos Sete.

Além disso, Hughie Campbell é abusado sexualmente pelo Black Noir quando a equipe principal é descoberta se infiltrando no evento. Esse terrível incidente cria uma ruptura entre ele e a equipe, já que Hughie se sente envergonhado e humilhado demais para contar o que aconteceu para os seus colegas.

Isso, claro, sem nem citar o fato de que há uma revelação sobre o papel do Capitão Pátria nos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, quando não conseguiu impedir um avião sequestrado de cair em Nova York.

@legiaodosherois O episódio mais absurdo de The Boys está chegando! 😱 #TheBoys #Herogasm #SoldierBoy #CapitaoPatria #Homelander ♬ som original – Legião dos Heróis

Como é o Herogasm na série de The Boys?

Ao invés de transarem, Soldier Boy e Capitão Pátria trocam socos no Herogasm da TV

Por mais que adapte o evento, a série do Amazon Prime Video não se deixa levar por toda a insanidade das HQs, e introduz a festa de um jeito que fosse orgânico para o programa. Não há a justificativa de uma grande crise ou algo do tipo, apenas uma reunião de heróis para uma grande orgia em uma casa isolada no interior de Nova York.

Além disso, cenas como o teste de sofá do Soldier Boy, ou então o abuso sexual sofrido por Hughie, sequer foram cogitadas. Em diversas entrevistas, o criador Eric Kripke já havia falado que não tentaria replicar diretamente os quadrinhos, especialmente quando isso fosse contra o arco dos personagens na TV.

Ainda que tenha muito sexo enlouquecido acontecendo, a orgia não é tão explorada na TV quanto foi nas HQs, servindo apenas como pano de fundo para disputas que já haviam sido estabelecidas nos episódios anteriores, como o desentendimento entre a equipe principal, e a briga do Soldier Boy contra o Capitão Pátria.

Cenas mais absurda do Herogasm na TV envolve o Profundo e um polvo

A conclusão também é diferente das HQs. Não há menção sobre o 11 de setembro, até porque a série já recontextualizou a cena para um dos momentos mais marcantes da primeira temporada, quando o Capitão Pátria e a Rainha Maeve desistem de salvar um avião prestes a cair. Aliás, a série alivia muito dos momentos mais intensos da orgia. O mais longe que o programa chega é ao mostrar o Profundo fazendo sexo com um polvo – que, por sinal, foi o único momento que fez a Amazon pedir para colocar um aviso de conteúdo no começo do episódio.

Nos quadrinhos, os heróis voltam da orgia e são celebrados pelo público, que acredita que eles salvaram a Tera. Tudo termina em festa com a entrega dos Supies, uma paródia do Oscar que celebra a indústria dos heróis. Ainda não é certo se isso acontecerá nos próximos episódios, mas considerando que aqui o Herogasm termina com o Soldier Boy cometendo um massacre que deixa cerca de 19 vítimas fatais e vários outros feridos, e com a Luz-Estrela denunciando as mentiras da Vought, é difícil imaginar que ainda tenha clima para isso.

Com apenas dois episódios restantes, a terceira temporada de The Boys é transmitida todas as sextas pelo Amazon Prime Video. Todos os capítulos restantes estão disponíveis no catálogo.

O que você achou do Herogasm? Deixe nos comentários abaixo! Aproveite e confira também: