Bucky Barnes: Os Melhores momentos do Soldado Invernal no Universo Cinematográfico Marvel

Capa da Publicação

Bucky Barnes: Os Melhores momentos do Soldado Invernal no Universo Cinematográfico Marvel

Por Raphael Martins

Desde sua estreia no MCU, ainda no primeiro filme do Capitão América, Bucky Barnes (Sebastian Stan) causou uma grande impressão nos fãs da Marvel, tanto como melhor amigo do herói quanto como soldado valoroso. Seu papel e sua importância no grande esquema das coisas foram ficando cada vez maiores, culminando em Falcão e o Soldado Invernal, série do Disney+ onde Bucky dividia a história com Sam Wilson (Anthony Mackie).

Nessa matéria, vamos relembrar alguns dos melhores momentos de Bucky Barnes no MCU, pelo menos até agora. Há muito mais para ele no futuro, certamente!

Palmas para o Capitão América! (Capitão América: O Primeiro Vingador)

O Capitão América salva Bucky no primeiro filme.

Quando Steve Rogers (Chris Evans) toma o soro do super soldado, ele não vira um herói de pronto, sendo usado pelo governo como um mero garoto propaganda. Mas quando um grupo soldados de seu batalhão é feito prisioneiro, ele reúne um pequeno grupo e parte para o resgate. Um desses homens capturados era Bucky, que estava em uma situação ainda pior que a de seus companheiros.

O resgate de Steve é bem sucedido e ele volta com os homens para o acampamento, mas não é lá muito bem recebido por todos. O primeiro a apoiar o Capitão América é Bucky, que começa uma salva de palmas ao impressionante feito do primeiro vingador.

Sam e Bucky vs John Walker (Falcão e o Soldado Invernal)

Logo no início do quinto episódio de Falcão e o Soldado Invernal, Sam e Bucky perseguem John Walker (Wyatt Russel), que acabara de matar um membro dos Apátridas a sangue frio na frente do mundo inteiro. Determinados a pará-lo, a dupla de heróis entra em combate contra o Capitão América escolhido pelo governo, que havia tomado o soro do super soldado.

É uma cena cheia de ação, com direito a coreografias de luta incríveis e ao mesmo tempo violentíssimas, terminando com a vitória de Sam e Bucky e com a recuperação do escudo de Steve.

Soldado Invernal vs Capitão América (Capitão América 2: O Soldado Invernal)

Bucky voltou para a vida de Steve não como um aliado, mas como um inimigo. Vítima de décadas de experimentos sinistros e lavagem cerebral nas mãos da HIDRA, ele aparece diante do Capitão América sob a alcunha de Soldado Invernal, um assassino extremamente letal, capaz de dar trabalho até mesmo para o líder dos Vingadores.

Todos os encontros e duelos entre os dois personagens no filme são fantásticos, tanto pelas cenas de luta quanto pela tensão de ver dois amigos de toda uma vida lutando um contra o outro até a morte.

O vídeo não está mais disponível.

Salvando o melhor amigo (Capitão América 2: O Soldado Invernal)

Depois de uma grande batalha final à bordo da gigantesca arma móvel da HIDRA, Bucky e Steve trocam socos enquanto o Capitão América tenta fazer seu velho amigo relembrar seu passado. Quando parecia que tudo estava perdido, Bucky volta a si, salvando Steve de uma morte certa e o resgatando em segurança.

Segundo filme traz um embate entre Capitão América e Bucky.

Bucky deixa Steve na beira de um rio e vai embora sozinho, dando seus primeiros passos para deixar seu passado para trás e voltar, ainda que pouco a pouco, a ser a pessoa que era antes.

O vídeo não está mais disponível.

Superando a programação (Falcão e o Soldado Invernal)

Outro grande momento de Falcão e o Soldado Invernal mostra Bucky em Wakanda, treinando com as Dora Milaje para superar a programação que a HIDRA implantou em seu cérebro. Enquanto Ayo (Florence Kasumba) recita as palavras que costumavam controlá-lo, podemos ver todo o nervosismo no rosto do “Lobo Branco”, como se não soubesse o que aconteceria a seguir.

Para o alívio do personagem e do público, as palavras não surtem efeito algum em Bucky Barnes, que finalmente está totalmente livre para recomeçar sua vida. O medo em seu rosto dá lugar a alívio, em um momento extremamente importante na evolução do personagem.

O vídeo não está mais disponível.

Sam e Bucky vs Homem-Aranha (Capitão América: Guerra Civil)

A luta no aeroporto é um dos pontos mais altos, senão o mais alto, de Capitão América: Guerra Civil. Separados em duas equipes, os Vingadores lutam uns contra os outros usando todas as suas habilidades, destruindo tudo o que veem pela frente. E ao lado do Homem de Ferro, um grande herói da Marvel fazia sua estreia: o Homem-Aranha (Tom Holland).

Coube a Sam e Bucky enfrentarem o amigão da vizinhança em um combate direto, e apesar de terem dado trabalho, não conseguiram parar a habilidade e destreza de Peter Parker.

Capitão América e Soldado Invernal vs Homem de Ferro (Capitão América: Guerra Civil)

Em um dos momentos mais emblemáticos e dramáticos de sua trajetória no MCU, Bucky é forçado a lutar contra o Tony Stark (Robert Downey Jr.) após o Barão Zemo (Daniel Brühl) revelar ao Homem de Ferro que foi o Soldado Invernal quem assassinou seus pais. Steve tenta impedir que uma luta aconteça, mas é em vão. Sendo assim, ele precisou escolher um lado, e escolheu o de Bucky.

O Capitão América e o Soldado Invernal então lutam juntos contra o Homem de Ferro, combinando seus ataques de forma extremamente eficiente para deixá-lo incapacitado. É uma batalha cheia de sofrimento, onde todos os personagens lutavam contra sua própria vontade.

O vídeo não está mais disponível.

Veja também: