Sebastian Stan: Os melhores filmes do ator além do Universo Marvel

Capa da Publicação

Sebastian Stan: Os melhores filmes do ator além do Universo Marvel

Por Gus Fiaux

Eternizado pelo papel do Soldado Invernal nas obras do Universo Cinematográfico da Marvel, Sebastian Stan acabou se tornando um dos astros mais populares dos cinemas nos últimos anos. Nascido na Romênia, o astro já fincou seu nome em Hollywood, tanto nas gloriosas produções de super-heróis quanto em outros filmes prestigiados.

De dramas independentes a grandes blockbusters, Sebastian continua mostrando todo o seu potencial. Agora, graças ao estrondoso sucesso de Falcão e o Soldado Invernal, você pode se sentir compelido a procurar outras pérolas da carreira do astro. Pensando nisso, separamos aqui 10 ótimos filmes de Sebastian Stan além da Marvel!

Para esta lista, entretanto, estamos excluindo filmes onde sua participação é minúscula, como é o caso do excelente Cisne Negro, onde o astro aparece com pouquíssimo tempo de tela.

Imagem de capa do item

O Pacto (The Covenant, 2006)

Para começar, temos um filme que pode ter marcado a adolescência de vários de vocês. O Pacto foi lançado em 2006 e conta a história de um grupo de bruxos, composto por Caleb (Steven Strait), Pogue (Taylor Kitsch), Tyler (Chace Crawford) e Reid (Toby Hemingway), em uma pequena cidade no estado de Massachusetts.

Eles logo são intimidados pela chegada de Chase Collins (Sebastian Stan), um garoto que esconde segredos sombrios e assustadores. O filme é bom? Nem um pouco. Contudo, é uma ótima forma de ver Sebastian Stan em seus primeiros anos de atuação em Hollywood, além de ser a "versão masculina" de Jovens Bruxas, carregado de homoerotismo e efeitos bregas.

Imagem de capa do item

Perdido em Marte (The Martian, 2015)

Em 2015, Sebastian Stan já era um ator mais consolidado em Hollywood, tendo já participado de dois filmes do Universo Cinematográfico da Marvel na época. Por isso, ele foi escolhido para integrar o elenco de Perdido em Marte, o drama de ficção científica de Ridley Scott protagonizado por Matt Damon no papel de um astronauta isolado no Planeta Vermelho.

No filme, Sebastian faz o papel do Dr. Chris Beck, um astronauta que era cirurgião e fazia parte da tripulação da expedição para Marte. Ainda que não tenha muito destaque, Stan ajuda a conferir um clima mais humano para uma história tão épica. É um ótimo drama, que inclusive chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2016.

Imagem de capa do item

Logan Lucky: Roubo em Família (Logan Lucky, 2017)

Nessa época de sua carreira, Stan passou a trabalhar com grandes diretores. Depois de Ridley Scott, ele se juntou a Steven Soderbergh para um papel pequeno em Logan Lucky: Roubo em Família, um filme de comédia e assalto que fez muito sucesso em 2017, sobretudo por seu ritmo frenético e pela humanidade de seus personagens.

No longa, dois irmãos tentam preparar um roubo muito elaborado durante uma corrida de NASCAR na Carolina do Norte. Sebastian Stan, por sua vez, interpreta Dayton White, um piloto de stock car bem arrogante que acaba acidentalmente ajudando os irmãos em seu plano. É um papel pequeno, mas muito divertido.

Imagem de capa do item

Eu, Tonya (I, Tonya; 2017)

Em um período muito específico de sua carreira, Sebastian Stan se tornou o boy lixo oficial de Hollywood. Em vários filmes, ele interpretou namorados ou maridos abusivos e babacas - o melhor exemplo disso é Eu, Tonya, a cinebiografia da patinadora Tonya Harding, que teve uma história bem controversa e acabou se tornando um ícone cultural.

Sebastian Stan interpreta, no filme, o papel de Jeff Gillooly, um homem que passa por várias fases da vida de Tonya, primeiro como amigo, amante e depois marido. Ele é extremamente tóxico com a patinadora, chegando a agredi-la fisicamente diversas vezes. Para quem tem interesse pela história e vida de Tonya Harding, é um filme excepcional.

Imagem de capa do item

O Peso do Passado (Destroyer, 2018)

Lançado em 2018, O Peso do Passado é um filme de crime neo-noir dirigido por Karyn Kusama e protagonizado por Nicole Kidman, em uma maquiagem quase irreconhecível. No filme, uma detetive precisa se reencontrar com pessoas de seu passado, o que a leva em um caminho bem obscuro e cheio de tensão.

Sebastian Stan é um dos destaques do filme, no papel de Chris. O ator consegue mostrar um belo alcance dramático conforme seu personagem começa de um jeito e aos poucos vai revelando camadas perturbadoras e sombrias. Para quem gosta de estudos de personagens bem dimensionados e cheios de reviravoltas, O Peso do Passado é uma ótima pedida.

Imagem de capa do item

Os Segredos do Castelo (We Have Always Lived in the Castle, 2018)

Baseado em uma obra de Shirley Jackson (a mesma autora que criou A Assombração da Casa da Colina), Os Segredos do Castelo é um filme de mistério que se aproveita da ambientação gótica para criar uma história enigmática e instigante. No filme, Stan atua ao lado de nomes como Taissa Farmiga e Alexandra Daddario.

Na trama, as irmãs Merricat e Constance Blackwood vivem isoladas em uma grande mansão rural junto de seu tio, após viverem uma tragédia na família há mais de seis anos. Stan interpreta Charles Blackwood, o primo das irmãs que aparece para roubar toda a fortuna, mas que acaba se deparando com um segredo enterrado a ferro e fogo.

Imagem de capa do item

Endings, Beginnings (2019)

Apesar de não ter recebido avaliações muito positivas da crítica especializada, o drama romântico Endings, Beginnings é um experimento interessante enquanto filme. Na obra, seguimos a vida de Daphne (Shailene Woodley), uma garota que acabou de passar por um término de relacionamento bem ruim e conhece dois homens que parecem ter sido feitos à medida para ela.

Um é Jack (Jamie Dornan), um escritor irlandês que é inteligente, sensível e muito estável. O outro é Frank (Sebastian Stan), um homem rebelde e caótico que vive sua vida à flor da pele. O mais interessante do filme é que os atores tiveram total liberdade para improvisar seus falas, sem ficarem presos ao roteiro e podendo levar seus personagens aonde bem entendessem.

Imagem de capa do item

Monday (2020)

Lançado no Festival de Toronto no ano passado, Monday é um filme que ainda deve demorar um pouco para chegar às salas de cinema ou até mesmo os serviços de streaming no Brasil. A co-produção entre Estados Unidos, Grécia e Reino Unido é a estreia de Argyris Papadimitropoulos enquanto diretor.

Na trama, Sebastian Stan vive um DJ que vive nas melhores festas e vai viajar na Grécia, onde conhece uma mulher fantástica (interpretada pela irlandesa Denise Gough). A partir daí, o casal precisa aproveitar com intensidade o final de semana, enquanto se preparam para a despedida iminente na segunda-feira.

Imagem de capa do item

O Diabo de Cada Dia (The Devil All the Time, 2020)

Outro lançamento do ano passado, O Diabo de Cada Dia é um filme da Netflix que teve uma bela repercussão. O longa conta com um elenco muito bom, encabeçado por Tom Holland e Robert Pattinson, além de ser baseado na obra homônima de Donald Ray Pollock. A trama propõe-se a fazer um mapa da maldade nos corações humanos.

Por isso, somos apresentados a vários personagens com seus próprios vícios e virtudes, vendo como cada um deles interfere diretamente na vida dos outros. No filme, Sebastian Stan possui um papel pequeno mas importante, já que vive o xerife corrupto Lee Bodecker, que possui um papel crucial para desempenhar na vida do protagonista vivido por Tom Holland.