Jujutsu Kaisen: Fã cria uma linha do tempo para entender o Jogo do Abate

Capa da Publicação

Jujutsu Kaisen: Fã cria uma linha do tempo para entender o Jogo do Abate

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

O Arco atual de Jujutsu Kaisen é o Jogo do Abate e, apesar de estar cada vez mais popular, é um tanto confuso entender sua ordem cronológica. Afinal, o próprio autor da obra, Gege Akutami, não escreve os fatos de forma linear. Logo é esperado que muitos fiquem perdidos entre os acontecimentos, por isso, um dedicou parte de seu tempo criando uma linha cronológica do evento.

O Arco do Jogo do Abate se inicia logo após o Incidente em Shibuya e o selamento de Satoru Gojo, então ele tem início antes mesmo de Yuji Itadori e Megumi Fushiguro adentrarem nas barreiras. Antes disso, tivemos a reunião entre os alunos remanescentes do Colégio Jujutsu de Tokyo com o Mestre Tengen, que explicou a dinâmica do Jogo do Abate, planejado por Kenjaku.

Em seguida, vemos Maki Zenin enfrentando seu próprio Clã e dando fim a todos os membros, seguido de Itadori entrando em contato com Hakari – um poderoso aluno do terceiro ano – para que ele os ajudasse ao entrar no Jogo. Só depois disso que nossos garotos entraram nas Colônias e se dividiram, cada um nos oferecendo uma luta mais emocionante que a anterior.

Mas isso aconteceu de acordo com a cronologia de Gege Akutami, a ordem dos fatos de acordo com as datas é outra. Veja a seguir com o tweet do fã Alvin, que mostrou um esquema explicativo seguindo as dadas reveladas no mangá:

Imagem retirada do twitter

“[LINHA DO TEMPO CRONOLÓGICA DO JOGO DO ABATE] O Arco do Jogo do Abate é incrível e também complicado! Gege adora escrever a narrativa de um lado para o outro, pois muitas coisas aconteceram. Então eu tento fazer uma linha do tempo com ordem cronológica! # JJK191″

De acordo com a imagem compartilhada pelo fã:

O primeiro dia é quando Kenjaku anuncia o Jogo do Abate e levanta a primeira barreira, em Sendai. O terceiro dia é quando Kenjaku tem seu diálogo com Noritoshi, explicando sobre o Clã Kamo. Entre o terceiro e oitavo dia tivemos a morte do Diretor Yaga. No oitavo dia temos a luta falsa entre Yuta e Itadori, para que a vida do garoto fosse mantida em segurança, o levando até o Mestre Tengen.

Tengen explicando um dos objetivos de Kenjaku

No nono dia, Tengen, Yuta, Itadori, Maki e Megumi se reúnem para encontrar uma solução que retire Gojo de seu selamento e debater os objetivos do Jogo do Abate (e como deveriam proceder a partir daquele momento, separando funções entre os aliados). No décimo dia, Itadori e Megumi vão até o Clube da Luta de Hakari, na intenção de conseguir sua ajuda.

No dia 11 os alunos conseguem persuadir Hakari, que aceita ajudá-los em troca de favores e, o Jogo que já estava a 9 dias em andamento, libera informações de outros jogadores para os participantes de todas as colônias. No dia 12 a maioria das lutas principais do arco que vimos aconteceram simultaneamente: Itadori x Higuruma, Panda x Kashimo, Megumi x Raggie, Hakari x Bernardo e Hakari x Kashimo. 

Yuji mostrando mais sobre como as 12 Colônias do Jogo do Abate estão divididas

Enquanto isso, Maki estava na mansão do Clã Zenin matando toda a sua família, antes de entrar na Barreira de Sakurajima. No dia 14 vemos Maki na Colônia de Sakurajima ao lado de Noritoshi enfrentando ninguém menos que Naoya Zenin, que agora se tornou um Feto Amaldiçoado. Entre o dia 14 e o 19, o Clã Gojo e o Clã Kamo decidem retirar o Clã Zenin do título de um dos 3 grandes Clãs do mundo Jujutsu, mas isso ainda está sendo debatido entre as autoridades.

Segundo o Mestre Tengen, o Jogo do Abate irá durar 2 meses completos, o que significa que não chegamos nem na metade deste arco ainda. Muitas coisas estão por vir, mas uma coisa é certa: Kenjaku quer trazer de volta uma nova Era de Ouro da Feitiçaria e forçar Tengen a se fundir com os humanos, para que assim a espécie evolua.

Muita coisa ainda está para acontecer, mas é preciso ficar atento às datas para compreender a totalidade dessa história e a importância de cada acontecimento para o enredo final.

Confira também: