Yuji Itadori: Tudo sobre o protagonista de Jujutsu Kaisen

Capa da Publicação

Yuji Itadori: Tudo sobre o protagonista de Jujutsu Kaisen

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Jujutsu Kaisen é uma obra original do mangaká Gege Akutami e, após receber sua adaptação para um anime de 24 episódios ganhou fama mundial e atualmente é um fenômeno entre os fãs de animes e mangás.

A história conta como Yuji Itadori foi inserido dentro de um mundo repleto de maldições após a morte de seu avô. Feiticeiros, energia amaldiçoada e seres fantásticos se tornaram comuns após o garoto ingerir um objeto amaldiçoado do Rei das Maldiçõesum dos 20 dedos de Ryomen Sukuna – e ter sua vida virada de cabeça para baixo.

Mas você conhece a história do protagonista, sua personalidade e características? Vamos te contar tudo aqui!

O passado de Yuji Itadori

Sobre o passado de Yuji, sabemos pelo anime apenas que ele vivia com seu avô, até o mesmo falecer. Não tivemos maiores informações sobre seus pais ou como foi sua infância na animação. No mangá também há poucas informações sobre seu passado, mas algumas teorias sobre seus pais foram recentemente confirmadas.

Yuji no hospital momentos antes de seu avô morrer.

Choso, um dos fetos amaldiçoados roubados por Mahito deu as primeiras pistas sobre os pais de Itadori, já que ele havia dito no mangá durante o arco de Shibuya que um dos pais do garoto possuía as mesmas cicatrizes na testa que são causadas por Kenjaku.

Ao lutar contra Choso, Itadori quase é morto e nesse momento implanta memórias em seu adversário fazendo com que ele acreditasse fielmente que Itadori era um de seus irmãos. Choso então afirma que eles eram filhos da mesma pessoa e, como feto amaldiçoado, Choso era “filho” e um dos experimentos de Kenjaku. Por um tempinho houve uma dúvida entre os fãs se essa afirmação era verdadeira ou não, mas em uma entrevista Gege Akutami afirmou que o passado de seu protagonista envolve sim Choso e o vilão Kenjaku e nos capítulos mais recentes do mangá isso foi confirmado.

Mais adiante na história do mangá, temos uma nova revelação: o pai do protagonista se chama Jin Itadori e, diferente do que pensamos, ele não possuía a cicatriz em sua testa. Quem possuía esta cicatriz na verdade era a nova companheira de Jin e portanto, a mãe do protagonista.

Os pais de Yuji.

No arco do Jogo do Abate esse parentesco entre Kenjaku e Itadori é finalmente confirmado, quando Geto agradece a uma amiga de Yuji, que fazia parte do mesmo clube escolar que ele na primeira temporada, por ter feito amizade com o jovem. Essas são as únicas informações dadas pela obra oficial até o momento sobre o passado e os pais do protagonista.

A personalidade de Yuji Itadori

Yuji Itadori é uma pessoa que se preocupa não só com seus amigos, mas com qualquer pessoa e isso o faz um jovem justo e que vê o próximo com extrema empatia, independente de conhecer estas pessoas ou não. Ele se preocupa muito com o “valor de uma vida” e isso faz com que ele coloque o bem do próximo acima do seu em diversos momentos.

Yuji Itadori no anime Jujutsu Kaisen.

Apesar de bondoso e amigável, já vimos no decorrer do anime como ele se irrita facilmente quando se depara com maldições extremamente maldosas. Isso fica claro na situação de Mahito e Junpei, a primeira crueldade de um espírito amaldiçoado que Yuji infelizmente presenciou. Essa situação foi tão extrema pro protagonista que pela primeira vez ele sentiu a vontade de tirar uma vida, nesse caso a de Mahito.

As últimas palavras de seu avô foram um pedido para que Itadori ajudasse outras pessoas, para que não morresse sozinho assim como ele. Isso fez com que Yuji aumentasse sua disposição de se sacrificar por outras pessoas, tanto que quando encontra Megumi e isso desencadeia toda a situação de seus amigos em perigo, ele impulsivamente engole o dedo de Sukuna para proteger a todos.

Itadori ainda consegue conquistar a empatia e uma espécie de carinho fraternal de outras pessoas. Isso acontece no anime quando ele luta ao lado de Todou e o mesmo chama Yuji de “brother”, bem como no mangá com Choso, um dos fetos amaldiçoados roubados por Mahito, literalmente o considerando seu irmão mais novo.

Quais são os poderes e as habilidades de Yuji Itadori?

Sobre apenas seus atributos físicos, Yuji é famoso por ter grandes habilidades físicas como ser muito veloz e bastante forte. Isso lhe rendeu o apelido de “O Tigre do Colégio West Junior” quando ainda estava no fundamental.

Yuji mostrando sua capacidade física ao quebrar uma janela com um salto em um dos episódios do anime.

Ele é capaz de destruir paredes com facilidade e lançar bolas de chumbo de atletismo a grandes distâncias. Além disso, o garoto tem velocidade e reflexos aprimorados, sendo capaz de realizar um percurso de 50 metros em apenas 3 segundos ainda no colégio. Já como um aprendiz de feiticeiro, o garoto se mostrou bastante proficiente, sendo uma pessoa curiosa e de rápido aprendizado, seja em técnicas e domínio de energia amaldiçoada ou no domínio de novas armas.

Nos combates corpo a corpo Yuji se mostra bastante habilidoso por ser capaz de realizar julgamentos rápidos e desferir golpes poderosos com total controle de seus movimentos para aumentar a sua potência. Ele também é resistente a venenos, já que, como hospedeiro de Sukuna, ele se tornou imune a eles.

Jujutsu

Como receptáculo da Maldição de Grau Especial Ryomen Sukuna, Itadori possui uma grande quantidade de energia amaldiçoada. Ele não aparentou ter um talento nato que facilitasse a utilização dessa energia, mas mostrou destreza e interesse em aprender a controlá-la. Atualmente, ele usa tal energia combinada a suas habilidades marciais para reforçar seus ataques e aumentar o impacto de cada golpe.

Punho Divergente de Yuji Itadori.

O Punho Divergente é uma técnica desenvolvida por ele quase de forma involuntária. Nesse golpe, após acertar um soco no alvo, a energia amaldiçoada do personagem flui e faz um segundo impacto mais forte que o primeiro. Atualmente, Yuji pode usar este golpe a qualquer momento que tiver vontade.

Já o Black Flash é uma técnica um pouco mais complexa de ser entendida, pois na teoria ela cria uma distorção espacial quando um usuário se conecta com um impacto de energia amaldiçoada em um intervalo de 0,000001 segundos. Isso faz com que, na prática, o ataque pareça um golpe normal, mas sua potência seja maior. No momento, Yuji consegue utilizar o Black Flash até 4 vezes seguidas.

Acordo com o Sukuna

Sukuna após arrancar o coração de Yuji.

Durante o Arco do Ventre Amaldiçoado, Sukuna arranca o coração de Yuji Itadori e com isso causa sua aparente morte. Mas o Rei das Maldições concorda em trazer o garoto de volta à vida, ainda que sob duas condições: Yuji teria que permitir que Sukuna assumisse o controle de seu corpo por 1 minuto inteiro e ele se esqueceria do acordo.

Obviamente Itadori se opõe ao Voto de Vinculação tentando fazer com que Sukuna prometesse não ferir ou matar  ninguém durante aquele minuto. Ao ver que o demônio não concordaria, o garoto tenta travar uma batalha e, se perdesse, aceitaria o acordo.

Como resultado, Sukuna o venceu sem dificuldades, o forçando assim a cumprir com os termos pedidos por ele.

Mas e você, conhecia a história e as habilidades de Yuji Itadori? Comente!

Confira também: