Ryomen Sukuna: Tudo sobre o personagem de Jujutsu Kaisen

Capa da Publicação

Ryomen Sukuna: Tudo sobre o personagem de Jujutsu Kaisen

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Jujutsu Kaisen é um anime adaptado de um mangá de mesmo nome do autor e mangaká Gege Akutami. A obra gira em torno de um universo fictício com feiticeiros, maldições e, apesar de não aparecer muito, essa história só existe devido a presença de um personagem: Ryomen Sukuna, o Rei das Maldições.

Conhecido como um ser maligno e sádico, Sukuna foi derrotado e selado em seus 20 dedos das mãos (sim, ele possui 4 braços em sua forma original), é justamente um desses dedos que o protagonista Yuji Itadori engole e assim, entra no universo Jujutsu e trás Sukuna de volta à vida.

Neste artigo vamos te contar tudo o que você precisa saber (e foi revelado) sobre Ryomen Sukuna!

O passado de Ryomen Sukuna

Sukuna, o Rei das Maldições

Representação de Sukuna 1000 anos atrás

O que se sabe sobre seu passado de forma oficial é que Sukuna era o conhecido como o Rei das Maldições à cerca de 1000 anos atrás, durante a Era de Ouro da Feitiçaria. Ele era um demônio impiedoso com uma aparência assustadora, tendo 4 olhos, 4 braços e um sorriso tão medonho quanto sua psicopatia. Sukuna matava sem dó até mesmo mulheres e crianças, não demonstrando remorso algum por suas atitudes cruéis.

Muitos feiticeiros tentaram vencê-lo, mas a grande maioria foi morta. Vale lembrar que durante a Era de Ouro, a grande maioria dos feiticeiros era absurdamente forte ocupando Nível Especial. Foram necessários muitos feiticeiros para que juntos conseguissem derrotar Sukuna, porém o demônio era tão poderoso que seu corpo não poderia ser destruído.

Com isso, os feiticeiros resolveram selá-lo em seus 20 dedos, transformando estes mesmos dedos em objetos amaldiçoados que separados não ofereceriam perigo, mas se alguém reunisse os 20 e os ingerisse… O Rei das Maldições voltaria à vida com a mesma força de mil anos atrás, colocando toda a humanidade em risco.

O que é a lenda de Sukuna?

A única forma humana que conhecemos de Sukuna é sua forma no corpo de Itadori

De acordo com algumas lendas, Ryomen Sukuna era o governante de uma província antes de uma invasão arquitetada por outro Clã. A lenda conta que Sukuna era um líder justo e piedoso, mas foi derrotado em batalha enquanto protegia suas terras e seu povo durante essa invasão. Mas se Sukuna era um homem tão correto, por que ele volta como o Rei das Maldições?

A história sobre Ryomen enquanto humano acabou sendo recontada pelo Clã que invadiu suas terras, fazendo com que ao recriar a história, Sukuna fosse visto como o “lado mau” que precisava ser vencido, um líder maligno e impiedoso contra qual  Clã invasor lutara.

Maldições são os monstros que vemos ao longo da história de Jujutsu Kaisen, sabemos que a existência delas está diretamente ligada aos sentimentos humanos como: medo, raiva, rancor, ódio… Possivelmente, Sukuna estava repleto de ressentimento devido ao seu nome ter sido violado injustamente e, por isso ele retornou com a aparência demoníaca quando foi profanado a 1000 anos atrás em busca de vingança, mas acabou perdendo o controle em meio a tanto ódio e se tornou o Rei das Maldições.

Ryomen Sukuna e Yuji Itadori

Sukuna e Itadori durante o Voto de Vinculação

Quando foi derrotado pelos feiticeiros no passado, o corpo de Sukuna não pôde ser totalmente destruído, o que resultou em 20 partes divididas e espalhadas no mundo dos humanos como Objetos Amaldiçoados. É justamente um desses 20 objetos (seus dedos) que Yuji Itadori encontra próximo a sua escola e, como fazia parte de um clube acadêmico sobre ocultismo, levou o misterioso objeto para seus amigos de clube.

Os amigos de Yuji resolvem analisar o objeto, nesse momento o selo que prendia a energia amaldiçoada de Sukuna é rompido e os espíritos amaldiçoados que estavam próximos foram atraídos para o local onde os alunos estavam. Megumi Fushiguro (um aluno da Escola Jujutsu que estava atrás do dedo de Sukuna) e Yuji chegam à escola para ajudar os humanos e em meio a uma batalha contra um dos espíritos que queria ingerir o dedo para evoluir à uma Maldição de Nível Especial, Itadori tem a mesma ideia e num ato de desespero engole o dedo, trazendo Ryomen Sukuna de volta ao mundo humano.

O Voto de Vinculação

Porém, diferente do que se pensava, Itadori tem controle sobre o demônio e consegue contê-lo. Por esse motivo, em uma das situações em que Sukuna tomou o corpo de Yuji, ele arrancou o coração do garoto lhe fazendo de refém e o forçando a fazer um Voto de Vinculação para que ele não deixasse o garoto morrer. Esse Voto de Vinculação está diretamente ligado ao nível de poder dos que fecham este acordo, onde quanto mais perigoso os termos, mais poderoso o usuário fica.

Momento em que Sukuna arranca o coração de Itadori para fazê-lo de refém

Como havia arrancado o coração de Itadori, Ryomen concorda em revivê-lo com duas condições:

  • Desde que Yuji permitisse que Sukuna assumisse o controle de seu corpo durante 1 minuto inteiro (o que já é tempo suficiente para uma matança quando se trata do Rei das Maldições);
  • Yuji esqueceria completamente dessa conversa entre os dois e desse acordo entre os dois;

Obviamente Yuji se opõe a esse acordo, pedindo para que Sukuna prometesse não ferir ninguém durante esse 1 minuto, mas vendo que não havia o convencido resolve lutar contra o demônio, pois caso vencesse Sukuna concordaria em não ferir pessoas. Como já era de se esperar, Itadori perde em 1 segundo, antes mesmo de conseguir se preparar para a luta e retorna a vida sem lembrar do acordo feito.

Quais são as habilidades de Ryomen Sukuna?

Ryomen Sukuna

Em habilidades no geral – como a Maldição mais poderosa de toda a obra – seu talento no combate corpo a corpo, velocidade, força, agilidade, capacidade de raciocínio, resistência e reflexos são obviamente os mais elevados entre as maldições. Quando o assunto é Energia Amaldiçoada, Sukuna também é o ser mais forte entre os monstros, tendo níveis de Energia Amaldiçoada comparados ao de Satoru Gojo em sua enorme quantidade, mas muito superior em cargas negativas.

Sua presença é tão grande que assim que despertou após tomar o corpo de Yuji, sua Energia Amaldiçoada pôde ser sentida por toda Shibuya e foi assim que todos souberam que ele estava de volta ao mundo moderno.

Jujutsu

Jujutsu são as tecnicas de manipulação de energia amaldiçoada que cada feiticeiro ou maldição tem. Apesar da grande maioria dos xamãs conseguirem realizar essa manipulação, as técnicas amaldiçoadas geradas a partir delas são individuais e correspondem unicamente ao usuário. Exemplo: Megumi Fushiguro pode invocar Shikigamis e sua técnica das Dez Sombras, enquanto Nobara Kugisaki tem técnicas mais antigas como o Feitiço do Boneco de Palha.

Sabendo disso, vamos a lista de habilidades Jujutsu de Sukuna.

Fukuma Mizushi ou Santuário Malevolente, a Expansão de Domínio de Sukuna

  • Vamos começar pela mais conhecida de todas, sua Expansão de Domínio: conhecida como Fukuma Mizushi ou Santuário Malevolente, sua técnica de expansão é diferente das outras pois não cria um Domínio separado cercado por uma barreira. Sukuna tem Energia Amaldiçoada o suficiente para expandir seu domínio dando ao seu oponente a oportunidade de fugir dele (afinal não tem barreiras) e ao escolher esta opção de fuga, o Santuário Malevolente ganha mais 200 metros de área efetiva. Em relação a aparência, o visual do Domínio é bem similar a um templo budista clássico, mas decorado com inúmeros crânios e ossos, lhe dando todo um toque sombrio.

Ataque Desmantelar

  • Desmantelar: o Desmantelar é o ataque cortante de Sukuna, o vemos realizando esta técnica contra a Maldição de Nível Especial quando estava possuindo o corpo de Itadori e logo depois quando derrota Yuji dentro de seu Domínio e firma o Vínculo.

Ilustração que representa a luta entre Jogo e Sukuna

  • Habilidade com Fogo: essa habilidade de Sukuna ainda não foi nomeada por Akutami, mas sabemos que Sukuna possui um grande domínio de chamas, podendo as criar do nada, pois em um combate contra Jogo (uma maldição que surgiu a partir do medo que as pessoas tem de vulcões) ele o vence facilmente. Jogo era a maldição mais poderosa do grupo de Geto, mais forte que o próprio Mahito e possuía grande domínio e ataques de fogo, mas foi derrotado facilmente pelo Rei das Maldições dominando as chamas após uma luta épica.

Essas são todas as informações que temos até o momento sobre Ryomen Sukuna, o Rei das Maldições em Jujutsu Kaisen. O que você acha sobre o personagem? Sabia sobre todas essas informações? Divide sua opinião com a gente nos comentários!

Confira também: