Satoru Gojo: Tudo sobre o personagem de Jujutsu Kaisen

Capa da Publicação

Satoru Gojo: Tudo sobre o personagem de Jujutsu Kaisen

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Jujutsu Kaisen já se tornou uma franquia de sucesso e além de seu enredo, seus personagens também chamaram bastante a atenção do público. Um dos mais populares da obra (segundo uma votação oficial) é o sensei Satoru Gojo, que além de extremamente poderoso é muito carismático. Por isso, vamos te contar mais sobre o Feiticeiro Jujutsu mais poderoso dos tempos modernos.

A revista oficial que publica Jujutsu KaisenWeekly Shonen Jump – compartilhou em um de suas edições (o Volume 8) uma enquete de popularidade com os personagens da franquia, onde o próprio público escolheu  e votou em seu personagem favorito. Ao todo 163.066 pessoas votaram em um total de 84 personagens.

Satoru Gojo ficou com o terceiro lugar recebendo 16.923 votos, perdendo apenas para Yuji Itadori (1º lugar) e Megumi Fushiguro (2º lugar).

Arte Comemorativa oficial feita por Gege Akutami.

Quem é Satoru Gojo?

O lado carismático de Satoru Gojo.

Satoru Gojo é um dos principais personagens de Jujutsu Kaisen, e o sensei responsável pelo trio de protagonistas do anime. Ele é um feiticeiro jujutsu de Grau Especial (o mais alto de todos) e é conhecido por todos do mundo Jujutsu como o mais feiticeiro vivo mais poderoso. Além desse título, ele também é a primeira pessoa a herdar os Seis Olhos em cerca de 400 anos.

A personalidade de Satoru Gojo

Gojo é aquela típica pessoa conhecida por ser “boa com quem gosta e ruim com quem não vai com a cara“. Com seus alunos e amigos próximos ele é uma pessoa extremamente leve, brincalhona e irreverente, frequentemente sendo visto fazendo piadas fora de hora onde só ele – e às vezes o Itadori – ri e tirando sarro das crianças de quem é responsável.

Gojo sendo desrespeitoso com o Diretor Gakuganji.

Em contrapartida, ele é antipático com os executivos do mundo jujutsu e os feiticeiros mais velhos (exemplo desse seu comportamento é o desrespeito para com o Diretor Gakuganji). Além de ser muito sarcástico e cruel com seus inimigos, sempre os constrangendo de alguma forma antes ou depois de os derrotar.

Quando o assunto é sua força ele é tão autoconfiante que em alguns momentos chega a soar como soberbo. Poucas foram as vezes que no anime o vemos utilizar a maior parte de seu poder (sim, nem mesmo na luta contra Hanami tivemos dimensão da totalidade de suas habilidades).

O passado de Satoru Gojo

Apesar de seu passado enquanto criança ser um mistério não revelado na obra, sua adolescência como um aluno da Escola Jujutsu de Tokyo já é um bom caminho para falarmos sobre ele.

Os Seis Olhos.

Como nasceu dentro de um dos 3 grandes Clãs do universo Jujutsu, o Clã Gojo, Satoru já seria obrigado a treinar incansavelmente para estar à altura dos membros de sua família. Se isso não bastasse, o rapaz nasceu sendo o portador dos Seis Olhos (um raro Jujutsu ocular que além de percepções aguçadas também permite que seu usuário utilize a técnica chamada Ilimitado em todo o seu potencial).

Os Seis Olhos fizeram de Gojo o feiticeiro mais forte da atualidade, mas também uma criança e adolescente que teve sua cabeça posta à prêmio. Felizmente, Gojo sobreviveu e, com o tempo, acabou entrando na Escola Jujutsu como estudante, onde formou um trio com Shoko Ieiri e Suguru Geto, que se tornaram seus amigos posteriormente.

Gojo e Geto na época em que eram amigos.

Nessa época o trio foi designado para proteger uma garota chamada Amanai Riko, que possuía um papel fundamental para o equilíbrio do mundo Jujutsu. Porém a missão fracassa e Satoru quase acaba sendo derrotado por Toji Fushiguro, mas essa difícil luta fez com que Gojo ficasse extremamente mais forte e evoluísse ainda mais seus poderes.

É nessa altura que ele desenvolve seu “Roxo“, uma técnica que consiste em juntar Energia Amaldiçoada Positiva e Negativa para gerar a Energia Amaldiçoada Reversa.

Apesar das novas habilidades conquistadas, a missão dá terrivelmente errado e Toji consegue matar Riko na frente dos 3 amigos feiticeiros. Se isso já não fosse ruim o suficiente, a morte de Riko afeta diretamente o psicológico e emocional de Geto – o melhor amigo de Gojo – que acaba fugindo após tal incidente e massacra mais de 100 humanos não-feiticeiros em uma aldeia próxima.

Assim, Geto acaba se tornando o antagonista de Jujutsu Kaisen 0 e Gojo termina seus estudos e se torna o professor do primeiro ano que vemos em Jujutsu Kaisen (anime e mangá). Infelizmente ambos acabam se tornando inimigos mortais e o desfecho dessa amizade não é nada bom.

Quais são as habilidades de Satoru Gojo?

Habilidades “comuns”

Luta de Gojo vs Jogo.

Gojo era um mestre no combate corpo-a-corpo, sendo um especialista em diversas artes marciais e conseguindo desferir golpes em pontos vitais de seus inimigos. Dependendo do nível de seu oponente, utilizar jujutsu nem era necessário, já que suas técnicas de luta já davam conta do recado.

Além disso, assim como todo feiticeiro, Gojo também possuía uma força bruta imensa desenvolvida não só pelos altos níveis de energia amaldiçoada, mas também por sempre enfrentar maldições poderosas. Como é um feiticeiro de Grau Especial é frequentemente designado para missões ao redor do mundo onde precisa lutar contra esses monstros quase tão poderosos quanto ele.

Luta de Gojo vs Sukuna.

Satoru também é dono de reflexos e velocidade invejáveis. Além de seu desenvolvimento físico natural, isso se deve aos Seis Olhos, que aumentam sua perceção do mundo ao redor e, consequentemente, dos movimentos de seus inimigos também. Isso o torna capaz de desviar facilmente de socos, chutes e qualquer ataque direto de um ou mais oponentes consecutivos.

Seu cérebro também é fortemente treinado, fazendo com que o sensei pense rápido em soluções para qualquer situação de desvantagem criada em combate. Ele sempre se mostrou um oponente altamente adaptável a todas as circunstâncias de luta que enfrentou até hoje. Sozinho, Satoru Gojo é um exército de um homem só!

Jujutsu

Carregando o título de Feiticeiro Jujutsu mais poderoso da atualidade, é de se esperar que Gojo possua grande quantidade de Energia Amaldiçoada. Um exemplo disso é que ele é um dos poucos capaz de utilizar sua Expansão de Domínio completa mais de uma vez ao dia.

Mais que grandes reservas de energia, Gojo também possui um exímio controle sobre essa energia, conseguindo polarizá-la entre positiva e negativa, utilizar a Energia Amaldiçoada Reversa e realizar a técnica amaldiçoada mais famosa de seu clã: o Ilimitado.

Essa técnica inata, em seu nível básico, concede a seus usuários o controle praticamente absoluto sobre  o espaço em um nível atômico, isso através da manipulação de energia amaldiçoada. Essa manipulação reflete no espaço, mas é o nível mais básico dessa técnica.

As técnicas de Gojo (Vermelho e Azul).

O Ilimitado também tem sua forma neutra, conhecida como Infinito. O segredo dessa técnica consiste em desacelerar as coisas que se aproximam de Satoru. Qualquer coisa que tenta o acertar, desde objetos à pessoas, atinge um “infinito” entre eles, ou seja: é impossível tocar o Gojo, a não ser que ele desative essa técnica.

Essas duas técnicas dão origens à variações que ele nomeia a partir de cores:

  • Técnica Amaldiçoada: Azul;
  • Reversão da Técnica Amaldiçoada: Vermelho;
  • Técnica Oca: Roxo;

A técnica de Gojo (Roxo).

A primeira consiste em forçar uma reversão no neutro Ilimitado. Gojo amplifica a Energia Ilimitada negativa e produz um vácuo, através dele que se torna possível criar um cenário onde força o mundo a corrigir esse vácuo criado pela energia negativa e consequentemente, faz com que toda a matéria alcance o espaço desse vácuo com a atração.

A segunda é o oposto da primeira, ativando a divergência do Infinito e criando uma força repulsiva muito poderosa capaz de repelir toda a matéria que estiver próxima ao epicentro da reversão. Diferente do Azul, a polarização dessa técnica é a energia amaldiçoada positiva, então é necessário utilizar a técnica de maldição reversa para alcançar tal objetivo.

Por fim, a terceira é uma técnica não-padrão do ilimitado, sendo a forma mais poderosa entre todas. Altamente destrutiva, é pouco conhecida até mesmo entre o Clã Gojo. Para realizá-la, Gojo combina o Azul (atração) e o Vermelho (repulsão) para gerar um efeito que apaga toda a matéria que estiver no caminho deste ataque.

Como Satoru Gojo está no mangá de Jujutsu Kaisen atualmente?

Satoru Gojo no anime Jujutsu Kaisen.

Não é à toa que o Gojo se tornou um dos personagens mais populares do anime e mesmo com toda essa explicação sobre sua personalidade, poderes e história, apenas assistindo o anime ou lendo o mangá seria possível conseguir compreender a complexidade da construção desse personagem.

Atualmente, no mangá de Jujutsu Kaisen, Gojo está passando por uma situação muito peculiar e que surpreendeu a todos que acompanham a obra, nos deixando sem notícias do personagem há muitos capítulos. No momento os leitores seguem ansiosos e curiosos para saber a condição real de Satoru, mas com tanta coisa acontecendo na obra é provável que Gege Akutami nos faça esperar ainda mais por informações.

Confira também: