Jujutsu Kaisen 0: Entenda a história, os personagens e mais sobre a obra

Capa da Publicação

Jujutsu Kaisen 0: Entenda a história, os personagens e mais sobre a obra

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Com o grande sucesso de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba nas bilheterias dentro e fora do Japão, Jujutsu Kaisen também resolveu apostar em uma adaptação para os cinemas. Mas a história a ser adaptada se passa 1 ano antes dos eventos do anime e o protagonista não será Yuji Itadori, mas sim Yuta Okkotsu.

Jujutsu Kaisen 0 é um volume do mangá (o volume 0) com 4 capítulos e mesmo com outro protagonista e outras questões sendo abordadas, o universo se conecta ao que já está estabelecido pelo anime e temos personagens familiares.

Agora que você já entendeu um pouco do contexto da história, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre Jujutsu Kaisen 0.

Sinopse

Yuta e Rika no primeiro poster de divulgação do filme

A história se passa um ano antes dos acontecimentos do anime e nela acompanhamos Yuta Okkotsu, um jovem que é assombrado pelo espírito da jovem Rika desde sua infância. Rika morreu em um acidente de trânsito e deixou para Yuta um anel (como namoradinhos de fundamental). Porém o espírito da menina não tem mais a aparência doce, mas sim se manifesta como uma entidade monstruosa que o protege com ou sem sua vontade.

Yuta não consegue controlar o imenso poder de Rika sozinho, então acaba sendo levado ao mundo do Jujutsu para treinar suas habilidades e controlar seu espírito amaldiçoado, aprendendo a combater outros demônios. Como não tem controle sobre Rika, o menino se sente culpado e prefere morrer em isolamento para que mais ninguém se machuque, mas Satoru Gojo (assim como fez com Itadori) lhe oferece uma escolha diferente.

Assim, Yuta entra no primeiro ano da Escola Jujutsu de Tokyo e conhece Maki Zenin, Toge Inumaki e Panda (conhecemos todos na primeira temporada do anime). Graças a amizade que criou, o garoto consegue dominar cada vez mais suas habilidades se tornando um feiticeiro poderoso, apesar de jovem.

Durante esse percurso, Yuta entende que não são apenas as maldições que ameaçam o mundo Jujutsu e temos a presença de um vilão bastante conhecido.

Mangá

Yuta e Rika na capa do Volume 0 do mangá

Em 28 de abril de 2017 foi publicado o primeiro capítulo de Jujutsu Kaisen, criado e ilustrado por Gege Akutami. Ao criar a história, ele tinha a intenção de que fosse curta, mas a obra com apenas quatro edições pela Jump GIGA ficou muito mais popular que o esperado.

Atendendo os pedidos dos fãs, Gege Akutami se programou para lançar um mangá que daria sequência a primeira parte de Jujutsu Kaisen, que foi escolhida e publicada pela Weekley Shonen Jump. Após o lançamento desta versão, o prequel foi compilado e lançado separadamente como Jujutsu Kaisen Volume 0.

Em 2021, logo após a conclusão da primeira temporada do anime tivemos o anúncio oficial de uma adaptação para filme do Volume 0 do mangá, adaptada também pelo Estúdio MAPPA com lançamento nos cinemas do Japão no dia 24 de Dezembro.

Personagens:

Yuta Okkumura

Yuta Okkumura

Ele começa a história como um humano amaldiçoado de grau especial que é amaldiçoado por sua amiga de infância, Rika Orimoto. Graças a Satoru Gojo o garoto se matricula na escola Jujutsu de Tokyo e atualmente é estudante do segundo ano em intercâmbio na África. Após os incidentes em Shibuya (no mangá), ele retorna a Tokyo.

Habilidades

Ele é um dos quatro feiticeiros de grau especial reconhecidos pela escola Jujutsu, sendo classificado nesse grau graças a todo o poder de Rika. Ele foi capaz de derrotar Suguru Geto após liberar todos os limitadores de poder de Rika.

Como espadachim ele recebe uma katana para canalizar o poder de Rika, como uma arma amaldiçoada. Após treinar com Maki, uma especialista em combates corpo-a-corpo e armas amaldiçoadas, ele se torna um excelente espadachim capaz de se defender de inimigos com grande grau de poder.

Jujutsu

Yuta possui uma grande energia amaldiçoada, além de um controle avançado de toda essa energia, controle sobre a manifestação de Rika, técnica reversa amaldiçoada e técnicas amaldiçoadas copiadas.

Satoru Gojo

Satoru Gojo

Gojo é um dos principais nomes de ambas as obras, sendo um feiticeiro de grau especial, professor da Escola Jujutsu de Tokyo e o mentor de Yuta durante o filme.

Mesmo entre os feiticeiros de nível especial, Gojo é reconhecido como o personagem mais forte da série, tanto por possuir imensas reservas de energia amaldiçoada quanto técnicas poderosas e perigosas.

Habilidades

Além de muita energia amaldiçoada, Satoru também é um artista marcial incrivelmente formidável no combate corpo-a-corpo, com extraordinária destreza física para apoiar suas habilidades. Possui também uma grande força física, reflexos e velocidade admiráveis e um excelente intelecto tático para combates.

Jujutsu

Gojo consegue manipular com maestria a energia amaldiçoada que possui, conseguindo realizar técnicas como a Técnica de Maldição Reversa, Black Flash, Limitless, Infinito Roxo, Reversão da Técnica Amaldiçoada: Vermelho, fortes técnicas de barreira, sua Expansão de Domínio conhecida como Vazio Ilimitado e os Seis Olhos.

Maki Zenin

Maki Zenin

Maki é uma das principais personagens de Jujutsu Kaisen 0, sendo a principal treinadora de Yuta durante seu primeiro ano. Atualmente ela se encontra no segundo ano na Escola Jujutsu de Tokyo após abandonar seu clã para estudar feitiçaria, pois era rejeitada por sua falta de energia amaldiçoada.

Ao conhecer Yuta ela ficou irritada com o jeito tímido do rapaz, mas logo criam um laço de amizade pois ele foi a primeira pessoa que realmente a fez se sentir aceita como uma feiticeira habilidosa independente de suas “limitações”.

Habilidades

Apesar de possuir um Grau 4 entre os feiticeiros, Maki pode facilmente exterminar maldições de Grau 2, ela só não sobre de nível por sua família ainda ir contra ela. Ela é uma exímio especialista em armas, tem um alto intelecto, uma força física aprimorada, velocidade e reflexos sobre-humanos e uma resistência em combate aprimorada.

Jujutsu

Maki sempre possuiu níveis baixos de energia amaldiçoada, o que não permitia nem que ela enxergasse maldições, precisando desenvolver um óculos para isso. Após a morte de sua irmã, sua energia amaldiçoada chegou a 0, o que melhorou seu desempenho e sua Restrição Celestial, lhe dando mais qualidades físicas quase igualando-a a Toji Fushiguro.

Toge Inumaki

Toge Inumaki

Toge é um integrante do Clã Inumaki e herdou a habilidade da Fala Amaldiçoada, uma técnica rara e poderosa que obriga que as pessoas façam exatamente o que ele mandar. Por esse motivo o vemos apenas pronunciando palavras que são ingredientes da culinária japonesa, para que ele não fira ninguém e nem se canse ao falar frequentemente.

Atualmente ele é um aluno do segundo ano da Escola Jujutsu de Tokyo. Em seu primeiro ano ele possuía um visual diferente, com cabelos mais curtos e espetados, semelhantes ao de Itadori.

Habilidades

Toge é um feiticeiro respeitado de semi-grau 1. Ao lado de Aoi Todo, Toge é considerado um dos alunos de jujutsu mais fortes e respeitados fora de Yuta e Hakari. Sua técnica amaldiçoada e habilidade atlética lhe renderam uma forte reputação entre os alunos e até mesmo Geto acreditava que ele era um feiticeiro abençoado com grande potencial. Toge é altamente inteligente, com alta resistência e também um conhecimento especializado de como manejar sua poderosa técnica amaldiçoada.

Jujutsu

Toge possui grandes reservas de energia amaldiçoada, mas ao mesm tempo sua técnica amaldiçoada exige um grande gasto também. Ele possui a Fala Amaldiçoada por ter nascido com um selo chamado “Cobras e Presas”, herança genética de seu clã. Isso permite que ele infunda suas palavras com a energia amaldiçoada para melhorar o espírito de seus comandos, forçando todos aqueles que os ouvem a obedecer. Quanto mais exigente é o comando, mais caro o corpo de Toge paga.

Panda

Panda

Diferente do que se pode pensar, Panda não é um panda de verdade. Ele é um objeto amaldiçoado criado pelo diretor Masamichi Yaga e atualmente é aluno do segundo ano da Escola Jujutsu de Tokyo. Ao lado de Maki, Yuta e Inumaki, ele protagoniza o Volume 0.

Habilidades

Com uma afinidade natural com o jujutsu, Panda é capaz de exorcizar maldições com base apenas em suas habilidades físicas. Ele é muito inteligente e capaz de pensar um passo à frente de seus oponentes em uma luta. A única maneira de derrubá-lo é destruindo os núcleos de energia amaldiçoada que atuam como seu coração. Além disso, seu corpo é extremamente durável e pode ser reforçado com proteção de jujutsu.

Jujutsu

Assim como um bom feiticeiro de grau 2, Panda possui muita energia amaldiçoada e com o treino aprendeu a utilizar esta energia para fortalecer ainda mais seu corpo.

Existem três núcleos dentro do corpo do Panda: o Panda do tipo balanceado, o Gorila do tipo poder e um terceiro núcleo ainda não revelado. Ao mudar para o núcleo de seu “irmão”, o Panda pode se transformar no Modo Gorila onde sua aparência muda para a de um gorila musculoso, mantendo o esquema de cores de um panda. Panda é muito mais forte e rápido nesta forma, mas o custo de lutar nela é drenar rapidamente sua energia amaldiçoada.

Você pode assistir a primeira temporada de Jujutsu Kaisen na Crunchyroll e na Funimation. O filme estreia no Japão no dia 24 de dezembro, mas aí não há data prevista para a chegada dele no Brasil.

Confira também: