Jujutsu Kaisen: O que é e como funciona a Técnica Amaldiçoada Reversa

Capa da Publicação

Jujutsu Kaisen: O que é e como funciona a Técnica Amaldiçoada Reversa

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Jujutsu Kaisen é uma obra bastante complexa que, em diversos momentos, exige que o público esteja um pouco mais atento para conseguir compreender alguns conceitos estabelecidos dentro de seu universo. Um desses principais assuntos é a Técnica Amaldiçoada Reversa, usada principalmente por Satoru Gojo, Ryomen Sukuna e Yuta Okkotsu, protagonista de Jujutsu Kaisen 0

A Técnica Amaldiçoada Reversa é uma técnica capaz de converter Energia Amaldiçoada (que é negativa) em uma energia positiva. Ela aparece na história como sendo algo muito complexo e que apenas alguns Feiticeiros conseguem realizar, mas sua principal função até então é a de curar humanos. Ela apareceu no mangá já no Volume 0 e no anime ouvimos falar dela pela primeira vez no episódio 4.

Mas você sabe como essa técnica funciona? Vamos te explicar tudo pra que você entenda fácil e rápido!

O que são Energia Amaldiçoada e Energia Amaldiçoada Reversa?

Yuji Itadori envolto de Energia Amaldiçoada comum

Antes de entender o funcionamento da técnica, precisamos compreender a dinâmica das energias em Jujutsu Kaisen. A Energia Amaldiçoada é gerada a partir de emoções negativas — mesma origem das maldições — e esse tipo de energia não é própria para cura. A técnica reversa existe justamente para solucionar essa questão de energia negativa, transformando-a em positiva.

Ela processa essa energia convertendo a partir do método de utilizar duas fontes de energia amaldiçoada e as multiplica uma pela outra, para que o resultado seja uma energia positiva capaz de criar ou curar

Tratando como um problema matemático, a fórmula correta para explicar a dinâmica seria a seguinte:

Negativo x Negativo = Positivo

Energia Amaldiçoada (-) x Energia Amaldiçoada (-) = Energia Positiva (+)

Parece uma fórmula bem fácil à primeira vista, mas produzir essa Energia Amaldiçoada Reversa já se provou extremamente complicado para a maioria dos feiticeiros jujutsu, sendo poucos os que têm domínio sobre ela. Alguns a usam para se curar pois ela é capaz de gerar carne nova, outros aproveitam essa capacidade para curar também outras pessoas que sofreram algum tipo de lesão.

Essa energia amaldiçoada reversa também pode ser usada para reverter Técnicas Amaldiçoadas, que é o mais complexo de se entender. 

Como funciona a Técnica Amaldiçoada Reversa?

Técnicas Amaldiçoadas são geradas a partir dessa Energia Amaldiçoada, que como vimos: é negativa. Ao substituir o negativo pelo positivo, o usuário é capaz de não só inverter a polarização da energia, mas também de sua Técnica Amaldiçoada. 

“Técnica Amaldiçoada Reversa: Vermelho” de Satoru Gojo

Por exemplo: A técnica de Satoru Gojo conhecida como “Infinito” faz com que qualquer um que se aproxime dele desacelere e nunca consiga tocá-lo, isso graças a uma barreira invisível criada por energia amaldiçoada. Quando ele a inverte e aplica Energia Amaldiçoada Reversa (ou seja: energia positiva), ele traz esse “Infinito” para a realidade em forma de sua Técnica Amaldiçoada Reversa: Vermelho, que faz o Infinito que antes era invisível ser visto na ponta de seu dedo indicador graças a essa convergência e divergência de energias.

Quem são os principais usuários da Técnica Amaldiçoada Reversa?

Ryomen Sukuna

Sukuna salvando Megumi no Arco de Shibuya

Diferente de todas as outras maldições, Sukuna consegue utilizar a Energia Reversa e o vemos fazendo isso em dois momentos: o primeiro para manter Yuji Itadori – seu hospedeiro – vivo logo após arrancar seu coração. A segunda vez foi durante o Arco de Shibuya, quando o Rei das Maldições encontrou Megumi quase morto e o curou, pois tem algum tipo de interesse misterioso no garoto.

Satoru Gojo

Satoru Gojo após utilizar o Vermelho em Toji Fushiguro

Mesmo sendo o feiticeiro mais poderoso da atualidade, Gojo só aprendeu a utilizar essa técnica em um momento de quase morte. Após quase ser morto por Toji Fushiguro, Gojo finalmente tocou o ilimitado e o núcleo de energia amaldiçoada, que lhe permitiu converter sua própria energia em positiva para se curar e, posteriormente, utilizá-la para vencer Toji em uma revanche com seu ataque “Vermelho”.

Yuta Okkotsu

Yuta utilizando sua técnica reversa para curar Maki Zenin e Togi Inumaki

Yuta possui grandes níveis de energia amaldiçoada graças a Rika, sua maldição que sempre o acompanha. Seus altos níveis de energia e sua habilidade em copiar técnicas perfeitamente lhe concedeu o título de segundo feiticeiro mais poderoso, ficando atrás apenas de Satoru Gojo — mesmo ainda sendo um aluno do ensino médio. Ele utilizou a Técnica Amaldiçoada Reversa pela primeira vez durante um ataque de Suguru Geto no Volume 0 do mangá, direcionando a técnica para curar seus amigos Maki, Inumaki e Panda.

Você conhecia todos esses detalhes sobre uma das técnicas mais complexas da obra de Gege Akutami? Diga o que acha dela nos comentários!

Confira também: