Quem é Satoru Gojo em Jujutsu Kaisen: Tudo sobre o misterioso sensei do anime

Capa da Publicação

Quem é Satoru Gojo em Jujutsu Kaisen: Tudo sobre o misterioso sensei do anime

Por Márcio Jangarélli

Atenção: Alerta de Spoilers!

Enquanto Jujutsu Kaisen continua sua jornada como uma dos maiores sucessos do momento no mundo dos animes, um dos personagens da obra já caiu nas graças dos fãs desde o início da história: Satoru Gojo, o sensei poderoso e vendado dos protagonistas.

No entanto, ainda que você possa achar que ele vai seguir um caminho parecido com o de outros professores de anime, o Gojo já mostrou que é bem, bem mais que isso. Na verdade, ele é um dos pilares da história de Jujutsu.

Assim, para sanar qualquer dúvida sobre o intrigante sensei de Jujutsu Kaisen, resolvi preparar este texto. Spoilers do anime, mangá e do Vol. 0 adiante, cuidado.

Coloca seus óculos escuros redondinhos, pega um doce na geladeira e vem comigo!

Quem é Satoru Gojo?

Quando Satoru diz que poderia lutar contra Sukuna, ele não estava brincando.

Satoru Gojo é um dos personagens principais de Jujutsu Kaisen, servindo como sensei dos protagonistas e conhecido como o feiticeiro jujutsu mais poderoso vivo. Ele aparece nessa posição tanto no mangá principal, quanto no prelúdio, Volume 0, instruindo dois anos das classes do Colégio Técnico de Feitiçaria de Tóquio.

Gojo é um personagem complexo, quando seu poder amaldiçoado magnânimo é visto como um desequilíbrio das forças naturais. Ele segue como professor de jujutsu com a intenção de criar uma geração de feiticeiros que combatam os “métodos antigos” do Conselho de Feiticeiros e das famílias tradicionais de feitiçaria, construindo assim um caminho para uma sociedade livre de maldições.

De onde vem os poderes de Satoru Gojo?

O desequilíbrio causado pelos poderes de Gojo pode ser o responsável pela aparição recente de maldições poderosas.

Como dito, Satoru é tão absurdamente poderoso que é considerado um problema para o balanço natural do mundo. Essas habilidades vem tanto do rapaz ser um prodígio em tudo o que já tentou fazer, quanto da sua genética do clã Gojo.

Em Jujutsu Kaisen Vol. 0, Satoru revela que sua família vem da linhagem de um dos Três Espíritos Vingativos Japoneses, Michizane Sugawara. Também, é dito que dentro do Clã Gojo, os poderes que Satoru domina são passados de geração em geração e sempre foram temidos por aqueles fora do clã – além de serem muito complexos.

O poder principal do Gojo é o Mukagen (Ilimitado) que, quando aprimorado, gera o que já vimos no anime, o Mugen (Infinito). Além disso, ele carrega outra habilidade hereditária que não foi muito explorada ainda: Rokugan, os Seis Olhos. É dito que para chegar no nível de poder que ele possui com o Mukagen, Satoru precisou dominar o Rokugan – mas as informações param por aí.

Como funcionam os poderes de Satoru Gojo?

Mukagen e Rokugan são técnicas hereditárias do Clã Gojo.

Enquanto ainda não sabemos como funciona o Rokugan, já vimos o Mukagen em ação no mangá e no anime. Simplificando, Satoru consegue manipular a energia amaldiçoada do espaço em um nível atômico. A partir dessa habilidade, então, nascem todos os outros poderes do Gojo.

No anime, o vemos usando o Mugen na batalha contra o Jogo. Controlando o espaço, Satoru cria uma barreira invisível ao seu redor que impede que ele seja atingido. Na verdade, quem o ataca irá topar com o “infinito” entre ele e Satoru. Essa barreira não para o ataque do inimigo, mas diminui sua velocidade em um nível impossível de ser compreendido, quando Gojo “imbui” um espaço infinito no mínimo trajeto restante entre ele e o golpe inimigo. Complexo, né?

Além disso, já vimos a Expansão Territorial do Satoru. Chamada de “Vazio Infinito”, Gojo coloca o alvo em um espaço onde ele recebe estímulos de todo tipo, em seus cinco sentidos, infinitamente, basicamente fazendo com que seu cérebro entre em colapso por sobrecarga. O domínio dele sobre a técnica está em um nível superior a qualquer outro mostrado na história, quando ele pode ativá-la por apenas 0.2 segundos para preservar a vida do inimigo se necessário.

Vale dizer que as habilidades do Satoru onde ele se movimenta em uma velocidade incompreensível – e qualquer outra coisa estranha que você tenha o visto fazer – vem dessa manipulação especial a níveis extremos. No mangá ele mostrou variações desse domínio, controlando atração e repulsão, vácuo e até todas essas forças ao mesmo tempo.

Por que Satoru Gojo usa uma venda?

Ele já usou faixas, vendas e óculos para esconder os olhos.

Gojo não apenas usa uma venda; em Jujutsu Kaisen Vol. 0 ele usa faixas brancas no lugar e no passado ele usava óculos escuros redondos. Mas por que isso?

Não existe uma explicação oficial para isso ainda, mas é provável que esteja ligado aos poderes do Rokugan (Seis Olhos). Nós vemos o Gojo usando suas habilidades do Mukagen ainda vendado, mas ele sempre tira a venda, faixa ou óculos quando precisa ficar mais “sério” em batalha ou usar técnicas mais avançadas.

A explicação mais aceita no momento é que a venda contém parte dos poderes do Gojo. Em Vol. 0 isso fica explícito em um momento onde ele só levanta as faixas de um dos olhos durante a batalha. O porquê da contenção é desconhecido.

Qual é a história de Satoru Gojo?

A história de Gojo e Geto terminou em tragédia.

O mangá já mostrou um pouco da história do feiticeiro e ela é bem intrigante. Quando Satoru nasceu, uma mudança brusca nas forças naturais foi sentida e ele foi temido, caçado e reverenciado desde então. Atualmente, ele é o último membro do clã Gojo vivo.

Entrando para o Colégio Técnico de Feitiçaria de Tóquio, Gojo teve como tutor Masamichi Yaga, o atual diretor da escola. Seus colegas de classe eram Suguru Geto e Shoko Ieiri, além de Utahime e Mei Mei serem suas veteranas – todos personagens já apresentados no anime.

Gojo era um aluno problemático por ser extremamente narcisista e carregar um poder tão devastador consigo desde sempre. Geto se tornou seu melhor amigo e os dois viviam discutindo sobre proteger pessoas sem energia amaldiçoada e como extinguir as maldições do mundo. Até aqui, Satoru não havia encontrado nenhum inimigo páreo para seus poderes.

Tudo muda em uma missão especial para o Mestre Tengen, a figura mais alta do mundo dos feiticeiros jujutsu. Como é um feiticeiro imortal, Tengen envia Geto e Gojo para buscar seu novo receptáculo e é a partir daqui que Satoru começa a entender, questionar e confrontar as estruturas internas da sociedade de feiticeiros.

Nessa missão, Gojo encontra a primeira pessoa capaz de quase matá-lo: Toji Fushiguro, o pai do Megumi. Contratado para eliminar o receptáculo do Mestre Tengen, Toji, um humano sem energia amaldiçoada, conseguiu derrotar Satoru em sua primeira batalha, ainda que tenha sido derrotado por Gojo depois. Antes de morrer, Fushiguro fala sobre Megumi, fazendo Satoru ir em busca do menino.

Algum tempo depois, Geto deserta o Colégio e se torna um procurado, eliminando uma vila de não-feiticeiros. Gojo é enviado para eliminá-lo, mas não consegue matar o melhor amigo.

A história de Jujutsu Kaisen Vol. 0 começa algum tempo depois disso, com Gojo servindo de professor no Colégio de Tóquio e lutando para que Yuta Okkotsu não receba pena de morte do Conselho de Feiticeiros – assim como faz com o Yuji tempos depois. Satoru se torna sensei de Yuta e o coloca na classe junto da Maki, do Panda e do Toge.

Durante o Vol.0 de Jujutsu, vemos Geto declarando guerra ao Colégio e ao mundo de não-feiticeiros. Depois da batalha contra Yuta, Suguru está fraco e tentando fugir para se reerguer quando Gojo o encontra. Dessa vez, ele dá o golpe final no vilão.

Jujutsu Kaisen começa aqui.

Por que Satoru Gojo se tornou um “procurado” no mangá?

Atualmente no mangá, é considerado crime tentar libertar Satoru do selamento.

Essa não é uma pergunta tão complexa quanto parece. Gojo sempre foi visto como uma ameaça pelo Conselho de Feiticeiros e já enfrentou vários caçadores de recompensa ao longo de sua vida pelos prêmios que foram colocadas em sua cabeça. Ele só foi aceito no mundo de jujutsu porque ninguém era capaz de derrotá-lo.

Além disso, o mangá recentemente colocou Satoru em seu momento mais vulnerável. Durante um plano de Geto e seus espíritos amaldiçoados, ele foi preso em um lugar lotado de pessoas normais e forçado a lutar contra maldições ali. Como consequência, um verdadeiro massacre aconteceu no lugar.

Ainda, Satoru agora está selado no artefato “Mundo da Prisão”, resultado dos eventos arquitetados por Geto. Assim, ainda que seja recuperado, essa é a chance que o Conselho de Feiticeiros tem esperado há muito tempo: um momento onde Gojo pode ser eliminado ou contido de uma vez por todas.

Vale lembrar que com os eventos envolvendo o Yuta e o Yuji – jovens carregando maldições imensuráveis consigo – Satoru desafiou e ameaçou o Conselho de Feiticeiros mais de uma vez.

E aí, está gostando de Jujutsu Kaisen? Não esqueça de comentar!

Veja agora nossa lista sobre o anime: