Yuta Okkotsu: Tudo sobre o personagem de Jujutsu Kaisen

Capa da Publicação

Yuta Okkotsu: Tudo sobre o personagem de Jujutsu Kaisen

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Jujutsu Kaisen se tornou, em pouco tempo, um dos animes mais populares dessa “nova geração” e tanto sucesso garantiu que um filme prequel fosse feito, apresentando a história de Yuta Okkotsu, um jovem que carrega uma grande e poderosa maldição. Jujutsu Kaisen 0 já está disponível no catálogo da Crunchyroll, mas antes de dar o play, vamos conhecer mais sobre o protagonista dessa história?

Quem é Yuta Okkotsu?

Yuta Okkotsu

Yuta Okkotsu é um personagem secundário em Jujutsu Kaisen, mas estrelou Jujutsu Kaisen 0, um filme que cronologicamente se passa 1 ano antes de Itadori Yuji comer o primeiro dedo de Ryomen Sukuna. Inicialmente, Yuta era só um humano “normal”, que havia sido amaldiçoado e assombrado por Rika Orimoto, sua namoradinha de infância.

Após ter se envolvido em um incidente grave no seu colégio, ele acaba entrando no universo Jujutsu – repleto de maldições, magia e feiticeiros – sendo orientado por ninguém menos que Satoru Gojo, na Escola Técnica de Jujutsu de Tokyo.

Atualmente, Yuta é um estudante do segundo ano que trabalha como Feiticeiro de Grau Especial e estava na África aprimorando seu treinamento com Miguel e, depois do Arco do Incidente de Shibuya (no mangá), retornou para Tóquio afim de auxiliar seus companheiros no Jogo do Abate.

A personalidade de Yuta Okkotsu

Yuta sendo amigável com Rika

Yuta Okkotsu é um garoto tímido, introvertido e um tanto depressivo com tendências suicidas. Como é um jovem amaldiçoado desde que era uma criança, a maldição da Rika Orimoto acabou impedindo que ele criasse laços e conexões com outras pessoas, o que acarretou uma vida solitária e repleta de bullying por parte de seus colegas de escola.

Apesar de tímido, Yuta sempre se preocupou muito com as outras pessoas, tanto que isso o levou a se isolar completamente para que Rika não machucasse ninguém. Isso felizmente muda quando ele entra no Colégio Jujutsu, onde conhece mais pessoas “como ele” e, consequentemente, faz amigos e se torna mais sociável.

Aos poucos e com a ajuda de seus colegas, Yuta volta a recuperar a confiança em si mesmo, o que o tornou um dos Feiticeiro Jujutsu mais poderosos da atualidade, mesmo com tão pouca idade.

A relação entre Yuta Okkotsu e Rika Orimoto

Rika Orimoto (versão humana)

Se você assistiu ao filme ou leu o volume 0 de Jujutsu Kaisen, já deve saber como Rika aparece nessa história.

Rika Orimoto é uma amiga de infância e namorada de Yuta, cujo ambos prometeram se casar quando fossem adultos. Contudo, a garotinha acaba morrendo em um trágico acidente na frente de Okkotsu e, como consequência, passou a assombrá-lo. Extremamente ciumenta e cuidadosa, a maldição de Nível Especial não deixava ninguém se aproximar do garoto ou feri-lo.

No início da história, Yuta ainda não tinha controle sobre Rika (maldição) e, por isso, alguns dos colegas que o ameaçaram acabaram mortos e Yuta é condenado a morte pelo Alto Escalão Jujutsu. É graças a Satoru Gojo que o garoto sobrevive e começa a aprender como conter e trabalhar em conjunto com Rika.

Com o passar do tempo e treinamento, Okkotsu aprende a forma correta de interagir com a maldição da garotinha e, mais que isso, ele descobre a verdade sobre a Maldição de Rika Orimoto: não foi ela quem o amaldiçoou no momento de sua morte, mas sim o próprio Yuta que a amaldiçoou. É revelado que o garoto tem um parentesco distante com o famoso e antigo Clã Sugawara e, por isso, ele se tornou capaz de lançar tal maldição sobre Rika em seus momentos finais.

Ao entender isso, Yuta passa a desejar libertar o espírito de Rika, para que ela pudesse descansar em paz e, ao final do filme, ele finalmente consegue.

Vale lembrar que muito do poder de Yuta está ligado a Rika, já que ela funciona quase como um HD externo de energia amaldiçoada e técnicas amaldiçoadas que o garoto copia. Fora que Yuta é capaz de “invocar” Rika e seu poder em escalas diferentes, mas quando Rika aparece com seu potencial 100% liberado, ela se torna aterrorizante até mesmo para o pior dos vilões.

A energia amaldiçoada sem limites de Rika pode ser moldada para qualquer técnica, permitindo que Yuta use técnicas avançadas de energia amaldiçoada dentro de apenas um ano de treinamento sobre Jujutsu.

Relações com outros personagens

Toge Inumaki e Yuta Okkotsu

Como foi dito anteriormente, Yuta é bem tímido, mas com o passar do tempo ele foi se tornando sociável e amigo de seus colegas de turma: Maki Zenin, Toge Inumaki e Panda. Maki o treina no combate corpo-a-corpo e na manipulação de armas amaldiçoadas, sendo a principal responsável pelo garoto ter se tornado um exímio espadachim;

Mas a amizade mais próxima de Yuta é Toge Inumaki, o garoto portador da técnica da Fala Amaldiçoada. Inicialmente, Yuta tinha medo de Toge, mas com o passar do tempo e trabalhos em equipe, ambos viram grandes amigos e estão dispostos a dar suas vidas um pelo outro.

Com Satoru Gojo não é diferente. O professor se colocou contra a execução de Yuta e enfrentou o Conselho jujutsu afirmando que, se qualquer um encostasse em Okkotsu, Gojo interferiria e destruiria tudo. É bem similar ao que aconteceu com Itadori Yuji, quando Gojo o defendeu e, por isso, sua sentença de morte foi adiada.

Yuta ainda interage com Miguel, personagem africano que conhecemos em Jujutsu Kaisen 0, pois estava treinando com ele antes de ter que voltar para Tóquio após o caos que o Incidente em Shibuya e o selamento de Gojo causaram. Infelizmente não temos muitas informações sobre a interação dos dois durante o treinamento.

Quais são as habilidades de Yuta Okkotsu?

Yuta no filme Jujutsu Kaisen 0

Yuta é um dos 4 Feiticeiros de Grau Especial reconhecidos pelo Colégio Jujutsu, sendo o personagem mais recente a receber esse grau. Apesar de não ser muito habilidoso fisicamente no início, ele treinou com Maki e se tornou ótimo em combates que independem de Energia Amaldiçoada. Já quando o assunto é Jujutsu…

Após muito treino, o garoto se tornou capaz de manifestar Rika completamente e controlá-la, o que elevou seu potencial a níveis assustadores. Por conta própria, o garoto desenvolveu a capacidade de realizar a técnica de Energia Amaldiçoada Reversa (que é extremamente difícil) e também a habilidade de copiar outras Técnicas Amaldiçoadas, guardando todas em Rika, como se ela fosse um item de suporte.

O poder de Yuta é tanto que o próprio Satoru Gojo afirmou que o garoto pode superá-lo um dia.

Habilidades com armas

Yuta com sua katana e Rika

Logo que entrou na Escola Técnica de Jujutsu de Tóquio, Yuta recebeu de Gojo uma katana, onde ele poderia canalizar e estabilizar sua grande energia amaldiçoada. Após o treinamento com Maki Zenin, essa continuou sendo a arma escolhida pelo garoto, mas ele se aperfeiçoou em outras formas de combate também.

A exemplo disso, Rika ganhou a capacidade de armazenar armas amaldiçoadas, o que demonstra que Yuta pode usar uma grande variedade e aumentar o leque de ataques do feiticeiro.

Jujutsu

Yuta manifestando Rika por Completo

Os níveis de Energia Amaldiçoada de Yuta são altíssimos, principalmente graças a influência de Rika. Apesar de parecer um poder infinito, sua energia pode se esgotar se o garoto a usar demais. Contudo, Yuta apresenta um grande domínio sobre essa Energia Amaldiçoada, o que dificulta o fato dele um dia ficar zerado de energia.

Fora que essa destreza no controle de energia o permite usar técnicas como Energia Amaldiçoada Reversa, que é extremamente complicado de ser feito e permite que ele diminua os danos de ferimentos graves em outras pessoas e em si mesmo. Junto com grandes taxas de energia, sua força também se aprimora, assim como velocidade e resistência, que são aumentadas graças à circulação de Energia Amaldiçoada.

Já suas Técnicas Inatas consistem em: manifestar a Rika (seja de forma incompleta ou completa); copiar outras Técnicas Amaldiçoadas; invocação de alguns shikigamis menores; além de técnicas que o vimos copiar: a Fala Amaldiçoada (de Toge) e a Manipulação do Céu (de Takako).

Confira também: