Jujutsu Kaisen: Entenda a participação de Yuta Okkotsu no arco mais recente do mangá

Capa da Publicação

Jujutsu Kaisen: Entenda a participação de Yuta Okkotsu no arco mais recente do mangá

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Jujutsu Kaisen tem se consagrado como uma das obras shounen de maior sucesso da atualidade, isso graças à riqueza de detalhes em sua história e o desenvolvimento de cada personagem. Yuta Okkotsu é um ótimo exemplo disso, aparecendo inicialmente no prequel Jujutsu Kaisen 0 – que se tornou um filme – e, recentemente, fez seu retorno para o mangá principal. Entenda a importância de Yuta para a história atual!

Introdução à Colônia de Sendai

Após os acontecimentos de Jujutsu Kaisen 0, Yuta Okkotsu não havia aparecido mais na história além de ser lembrado por outros personagens como um Feiticeiro Jujutsu poderoso. Após os incidentes em Shibuya, Yuta apareceu para auxiliar Itadori e Megumi nessa nova fase do mangá: a Migração à Extinção (ou o Jogo do Abate).

Se você quiser mais informações sobre como funciona esse jogo e novo Arco, elas estão detalhadas aqui: Migração à Extinção. Mas resumidamente, Kenjaku organizou esse jogo para liberar grandes níveis de Energia Amaldiçoada em todo o Japão, que foi dividido em 10 Colônias. Para isso, ele trouxe de volta à vida inúmeros Feiticeiros antigos, além de permitir a entrada de novos participantes e o objetivo principal é: pontuar matando oponentes, sejam eles feiticeiros ou humanos comuns.

Passamos 13 capítulos vendo a entrada de Itadori e Megumi na Colônia de Tóquio e as batalhas que enfrentaram até realizarem seus objetivos: pontuar o suficiente para acrescentar regras ao jogo. Após os meninos terem conseguido concluir seu plano inicial, a história partiu para a próxima Colônia… A de Sendai, onde Yuta Okkotsu aparece pela primeira vez como um dos participantes do Jogo.

Rika e Yuta no mangá Jujutsu Kaisen

É importante lembrar que o caos está instaurado dentro de cada uma das 10 Colônias formadas, mas a Colônia de Sendai alcançou um despertar mais intenso que a de Tóquio, ou seja: a situação está muito mais perigosa por aqui! Como Yuta tem lidado com a situação em uma Colônia ainda mais perigosa que a anterior?

Os principais adversários de Yuta Okkotsu

Gege Akutami nos apresenta rapidamente aos inimigos que Yuta teria de enfrentar, todos aparentemente muito poderosos e com uma pontuação acima de Yuta. Mesmo sendo uma introdução rápida, foi o suficiente para que o nível de ameaça fique bem estabelecido. Esses inimigos são:

Dhruv Lakdawala.

  • Dhruv Lakdawala: esse é um Feiticeiro antigo e esta é sua segunda encarnação. Durante o Período Yayoi em 180 D.C. este homem conquistou o monopólio de um arquipélago importante no Japão durante a Guerra Civil de WA. Atualmente, ele soma um total de 91 pontos no jogo de Kenjaku. Sua Técnica Amaldiçoada consiste em utilizar dois tipos de Shikigamis para criar Domínio a partir de seus rastros;

Ishigoori Ryu.

  • Ishigoori Ryu: ele é dono da maior liberação de Energia Amaldiçoada de uma só vez, em todo o jogo. É capaz de liberar essa Energia como se fosse um canhão, através de um topete em seu cabelo. Ele possui 77 pontos no Jogo do Abate;

Uro Takako

  • Uro Takako: ela é uma ex-capitã de um esquadrão chamado Jitsu-Getsu-Sei-Shintai, que tem ligação direta com o time de assassinos que exterminou o Clã Fujiwara (Yuta Okkotsu é um descendente distante desse Clã). Sua Técnica Amaldiçoada permite que ela manipule o céu e, com isso, conquistou um total de 70 pontos;

Kurourushi

  • Kurourushi: esse não é um Feiticeiro, mas sim um Espírito Amaldiçoado moldado por Kenjaku a partir da Técnica Amaldiçoada de Mahito (que foi absorvido por Kenjaku durante os acontecimentos em Shibuya). Ele era uma barata que foi liberada na Manipulação de Maldições, sendo altamente perigoso e de Grau Especial. Atualmente ele está adormecido, apenas aguardando que as primeiras fases do jogo acabem para que ele sobreviva. Ele soma um total de 54 pontos;

Yuta Okkotsu na Colônia de Sendai

A relação entre os personagens citados acima não era fácil, pois eles não haviam estabelecido alianças, mas também evitavam o enfrentamento por enquanto. Porém, Dhruv Lakdawala acabou sendo derrotado por ninguém menos que Yuta Okkotsu, o prodígio dos Feiticeiros Modernos.

Momento exato em que Yuta Okkotsu derrota Dhruv Lakdawala

O garoto foi apresentado para nós como um Feiticeiro de Classe Especial. Quem acompanhou Jujutsu Kaisen 0 sabe que ele acabou perdendo a categoria de Classe Especial ao final dos acontecimentos do mangá, mas aqui é revelado que em menos de 3 meses depois daquele fatídico dia, ele recuperou seu status e, atualmente, é o segundo feiticeiro mais poderoso da modernidade, perdendo apenas para Satoru Gojo.

Okkotsu está em Sendai e protege alguns humanos que acabaram ficando presos em meio a todo aquele caos e mortes, enfrentando os demais feiticeiros para que esse grupo inocente fique seguro. Porém, após matar Dhruv, acaba chamando a atenção de outros dois adversários: Ishigoori Ryu e Uro Takako, ainda mais depois de invocar Rika – seu Shikigami – para lidar com uma ameaça repentina de forma rápida. É nesse momento que seus inimigos percebem que a morte de Lakdawala não foi apenas por sorte.

Yuta sabe que em algum momento um jogador irá estabelecer regras para que transitar entre as Colônias seja possível, além de entender que é quase indispensável esse contato com outros locais. Mas ele também sabe que não pode deixar Feiticeiros ou Maldições que têm atacado humanos indiscriminadamente saírem da barreira, pois isso colocaria milhares de inocentes em risco. Yuta está disposto a impedir todos!

Uro Takako revelando a Yuta que entendeu qual era a sua Técnica.

Após sua luta contra o primeiro Feiticeiro, Yuta agora se depara com Kurourushi – a barata de Kenjaku – que é uma Maldição, logo ele pensa em utilizar a uma Técnica Amaldiçoada Reversa para exorcizar seu inimigo. Sabendo que estava sendo observado por outros dois, o personagem não queria demonstrar que conseguia utilizar essa habilidade, mas acaba tendo que fazê-lo para conseguir sobreviver.

Uro Takako é a primeira a entrar em batalha com Okkotsu, enquanto Ishigoori Ryu observa tudo de longe, esperando uma brecha para eliminar os dois inimigos de uma só vez. A luta fica ainda mais acirrada quando Yuta percebe que precisará lutar sozinho contra os dois oponentes nitidamente poderosos.

Utilizando sua Energia Amaldiçoada Reversa o tempo todo, resistindo a inúmeros golpes poderosos e se esgotando… Invocar Rika novamente é inevitável!

Yuta e Rika vs Ishigoori e Uro

Yuta invoca Rika utilizando o termo “inteira”, o que faz seus adversários perceberem que até aquele momento o garoto nem tinha demonstrado todo o seu poder. Quando Rika chega, a carga de energia amaldiçoada de Yuta se enche de novo, como se ela fosse realmente um carregador para ele. Além disso, descobrimos uma nova função do Shikigami.

Rika agora funciona como um arsenal de Técnicas Amaldiçoadas que Yuta copiou ao longo desse 1 ano, mas usar essas habilidades por completo e com total poder só é possível quando ele usa o anel que recebeu de Rika em sua forma humana. Também há limitações para o uso das habilidades nesse estado, tendo a duração máxima de 5 minutos.

Uma breve explicação sobre as atuais funções de Rika.

Após recuperar Energia Amaldiçoada e selecionar as técnicas que quer usar no momento, Yuta e Rika partem para o embate com os dois inimigos, mas não é uma luta tão fácil quanto os leitores gostariam. Mesmo sendo tão poderoso, o garoto acaba recebendo duros golpes e a luta se mostra cada vez mais difícil para todos os lados envolvidos.

A Técnica Amaldiçoada de Yuta é a capacidade de copiar outras técnicas, isso fica claro quando o garoto utiliza a técnica de Dhruv, usando a trajetória dos Shikigamis para formar um Domínio. É nesse momento que a luta se eleva ao nível mais alto possível e esperado por todos: a Expansão de Domínio!

Último quadro do capítulo 178 no mangá de Jujutsu Kaisen.

Os 3 oponentes ativaram ao mesmo tempo suas Expansões de Domínio e, se você conhece essa técnica, sabe que num embate desse nível apenas o Domínio mais forte se manterá e anulará os outros dois. O último capítulo – de número 178 – acaba dessa forma, nos deixando curiosos para saber qual será o Domínio vencedor, como ele será e qual vai ser a solução que os outros arrumarão para escapar com vida desse embate.

Essa foi a trajetória de Yuta Okkotsu em seu momento mais atual, dentro da Colônia de Sendai e sendo um dos participantes da Migração à Extinção organizada por Kenjaku. Podemos imaginar que Yuta é forte o suficiente para derrotar ambos os inimigos, mas conhecendo a dinâmica de escrita de Gege Akutami, não podemos descartar a possibilidade de que literalmente tudo pode acontecer!

Confira também: