Jujutsu Kaisen: Entenda como funciona o Jogo do Abate, o novo arco do mangá

Capa da Publicação

Jujutsu Kaisen: Entenda como funciona o Jogo do Abate, o novo arco do mangá

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

O Jogo do Abate é o arco atual do mangá de Jujutsu Kaisen e vem causando muita euforia e confusão entre os leitores, por se tratar de um jogo com muitos detalhes, regras e textos longos para entender toda a sua dinâmica.

Atualmente temos Yuji Itadori e Megumi Fushiguro entrando nas barreiras para se tornarem jogadores e estamos acompanhando os dois nesse novo desafio. Mas você sabe a origem do Jogo do Abate? Como começou, quais são seus objetivos principais e suas regras? A gente te explica!

Fim do arco de Shibuya

Como vimos anteriormente na série, o Geto que possui as cicatrizes na testa não é exatamente o Geto humano, mas sim um cérebro amaldiçoado chamado Kenjaku, que tomou posse de seu cadáver após os acontecimentos de Jujutsu Kaisen Volume 0.

Kenjaku tinha como objetivo selar Satoru Gojo e utilizar a técnica amaldiçoada de Geto para absorver o espírito conhecido como Mahito. A intenção era fazer com que este último evoluísse sua alma, como acontece no final do arco de Shibuya, quando a maldição enfrenta Yuji Itadori.

 

Momento em que Kenjaku absorve Mahito no mangá.

A evolução de Mahito serviu para que Kenjaku pudesse absorvê-lo e tomar posse de sua técnica de Transfiguração Ociosa. Assim, ele teria a junção da grande quantidade de energia amaldiçoada com a habilidade de transfigurar almas.

Com esses seus objetivos cumpridos, Kenjaku parte para a continuidade de seu plano: evoluir os humanos a partir da Transfiguração Ociosa, tornando-os feiticeiros jujutsu e trazendo de volta uma nova Era de Ouro da feitiçaria.

Como resultado, esses humanos não têm treinamento de feiticeiros, mas agora possuem um nível de energia amaldiçoada e técnicas relevantes.

Como começou o Jogo do Abate?

Utilizando a energia amaldiçoada dos espíritos que já havia consumido através da técnica do Geto e a transfiguração ociosa de Mahito, Kenjaku lançou um feitiço por todo o Japão. Esse feitiço foi o que concedeu técnicas amaldiçoadas às pessoas comuns.

Assim, o Jogo do Abate é montado para que dentro de 19 dias o jogo de fato comece. Kenjaku também tem como objetivo utilizar as técnicas de Geto para absorver o Mestre Tengen. Este último é um feiticeiro que já vive há mais de 1000 anos e evoluiu tanto que, além de ter fundido sua própria existência com a natureza e controlar todas as barreiras de proteção, agora está mais próximo de ser um espírito amaldiçoado que um humano.

Mestre Tengen explicando os objetivos sombrios de Kenjaku.

Se Kenjaku consumir o corpo de Tengen, ele vai conseguir utilizar a Transfiguração Ociosa para transformar todo o Japão em um nível acima de feiticeiros jujutsu, algo mais evoluído e próximo do Mestre Tengen. O problema por trás disso é que muitos humanos vão morrer por não suportar a transfiguração, uma vez que o próprio Mestre levou mais de mil anos para evoluir totalmente.

Quais são os objetivos do Jogo do Abate?

Imagem das barreiras criadas por Kenjaku ao longo do Japão.

Ao longo de todo o Japão existem 10 barreiras espalhadas, como uma forma de teste realizado por Kenjaku. As pessoas que estavam dentro dessa barreira passaram por essa transfiguração, incluindo a irmã de Fushiguro. Essas pessoas serão obrigadas a participar do Jogo do Abate, tendo que matar outras pessoas para pontuar.

Caso elas não façam isso, terão sua técnica amaldiçoada revogada, consequentemente morrendo. Isso vale para todos os participantes do jogo, seja ele feiticeiro ou um humano recém transfigurado.

A intenção é iniciar uma espécie de guerra civil para que energia negativa seja gerada. Isso porque a evolução das pessoas (semelhante à do Mestre Tengen) só é conseguida à partir da energia derivada de ações negativas, medo e mortes.

A quantidade de energia amaldiçoada acumulada ao longo dessas 10 barreiras será gigante, permitindo que ao final do jogo Kenjaku consiga atingir seu objetivo de transfigurar os sobreviventes e expandir essa evolução para um nível global.

Quais são as regras do Jogo do Abate?

Yuuta, Itadori e Kenjaku, personagens importantes para este arco.

O Jogo do Abate se auto regula, ou seja, não há alguém que controla o que acontece, apenas o próprio jogo decide o que é aceitável ou não através dos Koganes. Estes seres são uma espécie Shikigamis com a aparência de “abelhas” que seguem os participantes, sendo um canal de comunicação entre os jogadores e o próprio jogo.

Pessoas que entrarem nessas 10 barreiras enquanto o jogo está acontecendo automaticamente serão consideradas participantes, tendo que seguir as regras e sobreviver.

Após despertar sua técnica amaldiçoada, os participantes terão 19 dias para declarar sua intenção de participar do jogo em uma das barreiras. Isso é mostrado, por exemplo, no capítulo 161 do mangá, quando Itadori e Megumi declaram que querem entrar na barreira e participar do jogo. Jogadores que quebrarem essa regra dos 19 dias terão sua técnica amaldiçoada revogada e morrerão.

Os competidores pontuam matando outros jogadores. Eles recebem 1 ponto para não-feiticeiros e 5 pontos para feiticeiros. Os pontos são validados a partir da quantidade de pessoas que cada participante abate.

Jogadores que somarem um total de 100 pontos podem inserir uma nova regra ao jogo em troca da pontuação, desde que ela seja aprovada pelo Kogane. Já vimos essa regra em ação no capítulo 158, quando um personagem que havia somado 200 pontos adicionou a regra de que todos os jogadores podem ver a pontuação uns dos outros.

Essa última adição é um ponto importante para Yuji e Megumi, que querem somar 100 pontos de alguma maneira para inserir a regra de que pessoas que receberam uma técnica amaldiçoada de Kenjaku podem sair do jogo sem serem mortas. Isso porque a irmã de Megumi acabou entrando nesse jogo por estar dentro da área de uma das barreiras no momento em que tudo começou.

Além de tudo isso, muitos novos personagens estão sendo inseridos nesse arco. A grande maioria já começa como participantes do jogo, e está pontuando mesmo antes da chegada dos personagens conhecidos.

É bem provável que em breve novas regras sejam adicionadas e nossa lista sobre o regulamento precise de atualizações, mas até o momento temos estas muito bem definidas.

Mas e você, sabia sobre todos esses detalhes do Jogo do Abate? Está acompanhando o mangá? Se sim, está ansioso para ver os futuros acontecimentos desse arco? Acredito que podemos esperar grandes batalhas ainda mais violentas do que vimos em Shibuya.

Confira também: