Harry Potter: Qual a ordem correta dos filmes e onde assistir?

Capa da Publicação

Harry Potter: Qual a ordem correta dos filmes e onde assistir?

Por Evandro Lira

Parece que foi ontem, mas a franquia Harry Potter chegou nos cinemas pela primeira vez 20 anos atrás. Marcando uma geração inteira com seu mundo de magia, os oito filmes se tornaram um sucesso arrebatador, conquistando fãs ao redor de todo o planeta. E o seu impacto na cultura foi tão grande que em todos os lugares é possível encontrar uma referência aos filmes ou alguém que, ainda hoje, continua extremamente apaixonado pela história.

Mas o sucesso da franquia não parou no seu auge e todos os anos novos fãs descobrem as belezas e mistérios da jornada de Harry, Rony e Hermione. Para aqueles que não acompanharam os lançamentos em tempo real — e perderam o alvoroço que as produções causavam nos cinemas — pode ser um tanto complicado lembrar a ordem correta em que cada filme deve ser assistido.

Pensando nisso, preparamos este guia com a ordem correta para assistir cada filme de Harry Potter e, caso você já tenha isso decorado, onde você pode encontrar onde assistir cada longa para uma nova maratona.

Qual é a ordem correta para assistir Harry Potter?

1 – Harry Potter e a Pedra Filosofal 

Tudo começa com Harry Potter e a Pedra Filosofal, filme que nos apresenta o bruxinho mais famoso da história. É nele que conhecemos o Trio de Ouro, Hogwarts e ficamos sabendo sobre o terrível Você-Sabe-Quem

Na trama, Harry Potter é um órfão que vive com os tios, sendo maltratado e humilhado constantemente. Tudo muda quando ele recebe uma centena de cartas de Hogwarts, sendo convidado para estudar na famosa escola de magia e bruxaria. Chegando lá, o pequeno Harry se vê diante de um mundo fantástico, repleto de feitiços e criaturas místicas. Fazendo amizade com Rony e Hermione, as crianças se metem em várias aventuras, mas logo descobrem que há algo sombrio na escola, tendo que unir forças para enfrentar esse novo desafio. 

2 – Harry Potter e a Câmara Secreta 

A história continua em Harry Potter e a Câmara Secreta, o segundo filme da franquia. Agora, novas ameaças surgem na vida do Menino Que Sobreviveu, que precisa encarar algumas dúvidas sobre a sua própria identidade enquanto está em Hogwarts. 

No filme, após passar férias miseráveis com seus tios, Harry está mais do que pronto para retornar para o mundo mágico. Contudo, antes de poder rever seus amigos, ele conhece Dobby, um Elfo Doméstico que está fazendo tudo que pode para impedir a volta do jovem feiticeiro. Ignorando os avisos da criaturinha, Harry chega até Hogwarts, vivendo novas desventuras e encarando um perigo ainda maior, algo que ameaça a vida de vários alunos da escola. 

3 – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban 

A terceira aventura de Harry e seus amigos é considerada por muitos como o melhor filme da franquia. Apresentando conceitos como viagem no tempo e explorando mais do passado da família Potter, o longa é simplesmente icônico. 

Na trama o mundo bruxo está em polvorosa após a notícia de que o temível assassino Sirius Black conseguiu escapar da prisão de Azkaban. Levando em conta a suspeita de que ele poderia estar interessado em matar Harry, Hogwarts fica infestada dos sombrios dementadores, enquanto o Trio de Ouro mergulha fundo em segredos antigos e terríveis. 

4 – Harry Potter e o Cálice de Fogo 

O quarto filme da franquia é vibrante, divertido e carregado de aventura. Apresentando estudantes de novas escolas de magia e trazendo uma competição divertidíssima, o filme é essencial no amadurecimento da trama. 

Aqui Harry acaba sendo selecionado para o Torneio Tribruxo, uma Copa entre diferentes escolas de magia, mas que é extremamente perigosa para seus participantes. Obrigado a competir, o jovem bruxo passa por provas insanas que o colocam cara-a-cara com a morte. Além disso, um grande perigo retorna, sendo uma ameaça terrível não só para o protagonista, mas para todo o mundo bruxo. 

5 – Harry Potter e a Ordem da Fênix 

Considerada por muitos fãs como a pior adaptação dos livros de J. K. Rowling, o quinto filme da franquia mostra que nem todos os vilões aparentam ser sombrios e assustadores, algumas das pessoas mais terríveis podem ter uma voz doce e se cercar de coisas fofas e infantis.

Enquanto o mundo duvida que Lord Voldemort retornou, o ensino em Hogwarts ganha uma nova professora, Dolores Umbridge, que chega para assombrar os alunos e aterrorizar toda a escola com seus métodos cruéis de ensino. É assim que surge a Armada de Dumbledore, um grupo de estudos e treinamento intenso para preparar os alunos contra a ameaça que se aproxima — uma vez que a escola está falhando nessa missão. Como se Harry, Rony e Hermione já não tivessem problemas o bastante, o trio e seus amigos precisam unir forças para impedir que Você-Sabe-Quem coloque suas mãos em uma poderosa profecia. 

6 – Harry Potter e o Enigma Príncipe 

Trazendo novas reviravoltas para a vida de Harry e um dos momentos mais dramáticos de toda a saga, o sexto filme da franquia é uma excelente construção para o clima de conclusão da história. 

No filme a ascensão de Voldemort e seus Comensais da Morte já tem espalhado o caos no mundo bruxo e trouxa, aumentando a sensação de perigo para todos aqueles que não se juntaram ao Senhor das Trevas. Enquanto se perde nas anotações — e feitiços estranhos — que encontra em um livro misterioso, Harry acaba descobrindo mais sobre o passado de Você-Sabe-Quem, entendendo o que fez ele se tornar tão terrível e poderoso. Enquanto isso, Draco Malfoy, o grande antagonista estudantil de Harry, acaba se encaminhando por direções sombrias, ao mesmo tempo em que Dumbledore continua sua busca por uma forma de destruir Voldemort. 

7 – Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 

O último livro da saga acabou dando origem para dois filmes, iniciando uma tendência de dividir a conclusão de adaptações literárias que perdurou por muito tempo nos cinemas. Na primeira parte dessa aventura, vemos Harry, Rony e Hermione lutando para encontrar as Horcruxes — pedaços da alma de Voldemort e motivo pelo qual ele é imortal — antes que seja tarde demais. 

O filme apresenta a jornada do Trio de Ouro fora de Hogwarts, abandonando os estudos em nome da importante missão que eles assumiram após os trágicos eventos de Enigma do Príncipe. Agora, lutando contra maldições, tensões e os Comensais da Morte, os bruxos precisam correr contra o tempo para tentar impedir que Voldemort controle todo o mundo. 

8 – Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 

Por fim, chegamos na grande conclusão desta história, com um filme épico cheio de batalhas insanas e de reviravoltas intensas, encerrando a jornada do bruxo que marcou (e continua marcando) uma geração inteira. 

Enquanto continuam procurando pelas últimas Horcruxes, Harry, Rony e Hermione acabam de volta à Hogwarts, que se torna o palco da guerra entre as forças do mal e a resistência bruxa. Unindo forças para tentar destruir Voldemort e seus lacaios, o Trio precisa encarar escolhas bem difíceis, descobrindo a verdade sobre acontecimentos do passado enquanto dão tudo de si para destruir o mal. 

Onde assistir Harry Potter?

Todos os filmes do Harry Potter estão na HBO Max!

Todos os filmes da franquia Harry Potter estão disponíveis na HBO Max (clique aqui para acessar), a nova plataforma de streaming da Warner Bros. (estúdio responsável pela saga nos cinemas). Para que você não se perca na ordem dos oito filmes, além do título e pôster, o serviço também sinaliza a ordem de cada aventura. 

Mas essa não é a única forma de assistir a história dos jovens heróis. Os filmes também podem ser alugados em plataformas de video on demand e podem ser assistidos em um ou outro serviço. 

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal pode ser encontrado no HBO Max e NOW. Ele também está disponível para aluguel na Microsoft Store, Looke, Youtube, Amazon Prime Video e Google Play, por menos de doze reais em cada plataforma. Por fim, também é possível comprar o filme (de forma digital) na Microsoft Store, Google Play e Apple TV por menos de vinte e cinco reais. 
  • Harry Potter e a Câmara Secreta pode ser encontrado no HBO Max e NOW. Ele também está disponível para aluguel na Microsoft Store, Apple TV, Looke, Google Play e Amazon Prime Video, por menos de doze reais em cada plataforma. Microsoft Store, Google Play e Apple TV também oferecem a compra digital por menos de vinte e cinco reais.
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban pode ser assistido no HBO Max e NOW; Alugado na Microsoft Store, Amazon Prime Video, Apple TV, Looke e Google Play, por menos de doze reais em cada plataforma; Comprado, por menos de vinte reais, nas plataformas digitais Microsoft Store, Google Play e Apple TV. 
  • Harry Potter e o Cálice de Fogo está nos streamings HBO Max e NOW. O filme pode ser alugado na Microsoft Store, Apple TV, Looke, Amazon Prime Video e Google Play, por menos de doze reais em cada plataforma. Por menos de vinte reais também é possível comprar a versão digital do filme na Microsoft Store, Google Play e Apple TV. 
  • Harry Potter e a Ordem da Fênix pode ser encontrado no HBO Max e NOW. Ele também está disponível para aluguel na Microsoft Store, Looke e Google Play, por menos de dez reais em cada plataforma. Também é possível comprar o filme em sua versão digital por menos de vinte reais na Microsoft Store, Google Play e Apple TV.
  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe pode ser assistido no HBO Max e NOW. Ele também pode ser alugado ou comprado nas plataformas Microsoft Store, Apple TV e Google Play, gastando menos de vinte reais. No Looke e na Amazon Prime Video também é possível alugar o filme por menos de doze reais. 
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 pode ser encontrado no HBO Max e NOW. Ele também está disponível para aluguel na Microsoft Store, Apple TV, Looke, Google Play e Amazon Prime Video por menos de doze reais em cada plataforma. Microsoft Store, Google Play e Apple TV também oferecem a compra digital por menos de vinte reais.
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 está disponível nos streamings HBO Max e NOW. Ele também pode ser alugado na Amazon Prime Video, Microsoft Store, Looke e Google Play, por menos de doze reais em cada plataforma, ou comprado digitalmente por menos de vinte reais na Microsoft Store, Google Play e Apple TV. 

Abaixo, veja também: