Harry Potter: Por que ninguém fala o nome de Voldemort?

Capa da Publicação

Harry Potter: Por que ninguém fala o nome de Voldemort?

Por Gabriel Mattos

Desde o primeiro livro e filme da franquia Harry Potter, fica evidente que o Lorde das Trevas Voldemort é um tópico sensível entre a comunidade bruxa, a ponto de ninguém ter coragem de sequer mencionar seu nome. Mas você já se perguntou como a situação chegou a esse nível?

Por que as pessoas tem medo de Voldemort?

Ninguém ousa mencionar o agressor do Menino Que Sobreviveu

O primeiro motivo que muita gente deve imaginar é simplesmente o medo. Voldemort foi o principal responsável pela tortura e genocídio de uma grande parcela da população mágica e trouxa — especialmente entre aqueles que não possuem sangue mágico.

E como Hermione muito sabiamente afirma em A Câmara Secreta: “O medo de um nome só faz aumentar o medo da própria coisa.” Assim, conforme o pânico em relação aos comensais da morte foram aumentando, faz sentido que o nome de seu líder tenha se tornado amedrontador.

Mas a superstição foi levada ainda mais longe, quando durante os eventos do último livro da série, dizer o nome d’Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado significava ser encontrado pelos Comensais da Morte.

Por que ninguém fala o nome de Voldemort?

O reinado dos Comensais da Morte causou um efeito duradouro na comunidade bruxa

Durante a Segunda Guerra Bruxa, o nome de Voldemort ficou “protegido” por uma poderosa Maldição Tabu, que denuncia a posição de qualquer pessoa que mencione o nome do bruxo das trevas diretamente para os Comensais da Morte.

Isto acontece algumas vezes no livro Harry Potter e As Relíquias da Morte, em que Harry, Rony e Hermione são atacados por Comensais logo depois de mencionarem seu grande inimigo, mesmo estando sob o efeito de poderosos feitiços de proteção.

Por ser uma poderosa arma para encontrar adversários políticos, se considerarmos o seu uso por anos antes da queda de Voldemort, é compreensível que as pessoas mais velhas tenham aprendido a temer seu nome após ver seus amigos e familiares sumirem ou morrerem após desrespeitar esta regra, como na ditadura.

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Gabriel Mattos

Editor, repórter correspondente de Wakanda, caçando Pokémon por onde eu vou! Sempre nas lives da Legião! • @gabeverse