Harry Potter e a Câmara Secreta: As principais diferenças entre o filme e o livro

Capa da Publicação

Harry Potter e a Câmara Secreta: As principais diferenças entre o filme e o livro

Por Camila Sousa

Após o sucesso de Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 2002 foi lançado nos cinemas Harry Potter e a Câmara Secreta, longa que adapta o segundo livro da franquia e traz alguns perigos ainda maiores para o universo.

Se o primeiro longa era mais infantil e com ameaças veladas, aqui o perigo se torna mais real quando a Câmara Secreta é aberta em Hogwarts e alunos nascidos trouxas começam a ser petrificados. Também é a primeira vez que o nome de Tom Riddle é citado, algo importante para o futuro da franquia.

Porém, como sempre, o filme é uma adaptação do livro, com mudanças importantes para a história fluir melhor em tela. Na lista abaixo, reunimos 10 grandes diferenças entre o filme e o livro de A Câmara Secreta.

Imagem de capa do item

O resgate de Harry

Harry Potter e a Câmara Secreta começa com o bruxinho passando por momentos difíceis. O elfo doméstico Dobby aparece em sua casa e faz de tudo para que o garoto não vá para Hogwarts - inclusive estragar um jantar importante para o Tio Válter, o que faz Harry ficar de castigo.

No filme, Harry é resgatado por Fred, Jorge e Rony Weasley, que arrancam as grades de sua janela e o puxam para dentro do Ford Anglia. A diferença é que, no livro, todos os materiais escolares de Harry estão trancados no armário sob a escada, o que faz Fred e Jorge precisarem descer até lá e lidar com a fechadura - mas sem usar magia, já que eram menores de idade e não estavam em Hogwarts.

Além disso, o caminho com o Ford Anglia é mais tranquilo nos livros, enquanto o filme tem um pouco mais de emoção, com o carro quase sendo atropelado pelo Expresso de Hogwarts e Harry quase caindo do veículo.

Imagem de capa do item

Desgnomização de jardim

Já acolhido pelo resto de suas férias pelos Weasleys, o Harry dos livros testemunha um momento curioso: a desgnomização de jardim. Na publicação, é dito que o jardim ao redor d’A Toca sempre está cheio de gnomos, e a Sra. Weasley pede que seus filhos se livrem deles, jogando os gnomos por cima da cerca-viva.

Para Harry, que não estava habituado com costumes domésticos mágicos, foi curioso ver as criaturas voando, enquanto Fred, Jorge e Rony se divertiam. Não chega a ser uma cena importante e, provavelmente, foi retirada do filme por uma questão de duração.

Imagem de capa do item

Conserto dos óculos

Esta é uma cena pequena, mas que gerou muita discussão entre os fãs ao longo dos anos. Ao rever Harry (que caiu sem querer na Travessa do Tranco), Hermione repara em seus óculos quebrados e faz um feitiço para consertá-los. O trecho relembra uma cena do primeiro longa - em que Mione faz o mesmo no Expresso de Hogwarts - mas contém um detalhe: bruxos menores de idade não podem fazer magia fora de Hogwarts.

No caso do primeiro filme, ainda há uma justificativa que a jovem já está no trem que vai para a escola, mas em A Câmara Secreta realmente não há justificativa, já que os personagens estão no Beco Diagonal. Já no livro, a questão é mais simples, pois o Sr. Weasley é o responsável por consertar os óculos de Harry.

Imagem de capa do item

Briga na Floreios e Borrões

Quando Harry finalmente reencontra os Weasleys no Beco Diagonal, todos vão para a livraria Floreios e Borrões para acompanhar a sessão de autógrafos de Gilderoy Lockhart. No filme, Lúcio Malfoy e Arthur Weasley se encontram na saída do evento e trocam algumas farpas, mas nos livros as coisas saem do controle e os dois brigam fisicamente na loja.

Quem os separa é Hagrid e Lockhart ainda pergunta ao repórter do Profeta Diário se não é possível incluir o incidente na matéria, para gerar ainda mais comentários sobre seu lançamento.

Imagem de capa do item

Festa de morteversário de Sir Nick

Esse é um capítulo curioso dos livros, que mostra bastante como Harry sempre teve bom coração. Os fantasmas costumam comemorar o dia de suas mortes, que foi o começo de sua nova forma de existência. Sir Nick, fantasma da Grifinória, convida Harry, Rony e Hermione para sua festa, que é na mesma noite de Halloween. Ninguém quer muito aceitar, mas Nick deixa claro como seria uma grande honra ter pessoas vivas em sua festa, e os três aceitam.

A descrição das cenas mostra que a festa é fria e sem comidas adequadas para os vivos, e que Harry quer muito ir embora para a quentinha festa de Halloween, mas muda de ideia sempre que vê a felicidade de Sir Nick ao tê-los ali. No livro, esta também é a noite em que Harry começa a ouvir vozes pelo castelo e encontra Madame Nor-r-ra petrificada.

Imagem de capa do item

História do Sr. Filch

Harry Potter e a Câmara Secreta é apenas o segundo livro da saga e, por isso, tem várias explicações e apresentações para o público sobre temas do mundo mágico. A publicação mostra, por exemplo, que Argo Filch, zelador de Hogwarts, é um aborto: ou seja, filho de pais bruxos que nasceu sem nenhum dom para a magia. Isso é mostrado como uma justificativa para Filch ser tão amargurado com os alunos da escola, afinal, todos eles têm um talento que ele sonha em conseguir.

Filch chega a comprar um curso de magia para tentar despertar seu talento mágico, e fica muito envergonhado e nervoso quando Harry descobre o kit sem querer.

Imagem de capa do item

História da Câmara Secreta

Por serem adaptações, os filmes de Harry Potter deixaram de apresentar alguns personagens ao longo dos anos, e passaram suas tramas para outros nomes. Isso acontece no segundo longa com a própria história da Câmara Secreta.

Nos livros, quem conta a origem do local para os alunos é o Professor Binns, responsável pelas aulas de História da Magia. Só que Binns é um fantasma (o único professor fantasma de Hogwarts) e suas aulas costumam ser enfadonhas, tendo a atenção somente de Hermione. No entanto, quando os alunos perguntam sobre a Câmara Secreta e ele começa a história, todos parecem muito mais interessados que estiveram há anos.

Já nos filmes, essa história é contada pela Professora McGonagall na aula de Transfiguração. A produção deixa claro que a professora não considera o tema adequado, mas, ao ver as dúvidas de todos, decide que é melhor contar o que sabe ao invés de deixar os alunos imaginando.

Imagem de capa do item

Penélope Clearwater petrificada

Tanto o livro, quanto o filme mostram os alunos de Hogwarts sendo petrificados, mas o longa deixou alguns nomes de fora. Quando Hermione percebe que a criatura responsável pelos ataques é um basilisco, ela vai atrás de Penélope Clearwater, monitora da Corvinal e namorada de Percy Weasley, para que ela ajude a avisar os alunos, mas as duas são encontradas pela criatura antes.

No livro, é Penélope que está carregando um espelho, pelo qual as duas garotas olham para o basilisco e acabam petrificadas. Já no longa, Hermione está com o espelho e é encontrada sozinha, deixando apenas uma dica para Harry e Rony sobre a solução do mistério.

Imagem de capa do item

Lúcio Malfoy no jogo de Quadribol

É claro que os filmes não perdem a oportunidade de tornar as coisas mais interessantes. Em A Câmara Secreta, Draco Malfoy entra para o time de quadribol da Sonserina como apanhador, mesma posição de Harry na Grifinória, o que acentua ainda mais a rivalidade entre os dois.

No filme, a emocionante partida é acompanhada por Lúcio Malfoy, pai de Draco, que quer acompanhar de perto o desempenho do filho (e das vassouras que ele comprou para o time inteiro). Já no livro, a presença de Lúcio não é citada, já que as partidas costumam ser acompanhadas somente por alunos e professores da escola. Como Malfoy é parte do conselho de Hogwarts, sua presença até poderia ser justificada de alguma forma, mas ela realmente não acontece no livro.

Imagem de capa do item

Dia dos Namorados de Gilderoy Lockhart

Que Gilderoy Lockhart gosta de chamar a atenção, todos já sabem, mas nos livros ele vai além em suas tarefas como professor de Defesa Contra as Artes das Trevas em Hogwarts.

No Dia dos Namorados de 1993, ele montou uma celebração especial para “animar” a escola, que estava assustada com a abertura da Câmara Secreta. Para a ocasião, ele enfeitou o Salão Principal com rosas e corações, e fez questão de mostrar a todos como recebeu diversos cartões. Enquanto os garotos - especialmente Rony - ficam de mal humor com tudo, Hermione e outras garotas ficam encantadas e animadas para a festa.

Nada sobre tal celebração entrou no filme de A Câmara Secreta, o que faz sentido em termos cinematográficos, já que é uma festa que ressalta o que os fãs já sabem: Lockhart faz de tudo para ser o centro das atenções. Porém, nos livros, é uma passagem engraçada de acompanhar, especialmente quando ele sugere que Snape fale um pouco sobre poções de amor.